Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

RH Informa

Almoço dos aniversariantes de janeiro

Dia: 31 de janeiro
Local: Centro de Convivência (3º andar)
Hora: 12h

Você faz aniversário em janeiro? Comemore com a gente! Venha prestigiar essa festa que foi feita para você!

Saúde

Como curar o soluço? 


Todas as avós guardam sua receitinha. E algumas têm até base científica. O soluço comum é um reflexo provocado pela irritação do nervo frênico, que vai do cérebro até o abdômen e dirige o diafragma - músculo responsável pelo controle da respiração. O nervo irritado, por reflexo, "manda" o diafragma contrair. Para acabar com esse espasmo, o que vale é distrair o cérebro (desde que o soluço não seja sintoma de traumas psicológicos, doenças hepáticas, úlceras ou insuficiência renal).Veja as estratégias populares funcionam.

1. Beber água 
Por que funciona: Ocupa o nervo frênico com uma nova utilidade. 

2. Tomar susto (mesmo) 
Por que funciona: A descarga de adrenalina coloca o organismo em estado de atenção e distrai o cérebro do problema do nervo irritado. 

3. Receber cócegas 
Por que funciona: Parecido ao susto - o alerta disparado pelo cérebro deixa o problema do nervo em segundo plano. 

4. Tampar os ouvidos com os dedos 
Por que funciona: O nervo frênico tem ramificações que chegam à região do sistema auditivo. Ouvidos tampados fazem com que essa área seja estimulada, e o nervo volta a funcionar bem. 

5. Prender a respiração 
Por que funciona: Aumenta a quantidade de CO2 no sangue, e esse problema se torna mais urgente a ser resolvido pelo organismo. Dá tão certo quanto respirar dentro de um saco de plástico, pelo mesmo motivo. 

O soluço aparece mais comumente quando... 
- Bebemos muito líquido (especialmente com gás) e/ou comemos muito: o estômago incha e o nervo frênico é pressionado. 
- Damos gargalhadas ou choramos compulsivamente: a respiração fica descontrolada. 

Hic-hic 
O barulhinho do soluço tem motivo. Quando o diafragma contrai, a laringe (na garganta) reage cortando a passagem do ar entre a boca e os pulmões. Isso faz as cordas vocais vibrarem daquele jeito engraçado.

(Fonte: Superinteressante)

Nutrição

Mão na massa

Moldes criativos para pintar



Dicas para o fim de semana

Parque das Mangabeiras



Nas encostas da Serra do Curral, fica o Parque das Mangabeiras, a maior reserva ambiental da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Lugar para descanso, lazer e esportes, o parque recebe cerca de 30 mil pessoas por mês. 

Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas e brinquedos. Além disso, são realizadas atividades culturais em datas comemorativas na Praça das Águas e no Teatro de Arena.

O Parque das Mangabeiras foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Em sua área de 2,8 milhões de metros quadrados estão 21 nascentes do Córrego da Serra, que integra a bacia do Rio São Francisco.

A fauna reúne 28 espécies de mamíferos, 160 de aves, 20 de répteis e 19 de anfíbios. A vegetação variada mescla campo de altitude, cerrado e matas de galeria.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas, sendo a entrada permitida até ás 17h. 
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Bairro Serra
Informações: 3277-8277 ou 3277-9697

Entrada gratuita



Assunta Brasil, com Saulo Laranjeira

Com uma admirável mistura de música, humor e poesia, Saulo Laranjeira apresenta um dos seus pontos mais emblemáticos: os personagens.

Eles vão surgindo, criando um clima de imediata empatia com os espectadores. Dentre eles, o sucesso do programa A Praça é Nossa/SBT, o deputado João Plenário. Uma apresentação que aproxima as pessoas e toca a alma, que dissemina valores positivos, multiplicando risos e emoções.

CCBB
22 jan a 26 jan Qua a Sex: 20h, Sáb e Dom: 18h e 20h
SESC Palladium (Grande Teatro)
06 fev e 07 fev Qui e Sex: 21h
UNI-BH
21fev e 23 fev Sex: 21h, Dom: 19h e 21h

Mini Golf no Pátio Savassi





O Pátio Savassi recebe até fevereiro de 2014, várias atrações especiais para entreter os clientes do mall. Entre elas está o Mini Golfe, atividade de lazer e descontração para toda família.

Mini Golfe
O campo possui nove pistas, metade de um campo de golfe tradicional, e uma pista bônus, a ‘Hole In One’. No final do circuito, os participantes que conseguirem acertar a pista bônus com uma tacada, ainda ganham um cheque-rodada, que dá ao jogador o direito a mais uma rodada grátis no circuito (que poderá ser usada no mesmo dia, ou posteriormente).

O Mini Golfe do Pátio terá instrutores para coordenar e passar noções básicas do esporte aos participantes. 

Valor: R$12 - por pessoa, com direito a 1 (uma) volta completa no campo.
(Fonte - Sou BH)

Curiosidade

Crianças ‘vencedoras’ no esconde-esconde

Só que ao contrário… Mas antes de rir, pense que você também passou por isso. O que vocês verão a seguir acontece pelo fato de que, até os 7 anos de idade aproximadamente, a maioria das crianças ainda não desenvolveu as funções cognitivas necessárias para perceber a visão que outras pessoas têm delas. Assim, quando elas fecham os olhos e não veem nada, elas acham que as outras pessoas também não estão vendo nada.

Além de ser um fato extremamente curioso e interessante, na prática acaba se tornando algo muito engraçado de se ver. Confira:
(Fonte: O Pipoqueiro)













Receita

Torta de polenta com carne-seca e couve

Serve 8 pessoas | Calorias: 374 por porção

Ingredientes:
. 5 xícaras (chá) de caldo de legumes 
. 1 colher (sopa) de manteiga sem sal 
. 2 xícaras (chá) de fubá

Recheio:
. 2 colheres (sopa) de azeite 
. 1 cebola pequena picada 
. 2 tomates, sem pele e sem sementes, cortados em cubos 
. 300 g de carne-seca dessalgada e desfiada 
. 6 folhas de couve cortadas bem fino 
. Pimenta e, se necessário, sal a gosto 
. 200 g de mussarela ralada grosso

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o caldo de legumes e a manteiga. Assim que levantar fervura, acrescente aos poucos o fubá, mexendo sem parar para não empelotar. Cozinhe em fogo brando, mexendo até a polenta se soltar do fundo da panela.

Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e refogue o tomate. Junte a carne-seca, a couve, a pimenta e, se necessário, o sal. Misture bem e cozinhe até a couve murchar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Em uma fôrma com fundo removível e untada com azeite, coloque metade da polenta e recheie. Cubra com o restante da polenta, polvilhe a mussarela e leve ao forno preaquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até derreter a mussarela.

#FicaDica: Para sua receita ficar mais saudável, substitua a carne seca por peito de frango ou de peru.
(Fonte: M de Mulher - Portal Abril)

Passatempo