Pesquisar este blog
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Saúde
É verdade que eu não deveria usar cotonete para limpar meus ouvidos?
A mãe ou avó que disse essa frase primeiro teve toda razão: você faz bem em não colocar nada em seu ouvido que seja menor que seu cotovelo.
Mas, para entender por que não é necessário limpar nossos ouvidos com cotonete, primeiro temos que saber porque temos cera de ouvidos. Essa substância desagradável, conhecida em linguajar médico como cerume, existe para nos proteger. “A finalidade da cera de ouvido é manter o canal auditivo limpo”, diz o médico Douglas Backous, presidente do comitê de audição da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF).
A cera de ouvido ajuda a afastar a poeira e sujeira de nossos tímpanos e também exerce papéis antibacterianos e de lubrificação. E, em uma das muitas maravilhas do corpo humano, nossos ouvidos se limpam sozinhos, basicamente. Quando a cera seca, cada movimento do maxilar, seja pela mastigação de alimentos ou pela conversa com amigos, ajuda a trazer a cera velha para fora pela abertura da orelha, "como se ela estivesse andando numa escada rolante", diz Backous.
O problema é que pensamos que somos mais inteligentes que os sistemas corporais. Assim, começamos a futucar em nossos ouvidos carregados de cerume. Sim, um cotonete parece uma coisa muito pequena, mas o que ele faz na realidade é empurrar a cera de ouvido para mais fundo no ouvido (depois de empurrá-la para fora da escada rolante), onde ela fica presa em partes que não se limpam sozinhas, diz o médico.
O cerume preso nessas partes também leva para dentro os fungos, bactérias e vírus acumulados no ouvido externo, potencialmente causando dor e infecções, diz Backous. Empurrar a cera para dentro também pode bloquear o canal auditivo, levando à perda de audição ou, se você a empurrar ainda mais fundo, à ruptura do tímpano.

Sim, sabemos o que você está pensando enquanto faz essa expressão de asco: você não pode abrir mão de limpar os ouvidos. Bom, diz Backous, isso é apenas porque criou um ciclo vicioso de “sentir coceira e coçar”. Quanto mais você esfrega a pele das orelhas, mais histamina é liberada, e ela, por sua vez, deixa a pele irritada e inflamada, do mesmo modo que uma picada de mosquito coça mais quanto mais você a coçar. Além disso, como o cerume é lubrificante, sua remoção deixa os ouvidos mais ressecados, o que a levará a continuar a enfiar cotonetes neles, num esforço equivocado para encontrar alívio.
Para quem não consegue deixar seus ouvidos em paz, Backous recomenda um pouco de irrigação caseira. Algumas gotas em cada ouvido de uma mistura feita de uma parte de vinagre branco, uma parte de álcool cirúrgico e uma parte água da torneira na temperatura do corpo devem resolver (o médico avisa que se a mistura estiver quente ou fria demais, você pode sentir tontura). Em última análise, contudo, segundo Backous, “não é bom colocar nada dentro do ouvido”.
(Fonte: Revista Superinteressante)
Nutrição
Dicas para manter a forma no inverno
4- As massas com molhos brancos ou muito elaborados se tornam muito calóricas, portanto prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.
O inverno chegou e com ele vem aquela vontade de ficar em casa, debaixo das cobertas, e comer todas as delícias que esta estação sugere. Chocolate quente, fondue, sopa, massas e outras delícias, que só de pensar já dá água na boca, fazem parte do cardápio durantes estes meses. Mas não podemos esquecer que todas estas preparações são muito calóricas e que podem proporcionar aqueles quilinhos indesejáveis.
Veja a seguir, dicas de como manter a forma no inverno e como fazer para não deixar de comer todos os alimentos saborosos que apreciamos nesta estação.
1- Beba água! No inverno as pessoas não tem vontade de beber água, até mesmo outros líquidos, isso é um erro, pois durante o inverno também elimina-se água do corpo e é preciso repor essa perda, por isso não esqueça de beber de 2 a 3 litros de água todos os dias. Para ajudar a completar esta quantidade beba um chá quentinho.
2- Friozinho e sopa é uma ótima combinação. Se você souber preparar, escolher os ingredientes da sopa, é uma boa
pedida, pois além de esquentar, terá uma refeição saudável. Use e abuse de verduras, legumes e temperos naturais. Acrescente com moderação carboidratos como: macarrão, arroz, mandioca, batata e mandioquinha, pois são todos alimentos do mesmo grupo alimentar. Cuidado com os cremes, pois geralmente é acrescido creme de leite, que fornece muitas calorias. Moderação na quantidade, não é porque é sopa que pode ser consumida à vontade, pois é um prato que fornece calorias como qualquer outro.
pedida, pois além de esquentar, terá uma refeição saudável. Use e abuse de verduras, legumes e temperos naturais. Acrescente com moderação carboidratos como: macarrão, arroz, mandioca, batata e mandioquinha, pois são todos alimentos do mesmo grupo alimentar. Cuidado com os cremes, pois geralmente é acrescido creme de leite, que fornece muitas calorias. Moderação na quantidade, não é porque é sopa que pode ser consumida à vontade, pois é um prato que fornece calorias como qualquer outro.
3- Troque o chocolate quente tradicional pela versão light com leite desnatado e achocolatado light. Vale lembrar que, mesmo os alimentos sendo light, devem ser consumidos moderadamente. Ter menos calorias não significa que você pode comer em dobro. (Veja nossa receita de chocolate quente!)

5- Consuma frutas todos os dias, sempre que possível opte por aquelas que contém vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.). De acordo com alguns estudos, esta vitamina diminui o tempo de cura em gripes e resfriados.
6- Alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior, por isso é interessante consumir nesta época em que sentimos mais fome. Exemplos: pão integral, arroz integral, aveia, farelo de trigo, granola etc.
7- O consumo de bebida alcoólica costuma se elevar no frio, o que pode aumentar o consumo de calorias e, consequentemente, o peso. Portanto, moderação é fundamental! Lembre-se de que cada grama de álcool fornece 7 calorias.
8- Passar o inverno e não frequentar uma festinha de queijo e vinho não é justo, então siga a nossa dica: dê preferência pelo queijo branco, experimente acrescentar um pouco de azeite e orégano. O vinho tinto é uma opção saudável, pois tem propriedades antioxidantes que fazem bem à saúde, mas sempre com moderação!
(Fonte: Mais equilíbrio)
Agenda Cultural
Feira Grátis da Gratidão
No domingo, dia 3 de agosto, acontece, na Praça da Liberdade, mais uma edição da Feira Grátis da Gratidão em BH. A proposta do evento é promover a oportunidade para que os participantes doem objetos que não utilizam ou que serão mais úteis para outras pessoas. Dessa forma, os visitantes da feira levam o que querem ou pegam o que querem pegar. A partir de 13h.
A Feira é baseada na confiança, entrega, gratidão e no amor. É o cultivo do sentimento de 'dar', sem esperar nada em troca. Trata-se de um exercício de reflexão: "será que outra pessoa pode precisar disso mais do que eu?". O importante é desejar que o destino do objeto doado seja o melhor para a outra pessoa.
Quais objetos levar?
Objetos materiais: roupas, cds, brinquedos, livros etc.
Coisas não materiais: abraços, dança, música, risadas, poesias, desenhos, massagem, cafuné, serviço de manicure.
O que pegar?
Pegue o que desejar!
Observação importante:
A feira é simples e os objetos são colocados no chão ou em caixas de papelão, por isso é importante levar algum tipo de tecido para forrar o chão. Após 18h, o que “sobrar” da feira será recolhido e doado à Casa Aura, que apoia crianças com câncer.
Outras informações no site feiragratisdagratidaorj.blogspot.com.br e Facebook.
(Fonte: Sou BH)
Mão na massa
Receita
Chocolate quente light
Use o chocolate meio amargo (ele ajuda a emagrecer!) para preparar uma bebida leve e muito gostosa.
Ingredientes
• 2 copos de leite desnatado
• 1 col. (sobremesa) de cacau em pó
• 1 tablete (8 gramas) de chocolate amargo
• 1 lasca pequena de gengibre
• 1 colher (chá) de amido de milho
• Adoçante sucralose à gosto
Modo de fazer
Dilua o amido de milho no leite ainda frio. Adicione o gengibre e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire os pedaços de gengibre e acrescente o cacau em pó e o tablete de chocolate. Continue mexendo até que fique homogêneo. Adoce com o adoçante sucralose à gosto
DICA: coloque 1 pedacinho de pimenta dedo-de-moça junto com o gengibre ao aquecer o leite. Depois retire, assim como o gengibre.
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 127
(Fonte: Revista Boa Forma)
Assinar:
Postagens (Atom)