Pesquisar este blog
sexta-feira, 30 de maio de 2014
RH Informa
Confira o calendário da FUNDAFFEMG com os feriados e pontos facultativos
Novos dispensers para AFFEMG, FUNDAFFEMG e FISCO
Preservar o meio ambiente é “in”, desperdício é “out”! Não fique fora de moda, tenha uma postura consciente e elegante, o planeta agradece!

Mas como o objetivo é evitar o desperdício, os equipamentos antigos em boa condição de uso serão reutilizados em outras unidades da AFFEMG!
Papel Toalha
Com corte de 28x20cm por folha, o novo papel toalha tem material mais resistente e apenas duas folhas secam completamente as mãos.
Apenas duas folhas secam as mãos!
Faça o teste!!!
Sabonete / Álcool Gel
O sabonete e álcool spray. Apenas um acionamento é o suficiente para a completa assepsia das mãos.
Faça o teste!!!
Nutrição
A beterraba no combate ao câncer
*Dica da Lílian (Regional Governador Valadares)
A beterraba é um legume de sabor levemente adocicado, sendo por isso usado na produção industrial de açúcar Mesmo assim, é um legume de baixas calorias. Existe uma grande variedade de tipos de beterrabas no mundo, mas o mais comum consumido no Brasil é um que apresenta raiz grossa, avermelhada e carnuda. Em geral a beterraba é consumida cozida.
Conheça as propriedades medicinais da beterraba e seus benefícios para a saúde
A beterraba é rica em fibras e contém um elevado teor de vitamina C. Um componente importante da beterraba é a betacianina, responsável pela sua coloração vermelha. Essa substância ajuda no combate e na prevenção do câncer de cólon. O seu consumo é benéfico para o coração, pois ajuda no transporte de gorduras no sangue, evitando o risco de doenças cardiovasculares.
Esse legume é especialmente rico em folato e vitamina B, que são essenciais para o crescimento dos tecidos do corpo.
A beterraba também combate as inflamações, por meio de um agente chamado betaína. Por fim, a vitamina C presente na beterraba contribui com a nossa saúde ajudando na eliminação dos radicais livres o que, por sua vez, reduz substancialmente os riscos de desenvolvimento de cânceres.
É bom lembrar que o consumo de alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez. Isto porque o ácido fólico desempenha um papel primordial na formação da coluna vertebral da criança, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma gravidez normal e para o nascimento de um bebê saudável.
Vi, gostei e compartilho
Nesta semana, nosso @contece é participativo! As seções Nutrição, Agenda Cultural, Curiosidade e a Receita vieram de colaboradores da FUNDAFFEMG, da AFFEMG e até da Regional de Governador Valadares! Os nomes dos funcionários que indicaram as informações estão logo abaixo do título.

Viu algo interessante? Gostou? Compartilhe com a gente! Envie um e-mail para comunicacao@fundaffemg.com.br.
Mão na Massa
Vasos coloridos
Você vai precisar:
1- Seringa grande
2- Um pincel
3- Uma tigela para misturar a tinta
4- Algumas garrafas e frascos transparentes
5- Tinta de parede
Use uma pequena tigela e pincel para misturar as tintas. Depois de preparar o seu tom favorito, despeje, com a ajuda da seringa, a tinta dentro da garrafa. Mova a garrafa a cada volta, de modo que a tinta cubra todas as partes da garrafa.
Uma vez coberto, deixe as garrafas de cabeça para baixo durante várias horas. Desta forma, todo o excesso de tinta irá derramar. Depois disso, colocá-los de volta, limpar todo o excesso de tinta e deixe-os secar completamente.
(Fonte: Decoração Criativa)
Agenda cultural
Fan Fest em BH
*Dica da Vanessa (FUNDAFFEMG)
Entre os dias 12 de junho e 13 de julho, a capital mineira terá muitos motivos para comemorar. Além de sediar jogos da Copa do Mundo, Belo Horizonte irá receber de braços abertos o Fan Fest, evento que levará boa música, diversão e comemoração ao público.
Em cada um dos dias de programação, uma atração musical de renome nacional e regional embalará a grande festa, que acontece no Expominas, somando aproximadamente 40 espetáculos. O palco principal será montado no pavilhão 1, onde os jogos também serão exibidos em uma tela com 80 metros quadrados de LED em alta resolução, além de mais quatro telões de 42 metros quadrados nos pavilhões 2 e 3. O local ficará aberto durante o período da Copa do Mundo, nos dias de jogos em Belo Horizonte, jogos da Seleção Brasileira e finais de semana com jogos.
Informações Gerais
Funcionamento: durante o período da Copa do Mundo
Horário: 11:00 às 22:00
OBS: no dia 14 de junho o evento funcionará até as 00 h, porque a última partida nesta data tem início às 22 h.
Capacidade: 21.000 pessoas (simultaneamente).
Entrada: A entrada é gratuita. Não haverá ingresso ou cadastro prévio via internet. Haverá um sistema de controle de acesso na entrada e saída do evento para contabilizar o público presente. De acordo com recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), menores de 12 anos só poderão entrar acompanhados pelos pais ou responsáveis maiores de 18 anos.
Locais de acesso do Belo Horizonte Fan Fest
Pedestres: Os pontos de entrada e saída serão diferentes. As rotas de pedestres serão sinalizadas com gradis. Haverá, ainda, pontos de verificação de pedestres (PVP) nas ruas de acesso a pé ao Expominas.
Pontos de Entrada: avenida Amazonas e rua Conde Pereira Carneiro, que dá acesso à estação Gameleira.
Ponto de Saída: Somente pela rua Craveiro Lopes, que também leva ao metrô ou à avenida Amazonas.
Carros/ Estacionamento: O estacionamento do Expominas contará com 1.500 vagas disponíveis para torcedores que forem de carro. O valor da diária será R$20,00, somente em dinheiro. O acesso é pela avenida Amazonas. Assim como em outros eventos realizados no Expominas, não será permitido estacionar nas ruas do entorno.
Mobilidade: Transporte Coletivo: Além das 19 linhas de ônibus municipais e 130 linhas metropolitanas que atendem a região, o Expominas é ligado diretamente a uma estação de metrô: a Estação Gameleira. Os pontos de ônibus em frente ao Expominas serão deslocados para o quarteirão seguinte, sentido Contagem.
Táxi: Haverá duas reservas de área para que os táxis possam estacionar durante o evento. Uma na rua Cid Rabelo Horta, entre a avenida Amazonas e a rua Craveiro Lopes, durante todo o evento. Após às 21h, haverá outra reserva de área para táxi localizada na avenida Amazonas, sentido Centro.
Infraestrutura
Arena Belo Horizonte Fan Fest: Nos três pavilhões do Expominas será montada uma estrutura completa para receber os convidados.
Arena Belo Horizonte Fan Fest: Nos três pavilhões do Expominas será montada uma estrutura completa para receber os convidados.
Palcos e Telões: O palco para os shows, que ficará no pavilhão 1, terá 35 x 20 metros e 14 metros de altura. Além disso, os jogos serão exibidos em uma tela com 80 metros quadrados de LED em alta resolução. Nos pavilhões 2 e 3, haverá quatro telões de 42 metros quadrados cada para transmissão das partidas.
Alimentação: Serão montados seis bares dentro da arena, cada um com aproximadamente 60 metros quadrados, onde serão vendidos comidas típicas e bebidas. Além disso, haverá um restaurante self service para almoço e jantar, no foyer do nível 3, com capacidade para 500 pessoas.
Banheiros: Além dos cerca de 100 banheiros do Expominas, serão colocados mais 140 banheiros químicos, inclusive para portadores de necessidades especiais.
Estandes dos Patrocidadores: O Belo Horizonte Fan Fest terá estandes dos patrocinadores oficiais do evento.
A programação do Fan Fest contará com um grande artista nacional por dia do evento, além de outras atrações locais que valorizam a cultura mineira e da cidade.
12 de junho (quinta-feira): Skank e Alan & Alex
14 de junho (sábado): Diogo Nogueira e Bolêros do Samba
15 de junho (domingo): Art Popular e VPC
17 de junho (terça-feira): Saulo e El Dey (Argélia)
21 de junho (sábado): Blitz e Don & Juan
22 de junho (domingo): DJ Marlboro e MC Sapão
23 de junho (segunda-feira): Cheiro de Amor e Daniel Maestri
24 de junho (terça-feira): Jeito Moleque e Sunga de Pano
28 de junho (sábado): Daniela Mercury e Papo Di Bakana
29 de junho (domingo): João Lucas & Diogo e Vitor & Guilherme
4 de julho (sexta-feira): Thiaguinho e 14 Bis
5 de junho (sábado): Paula Fernandes e Lu & Tchelo
8 de julho (terça-feira): César Menotti e Fabiano e Humberto e Ronaldo
9 de julho (quarta-feira): Victor e Léo
12 de julho (sábado): Tuca Fernandes e Grupo Ousadia
13 de julho (domingo): Arlindo Cruz e Sambalaço
(Fonte: Sou BH)
Receita
Abobrinha recheada vegetariana
*Dica da Lílian (Regional Governador Valadares)
Ingredientes:
1 abobrinha grande
3 tomates grandes
1/2 xícara de chá de cebolinha verde e salsa
1 1/2 colheres de sopa de azeite
1 alho poró
1 cebola
1 xícara de chá de água
Como preparar:
Inicialmente cozinhe a abobrinha por inteiro.
Quando ela estiver totalmente cozida e quase fria, corte suas pontas e retire seu miolo.
Leve ao fogo a cebola, o tomate (sem pele), o alho poró (cortado em tirinhas), a xícara de água e o sal.
Deixe por volta de 10 minutos em fogo brando numa panela parcialmente fechada.
Em seguida, apague o fogo, junte o azeite, a cebolinha e a salsa.
Quando a misture estiver morna, recheie a abobrinha e tampe com as pontas que foram cortadas no inicio do preparo.
Por fim, leve a abobrinha ao forno por mais 10 minutos.
Obs: Esta receita é suficiente para 2 pessoas.
Curiosidade
Alimentos que você compra uma vez e replanta para sempre
*Dica da Amanda (AFFEMG)
Sempre é bom fazer uma economia nas compras no mercado, não é? Se não for para aliviar os gastos dos mês, pelo menos para sobrar um dinheirinho para comprar aquele mimo que está querendo há algum tempo. E se você começasse a replantar alguns alimentos? Além de cultivá-los de uma forma mais saudável, você os terá sempre à disposição.
Veja alguns alimentos que você pode replantar em um pequeno espacinho na sua própria casa!
Cebolinha

Quando for usar a cebolinha, separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm (a parte branca). Deixe num local ensolarado e dentro de poucos dias, terá cebolinhas novas para usar e não precisará mais comprar. Troque a água todos os dias. Se tiver um quintal, também poderá replantar.
Manjericão
Separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as com uns 10 a 15 cm, escolha as mais bonitas, retire as folhas da parte de baixo, também as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm é hora de replantar num vaso médio, grande ou numa floreira, pois ele precisa de espaço e de sol. Assim terá manjericão por um ano sem problemas, para molhos pesto, pizzas marguerita e qualquer outro prato.
Hortelã
Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde.
Alecrim
Faça o mesmo processo inicial do Manjericão e da Hortelã. Depois plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Pela composição da terra, já se percebe que ele não curte muita água, então não regue demais, mantenha-o num local ensolarado. Vá cortando os galhinhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro.
Alho
Aqui vamos aproveitar as folhas do bulbo. Não precisa ser replantado, se colocado os dentes numa vasilha de vidro com água, crescerá brotos que ficarão ótimos com batatas assadas, húmus, guacamole e qualquer tipo de salada por exemplo, mas use apenas as extremidades, que são mais saborosas. Para replantar o alho propriamente dito, é bem mais trabalhoso, veja o passo a passo.
Cenoura
Igual ao alho, vamos aproveitar as folhinhas. Também não precisa plantar, poderá usar as folhas para complementar sopas, saladas e até drinks de frutas, pois são muito nutritivas. Usará exatamente aquela parte da cabeça da cenoura que todos jogam fora. Assim como na imagem, o ideal é colocar várias numa vasilha com água pela metade, em 15 dias começam a brotar.
Alface Romana
Poderá partir também para o cultivo hidropônico. Basta pegar a cabeça do alface, aquela que ia jogar fora, e colocar numa vasilha com água, troque sempre que necessário.
Aipo (Salsão)
É só cortar lá no talo, uns 5 cm, e deixar numa vasilha como um pires mais fundo com água, trocando sempre (ou use um copo cheio de água). Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Vai ver que folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois ficarão verdes. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água e em breve terá talos de salsão para seus pratos e sopas.
Acelga
Da mesma forma que o Aipo, reutilizar a parte inferior (raiz), “inútil”, da verdura.
Alho-poró
Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Se for época de temperatura baixa, poderá manter na água mesmo, mas se for verão, replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes.
Erva Cidreira
Não é preciso ter aquela moita enorme. Consiga cinco ou seis talos, deixe na água até criar as raízes e passe para o vaso com a terra já preparada. Ela suporta bem o sol, deve ser regada normalmente.
Cebola
Com a extremidade da raiz descartada da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha, e tantas outras que citamos. Então, após aparecer as raízes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade ou diretamente no solo do lado de fora.
(Fonte: SOS Solteiros)
Assinar:
Postagens (Atom)