Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Saúde


Nutrição

Para comer macarrão sem culpa



(Fonte: G1)

Mão na massa

Criatividade na cozinha

Reaproveite retalhos e objetos de uma maneira diferente!
Rolhas de garrafa podem se transformar em um estiloso descanso de panela

Ganchos, tábuas de carne, um retalho, muito capricho e temos um porta talheres

Agenda Cultural

10º BHZouk
Entre os dias 30 de abril e 04 de maio, de quarta a domingo, a capital mineira recebe a programação da 10ª edição do BHZouk - Congresso Internacional de Dança de Salão, com muito zouk, forró, samba, tango e salsa. 

O evento reúne apaixonados pela dança de salão, em especial, o Zouk, em vários espaços da cidade, oferecendo aulas e festas gratuitas para iniciantes, festas temáticas e aulas particulares com os mais renomados professores do país.

Na sexta-feira, dia 02, acontece a Festa “Volta ao Mundo”, a partir de 21h, com pistas simultâneas de Zouk, Tango e ritmos variados, com decoração e mostra coreográfica dos professores do congresso.

No sábado, 03 de maio, a partir de 22h, o verde e amarelo será o mote principal da festa em homenagem à Copa do Mundo e incluirá muito Samba à programação da noite, que terá Zouk e diversos outros ritmos. 

O domingo promete mesclar três ritmos. Durante a festa de encerramento Zouk&Forró&Samba, os participantes poderão aprofundar tudo o que aprenderam. O evento começa às 18h.

A programação completa do congresso, inscrições para as aulas gratuitas e particulares podem ser efetuadas no site do evento www.bhzouk.com.br.

Rock no Circuito 
Circuito Cultural Praça da Liberdade

Conhecer o rock em suas mais variadas vertentes, debatê-lo com especialistas no assunto, ter acesso a discos que marcaram época e itens que deixam qualquer colecionador de música interessado, e, o mais importante, ter a oportunidade de curtir uma programação inteiramente dedicada ao rock. Essa é a proposta do projeto Rock no Circuito, que vai movimentar os diferentes espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Shows, palestras, feiras, workshops e exposições para o público geral e atividades especiais para músicos, criadores, jovens e adultos. Todas as atividades são gratuitas.

Programação
Até o dia 4 de maio
Segunda a sexta, de 8 às 20h; sábado, de 8 às 12h
Exposição Rock na Biblioteca
Sob curadoria do jornalista João Santos, é composta por LPs clássicos de jazz, blues e obras da literatura Beatnik, aos dias atuais, passando pela consolidação de Elvis, Beatles, Janis Joplin, Rolling Stones; diferentes vertentes, como metal, folk-rock e progressivo e um importante resgate da inserção roqueira na cultura nacional, a partir de Celly Campelo, Jovem Guarda, Tropicália, Raul Seixas, Rita Lee e a explosão do BR Rock nos anos 80.

Peças do acervo do músico e pesquisador Marcelo Dolabela estão presentes na mostra. Fundador da banda “Divergência Socialista”, precursora do rock em BH nos anos 80, filósofo, poeta e personagem constante da cena mineira, Dolabela selecionou, de sua vasta coleção, algumas das peças mais representativas da música produzida no estado, desde os anos 60.

Visitação gratuita

Dia 3 de maio, sábado
10h - Workshops e Oficinas - Faça Você Mesmo:
“Faça como Lenin: aprenda a fazer um Theremin” - Carou Araújo 
Memorial Minas Gerais Vale

11h - Palestras e Debate - Pensando o Rock: 
“Café Controverso: Como fazer, produzir e viver de Rock em BH: Thiakov x Marcelo Dolabela”
Espaço do Conhecimento UFMG

12h 30 - Workshops e Oficinas - Faça Você Mesmo:
“Técnica de Áudio para shows de Rock” – Renato Lopes 'Tirim'
Memorial Minas Gerais Vale

13h 45 - Palestras e Debate - Pensando o Rock: 
“Com quantos paus se faz uma guitarra” - Sanzio (banda Calix)
Espaço do Conhecimento UFMG

15h 15 - Workshops e Oficinas - Faça Você Mesmo:
“Gravando em casa: Leo Moraes (Estúdio Pato Multimídia)”
Memorial Minas Gerais Vale

16h 45 - Show:
Túlio Mourão solo toca Mutantes
Memorial Minas Gerais Vale

18h - Palestras:
“Fazendo pedais com as próprias mãos: o caso do Stomp Audio Labs”
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

19h 30 Palestras:
“Histórias e Curiosidades do Rock” – Adriano Falabella (Enciclopédia do Rock)
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

20h 45 - Show: Fusile
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa


Dia 4 de maio, domingo
9h - Ação Villa Brasil Cultural - Atividades para crianças e adolescentes:
“Oficina coral - Rock para crianças!” - Daniel Magalhães (UFMG)
Praça Carlos Drummond de Andrade

10h 15 - Recital: Missa Profana: Marcelo Dolabela
Memorial Minas Gerais Vale

11h 15 - Ação Villa Brasil Cultural - Atividades para crianças e adolescentes:
“Rock Skate: cultura de rua de BH” – Alexandre Dota
Praça Carlos Drummond de Andrade

12h 30 - Show: Beto e Wilson Lopes tocam Clube da Esquina
Espaço do Conhecimento UFMG

13h 45 - Show: Hocus Pocus
Praça da Liberdade

14 às 20h - Durante todo o dia domingo, a Alameda recebe uma mostra com instrumentos, discos, camisetas, livros e memorabilia do Rock. O evento também oferecerá opções de bar e alimentação oferecendo opções dos cardápios das casas que compõem o Circuito do Rock.
Barraca 1 - Pedais Stomp Audio Labs
Barraca 2 - Guitarras e acessórios: Sanzio (banda Calix)
Barraca 3 - Skates e acessórios: Alexandre Dota
Barraca 4 - CDs: Edu Pampani
Barraca 5 - Vinis: Edu Pampani e Marcelo Dolabela
Barraca 6 - Memorabilia do Rock
Barraca 7 - Livros sobre música, incluindo manuais e cursos
Barraca 8 – Camisetas
Alameda da Educação

15h - Show: Thiakov
Memorial Minas Gerais Vale

16h 15 - Show: Dead Lover's Twisted Heart
Praça da Liberdade

17h 30 - Show: Ram
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

18h 45 - Show: Brothers of Brazil (SP)
Praça da Liberdade

Dias 03 e 04 de maio
Sábado e domingo, de 14 às 20h
Exposição Circuito do Rock
Fotografias de Cacá Lanari, Flávio Souza Cruz e Marcos Bellusci
Praça Carlos Drummond de Andrade

Endereços
Memorial Minas Gerais Vale: Praça da Liberdade, s/nº, Esquina com Rua Gonçalves Dias
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: Praça da Liberdade, 21 
Espaço do Conhecimento – UFMG: Praça da Liberdade, s/nº
Praça Carlos Drummond de Andrade – Praça da Liberdade, entre o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais Vale
Alameda da Educação – Praça da Liberdade, entre Rua Gonçalves Dias e Avenida Bias Fortes

(Fonte: Sou BH)

Curiosidade

Rostos femininos mais tradicionais em diferentes países
Cientistas reúnem milhares de feições para revelar quais são os traços mais característicos de cada parte do mundo

Se você tivesse escolher associar um rosto feminino tradicional para definir as mulheres de diferentes países, consegue imaginar como seria cada um deles? Tarefa difícil, não é mesmo?! Mas os psicólogos experimentais da Universidade de Glasgow, na Escócia, conseguiram encontrar as feições femininas mais características para várias partes do mundo.



Para chegar às imagens que você confere aqui, os pesquisadores trabalharam com mulheres de 41 etnias e nacionalidades diferentes e utilizaram uma ferramenta online de comparação de rostos. A tecnologia consiste em uma versão moderna de uma técnica desenvolvida no final do século 19 pelo antropólogo Sir Francis Galton e trata-se de sobrepor múltiplas imagens cuidadosamente.



Utilizando os olhos como foco, o sistema analisou as demais regiões do rosto de cada voluntária para buscar as características mais comuns. Como temos uma tendência natural a admirar o que é comum, fica fácil perceber que todas as mulheres são belas.


Curiosamente, a feição que resulta do processo lembra uma mulher de aproximadamente 20 anos, que não é a idade média das participantes de nenhuma nacionalidade. O método utilizado pelos psicólogos também resolve o problema da simples sobreposição de imagens, já que o sistema adéqua as formas e combina as imagens de maneira harmoniosa.



De acordo com o The Daily Mail, o projeto dos psicólogos escoceses foi inspirado no trabalho do fotógrafo Mike Mike. A série “The Face of Tomorrow”, criada pelo profissional, reúne fotos de pessoas de diferentes cidades com o objetivo de definir “a cara” de cada lugar.



(Fonte: Megacurioso)

Receita

Creme de Legumes com Alho-poró e Ervas


Nesse clima gostoso de inverno esse creminho é perfeito, sem contar que é uma ótima pedida para quem quer perder uns quilinhos já que além de saborosíssimo, é totalmente light. 

Você pode usar os legumes que tiver em casa, e o alho-poró é opcional, mas não deixe de colocar as ervas porque elas dão um sabor especial. Essa quantidade é para duas pessoas, ok?

Comece refogando 1/2 cebola grande picada no azeite. Junte 2 dentes de alho picados e refogue bem, mas sem deixar dourar.


Junte os legumes picados: 1 mandioquinha, 2 batatas, 1 cenoura e 1/2 talo de alho-poró. Depois acrescente as ervas: 1 folha de louro seca, 1 raminho de tomilho fresco, 2 folhas de manjericão fresco e 1 punhado de folhas de salsinha fresca. 

Cubra com água fervente e deixe ferver em fogo baixo até os legumes ficarem bem macios. Se a água for secando, vá adicionando mais aos poucos. Retire a folha de louro e acerte o sal. 

Bata no liquidificador ou use um mixer.

Fica muito bom servido com torradinhas e parmesão ralado em cima. Agora se quiser manter a linha light, você pode servir com torradinhas de pão integral. Delícia!

(Fonte: Panelaterapia)

Passatempo





Desafio

Para quem gosta de se assumir noveleiro de plantão, esse desafio vai ser superfácil! Na imagem abaixo estão 10 cenas de novela. Envie para comunicacao@fundaffemg.com.br o nome de cada uma das novelas correspondentes (não esqueça de indicar pela numeração), com o nome dos atores que aparecem na imagem. Quem acertar o maior número de novelas ganha um superprêmio! As respostas serão aceitas até as 8h da manhã de segunda, dia 05/05! Em caso de empate, vence quem enviou primeiro a resposta. O ganhador será anunciando na próxima edição do @contece. Boa sorte!