Pesquisar este blog
sexta-feira, 9 de maio de 2014
Saúde
Funcionárias da FUNDAFFEMG recebem orientações sobre Saúde da Mulher
No último dia 07, as colaboradoras da FUNDAFFEMG se reuniram com a Dra Hortência, Ginecologista e auditora do Plano, que apresentou uma série de orientações sobre a saúde feminina. Para quem não pôde estar presente, ou quer relembrar, fizemos uma lista com algumas dicas:
1. Higiene é fundamental! Lenços umedecidos são ótimos aliados quando se está fora de casa. É importante também utilizar sabonete íntimo na hora do banho.
2. Nada de usar protetores diários ou papel higiênico! Eles contribuem para a proliferação de bactérias. O ideal é usar calcinhas de algodão e ter mais de uma na bolsa para trocar, se for o caso.
3. Cada mulher se adapta melhor a um anticoncepcional! O que é bom para uma pode não ser necessariamente para outra. Existem, também, diferentes tipos de pílulas para tratar de questões e restrições específicas, como as que possuem a pele propensa a acne, ovário policístico, e mulheres que sofrem de problemas de varizes ou casos de trombose na família. A cada três anos de uso, dê uma pausa de três meses.
4. Anticoncepcional não evita DSTs! Por isso é muito importante usar a camisinha. Ela evita a contaminação de doenças graves como a AIDS e o HPV.
5. Vacine-se contra o HPV. Pode até ser um pouco caro, mas custa menos que um celular. E evitar uma doença que pode provocar câncer de útero e levar à morte não tem preço. É importante lembrar que a FUNDAFFEMG cobre 50% do valor da vacina para mulheres até 26 anos.
6. Conheça seu corpo. Use um espelho para conhecer suas partes íntimas, apalpe as mamas e observe-se no espelho. Sabendo os detalhes de suas curvas, fica fácil perceber quando alguma coisa não está normal. E se isso acontecer, procure seu ginecologista o mais rápido possível.
7. Consulte seu ginecologista regularmente. A prevenção é o melhor remédio!
Mão na massa
Homenagem criativa para o Dia das Mães
Como pode uma palavra tão pequena significar tanto? Mostre todo o seu amor e sua gratidão por tudo que ela fez, faz e ainda fará por você, se possível todo santo dia! E já que neste domingo o dia é todinho dela, capriche na homenagem e no amor duas, três, quatro vezes mais! Ela merece!
Como pode uma palavra tão pequena significar tanto? Mostre todo o seu amor e sua gratidão por tudo que ela fez, faz e ainda fará por você, se possível todo santo dia! E já que neste domingo o dia é todinho dela, capriche na homenagem e no amor duas, três, quatro vezes mais! Ela merece!
Que tal fazer mini lousas com um recadinho carinhoso pra enfeitar a geladeira dela?
Aproveitando disquetes velhos, faça mini quadrinhos para usar em qualquer ocasião! Já notou que a superfície do disquete é bem pretinha e fosca como uma lousa? Estava tão na cara que foi só unir o era inútil ao agradável! :-) Veja como é moleza de montar!
(Fonte: Decorviva!)
Agenda Cultural
#ClaroExperiências Marcelo Jeneci - Praça da Savassi
Por três sextas-feiras, a Praça da Savassi recebe o projeto Som Clube, que apresentará Alessandra Maestrini, Thiago Pethit e Marcelo Jeneci. Os shows acontecem sempre às 18h30 e são gratuitos, com cadeiras confortáveis para a plateia, bares ao redor para matar a sede e banheiros químicos.
(Fonte: Sou BH)
Por três sextas-feiras, a Praça da Savassi recebe o projeto Som Clube, que apresentará Alessandra Maestrini, Thiago Pethit e Marcelo Jeneci. Os shows acontecem sempre às 18h30 e são gratuitos, com cadeiras confortáveis para a plateia, bares ao redor para matar a sede e banheiros químicos.
No terceiro encontro da série, dia 09 de maio, Marcelo Jeneci interpreta canções de seu novo álbum “De Graça”, além de tocar as canções de maior sucesso de seu repertório.
O projeto tem patrocínio da Claro através da Lei Estadual de Incentivo a Cultural e faz parte do programa cultural Claro Experiências.
Marcelo Jeneci
Consagrado compositor e cantor, faz parte também da cena alternativa, não se encaixando ao mainstrean. Ao mesmo tempo em que faz um enorme sucesso na cena paralela. Suas músicas são muito conhecidas e não há quem não saiba assobiar alguma delas. Sua excelente banda conta com seu produtor, o renomado Alexandre Kassin (1974) que além de produtor musical é cantor, compositor e multi-instrumentista.
(Fonte: Sou BH)
Curiosidade
10 curiosidades sobre o Dia das Mães
1. Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante antiga. Na Grécia, havia uma festa em honra a Reia, mãe dos deuses.
2. Já os romanos faziam uma grande festa no início de março chamada "Matronalia". Na Idade Média, os ingleses celebravam o "Mothering Day". As pessoas mais pobres moravam na casa de seus patrões e ficavam longe de suas casas. Por isso, nesse dia, elas tinham o direito de ir até os seus lares e ficar junto de suas mães.
3. Mas a data como conhecemos hoje é uma criação moderna. Uma jovem professora americana, Anna M. Jarvis (foto), perdeu sua mãe em 1905 e entrou em profunda depressão. Preocupadas com tanto sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa. Mas Anna queria que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Passou a escrever longas cartas a políticos, empresários, comerciantes e religiosos sugerindo a criação de um dia em homenagem às mães.
4. Em 1908, algumas igrejas de sua cidade, Grafton (Virgínia), e da Filadélfia, onde ela também já tinha morado, escolheram o dia 10 de maio - um dia depois da data de aniversário da morte da senhora Jarvis - para lembrar as mães. Em 1910, a Virgínia foi o primeiro Estado a festejar oficialmente o Dia das Mães. No ano seguinte, quase todos os Estados americanos seguiram a ideia.
5. Finalmente, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, ficando para o segundo domingo de maio.
6. Anna criou também um símbolo em homenagem às mães: o cravo. O vermelho seria para presentear a mãe viva e o branco, a morta. Ela chegou a ser presa por perturbação da ordem, ao invadir uma convenção da Associação das Mães de Veteranos de Guerra, acusando-a de vender cravo com fins lucrativos. Ao sair da cadeia, Anna declarou que estava arrependida de ter criado o Dia das Mães.
7. No Brasil, a data foi oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes disso, desde 1918, o Dia das Mães já era comemorado pela Associação Cristã de Moços. Aqui, assim como nos Estados Unidos, na Itália e no Japão, a data não é fixa: comemora-se no segundo domingo de maio. No México, as mães são homenageadas sempre no dia 10 de maio. Na Tailândia, a festa acontece em 12 de agosto, em homenagem à rainha Mom Rajawongse Sirikit.
8. Você gosta mais da sua mãe ou do seu pai? Para muitos, essa pergunta parece impossível de ser respondida. Analisando-se o ranking de gastos dos brasileiros com presentes, uma coisa, no entanto, é certa: o brasileiro investe mais para agradar à mamãe do que ao papai. O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais rende lucros ao varejo no país. Só perde para o Natal. O Dia dos Pais assume uma discreta quinta posição, atrás do Dia das Crianças e da Páscoa.

10. A brasiliense Madalena Carnaúba é a brasileira com o maior número de filhos biológicos registrados. Nascida no dia 22 de julho de 1920, Madalena teve 32 filhos durante seus 90 anos de vida. Ela faleceu em janeiro de 2011. Apesar de ter sido uma das mulheres mais férteis do mundo, Madalena não chegou nem perto da recordista mundial no quesito maternidade. A chilena Leontina Albino teve, de 1943 a 1981, 64 filhos (55 deles, devidamente registrados).
(Fonte: Guia dos Curiosos)
Receita
Ricota Caseira
Nesta receita, fantasticamente fácil, usaremos apenas:
1 litro de leite de caixinha (use semidesnatado);
½ pote de iogurte natural integral;
2 colheres de sopa de vinagre de maçã.
Ferva o leite em fogo baixo mexendo para não grudar na panela. Após levantar fervura desligue o fogo e acrescente o iogurte natural. Misture bem e vá pingando o vinagre aos poucos e mexendo e até perceber que o soro se separou da parte sólida do leite.
Deixe descansar por 5 minutos na panela e em seguida coe usando uma peneira. Utilize uma colher para ir pressionando e ajudando a drenar. Deixe escorrer todo o líquido e descarte-o (ou utilize em bolos ou pães). Quando sobrar uma massa sequinha na peneira, prontinho. Ricota!
Se você quiser a ricota simples é só salgar e levar à geladeira.
Para temperar e fazer queijinhos mais saborosos, leve a massa básica para gelar e, depois de fresquinha, tempere e coloque num potinho. Ela desenforma facilmente!
Agora vamos às sugestões para temperar:
1. Açafrão, azeite, sal, cheiro verde e sementes de papoula;
2. Azeite, sal , pimenta do reino e orégano;
3. Tomilho, manjericão, salsinha, azeite e sal;
4. Pimenta calabresa desidratada, azeite e sal.
5. Alho frito, azeite e sal.
6. Somente azeite e sal.
(Fonte: Panelaterapia)
Assinar:
Postagens (Atom)