Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Homenagem ao Dia das Crianças

Reveja as crianças que participaram da brincadeira QUEM SOU EU

                                                    Lucas Amaral  
                                                   Renato Carmo

                                                  Natália Lúcia

    
                                                          Roseli Aparecida

                                                 Angélica Souza
  
                                                                             
                                             Fátima Taher

                                                                                                           

                                                      Kellen Felix

                                        Mary Marques

                                           José Edson

                                                    Natália Gonçalves

                                                          Shirlem Faria

                                                    Lourdes Vilaça

Saúde




SAÚDE 



Pesquisa mostra que o que faz criança feliz não é o brinquedo

Carolina Lenoir - Estado de Minas

Publicação: 10/10/2012 


A partir dos 5 anos ocorre a formação da personalidade da criança. Por essa razão, especialistas sugerem estímulos artísticos, alimentação adequada e atenção à saúde

Depois de todos os cuidados com os primeiros anos de vida da criança, em que ela depende exclusivamente da atenção e dos estímulos dos pais e responsáveis, a fase da pré-escola, a partir dos 5 anos, é especialmente interessante. É quando ela já se comunica bem e começa a ter autonomia com questões do dia a dia, como hábitos de higiene e escolha de alimentos. Na escola, tem a oportunidade de desenvolver atividades artísticas, inclusive o contato com cantigas, histórias, jogos e brincadeiras. Mais independente e exploradora, a criança mostra interesse por descobertas sobre o ambiente ao seu redor.

Conforme o Estado de Minas vem mostrando uma série especial na semana do Dia da Criança sobre os desafios do desenvolvimento infantil –, monitorar o crescimento dos pequenos é fundamental para que ele seja um adulto saudável. Para Dioclésio Campos Júnior, professor de pediatria da Universidade de Brasília (UnB) e chefe do Centro de Clínicas Pediátricas do Hospital Universitário da instituição, essa é a fase da criação e da inovação. “É o período em que se dá a estruturação e diferenciação do cérebro, a formação da personalidade e o mais alto índice dos avanços cognitivos, envolvendo originalidades e inovações potenciais que a criança traz consigo. Para desenvolvê-las, é preciso cuidar, de forma qualificada, do ser humano na fase decisiva da sua existência.”

Isso inclui possibilitar uma alimentação saudável e adequada, proteger contra doenças imunológicas por meio da vacinação completa, oferecer brinquedos e brincadeiras que se encaixem à idade e identificar fatores de risco e vulnerabilidades para um trabalho preventivo. Sem esquecer que a dimensão afetiva, a presença e a participação familiar são fundamentais, tanto quanto os cuidados médicos e nutricionais, no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Na fase pré-escolar, elas podem ser estimuladas a atividades físicas, mas a pediatra Mariana Vasconcelos Barros Poggiali, da diretoria social da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), alerta para alguns cuidados. “Tudo deve ser encarado como diversão, não como esporte no sentido competitivo.” Entre os 4 e os 7 anos, são boas opções caminhar, nadar, andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, pular corda, brincar de esconde-esconde e pega-pega. Nessa fase, direcionar para um esporte pode privar o desenvolvimento de certos grupos musculares. Dos 8 aos 11 anos, já se pode indicar um esporte favorito sem dar ênfase no aspecto competitivo e, a partir dos 12, é possível iniciar um treinamento que vise resultados.

As atividades físicas ajudam a evitar que a criança passe mais que duas horas por dia assistindo a TV, jogando videogame ou brincando no computador. Os resultados de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com 1.525 crianças entre 4 e 10 anos de 131 municípios brasileiros, mostram que o que faz uma criança feliz não é o brinquedo em si, mas o brincar e estar com a família e os amigos.

Isso contribui para que ela se torne mais ativa, mas é preciso garantir a sua segurança. Mesmo que demostre ter mais autonomia, a criança pré-escolar ainda não pode ficar sem supervisão na hora de brincar. Entre os cuidados necessários, Mariana destaca a proteção de escadas com portões e das janelas com grades ou telas. “Se tiver piscina, que tenha acesso restrito, com portão trancado a chave. Também deve ser evitado o acesso de crianças a certas dependências, como a cozinha e depósito de produtos de limpeza”, explica a pediatra.




FIQUE DE OLHO - COMPORTAMENTOS COMUNS NA INFÂNCIA


  • O comportamento da criança deve ser acompanhado de perto pelos pais. Cada uma das fases do desenvolvimento tem suas características e necessidades próprias e é importante que os pais as conheçam, para que saibam que muitos comportamentos são esperados em determinadas etapas da vida e que vão durar apenas por um certo período de tempo:



  • A criança em idade pré-escolar já observa e absorve o que vê. Ela percebe e participa pelos exemplos e respostas aos seus questionamentos e começa a manifestar suas vontades de forma mais clara, demonstrando curiosidade excessiva. Por isso, requer explicações para os limites, é teimosa e necessita gastar energia.



  • O escolar adquire toda a base de valores morais e éticos que levará para o resto de sua vida e, principalmente, desenvolve a noção do que representa para os seus pais, para si mesmo e para o meio em que vive.


  • Ele está na fase de fazer bagunça, testar seus limites com desobediência, começar a se relacionar na sociedade e a comparar e questionar as regras de sua família, observando e imitando seus pais.

  •   O pré-adolescente se prepara para passar por muitas mudanças rápidas, em que vai haver a necessidade de revisar e questionar os valores aprendidos, de acordo com o que foi assimilado daqueles que serviram como modelo ou espelho.

NUTRIÇÃO


Seja criativo ao preparar a alimentação para o seu filho. Abuse de legumes e vegetais




 

SOLTE A CRIANÇA DENTRO DE VOCÊ







Todo mundo carrega dentro de si uma criança. E todo mundo aprende a reprimi-la para ser adulto.

Crescemos e "temos" que ser sérios. Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer:
"deixe de criancice!"?

E desde quando precisamos deixar de ser crianças?

Nessas vésperas de dia das crianças nada melhor do que uma inspiração bem alegre e infantil para celebrar este dia. Solte a criança que existe dentro de você e desfrute dos prazeres simples da vida, como se os descobrisse pela primeira vez.

Algumas dicas para ser um pouco mais criança nesse dia:

  • Leia livros infantis. Talvez lê-los para crianças seja uma boa ideia.
  • Assista filmes infantis. Existem vários clássicos.
  • Passe algum tempo com as crianças que você conhece. Converse, brinque, ensine e aprenda.
  • Fique observando o desenho das nuvens.
  • Faça pedidos às estrelas.
  • Sonhe grande.
  • Lembre-se dos sonhos grandes que você tinha quando criança.
  • Acredite em fadas.
  • Tente construir o seu próprio castelo.
  • Sorria mais. Melhor, dê gargalhadas.
  • Brinque de esconde-esconde, amarelinha ou qualquer coisa que você adorava quando criança.
  • Monte uma casinha de boneca.
  • Brinque com o seu bichinho de estimação.
  • Conte segredos à sua boneca ou ao seu ursinho de pelúcia.
  • Brinque com bolhas de sabão.
  • Compre uma caixa de lápis de cor. Pinte, desenhe... solte a sua criatividade.
  • Cubra tudo o que puder com adesivos bonitinhos.
  • Tente conseguir uma casa na árvore.
  • Lembre-se que ter a alegria de uma criança não vai fazer de você uma pessoa irresponsável ou incapaz de fazer o que precisa e certamente a/o fará mais feliz.

BRINQUEDOS ANTIGOS



Especial Brinquedos Antigos dos anos 60, 70 e 80:










RECEITA







Brincadeira na cozinha

Seu filho faz cara feia para salada de cenoura? Recusa-se a comer beterraba? Nada de desespero. Para vencer a batalha, convide esse inimigo das hortaliças e afins a se aventurar na cozinha. “Uma apresentação caprichada também é capaz de despertar a curiosidade e pode levar a criança a experimentar coisas novas.


Veja duas receitas criativas muito fáceis de fazer.




  • Hambúrguer de cenoura

Ingredientes:


3 cenouras raladas


1 maçã sem casca ralada

1 clara de ovo

1/2 xícara de chá de cebola

3 colheres de sopa de aveia

2 colheres de sopa de salsa

Sal a gosto

1/2 xícara de chá de farinha de rosca

Azeite de oliva para untar


Modo de preparo
:
 

Esprema a cenoura para retirar o excesso de suco e misture com a maçã, a clara, a cebola, a aveia e a salsa. Tempere com sal. Faça bolinhas achatadas no formato de hambúrguer. Passe-as na farinha de rosca. Unte uma frigideira antiaderente com o azeite e frite-as.

Rendimento: 8 unidades





  • Brigadeiro de cenoura:

Ingredientes:


1 cenoura ralada no ralo grosso


1 xícara de chá de água

1 1/2 xícara de chá de leite em pó

2 colheres de sopa de Maizena

1/2 xícara de chá de açúcar

1 colher de sopa de margarina

Coco ralado para cobrir

Margarina para untar



Modo de preparo:


Bata no liquidificador a cenoura, a água, o leite em pó, a Maizena e o açúcar até que todos os ingredientes estejam incorporados. Transfira para uma panela média, junte a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo até aparecer o fundo da panela. Despeje em um prato levemente untado. Deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas e passe no coco ralado.


Rendimento: 30 unidades

DICAS PARA O FIM DE SEMANA





· Araújo Cine Show


No dia 12 de outubro, dia das crianças, o projeto Araújo Cine Show integra a programação da data no Parque das Mangabeiras, a partir das 16h. O projeto preparou apresentações de teatro, música e cinema.Confira a programação completa:

- Show Grupo Tambolelê c/ participação do Bloco Oficina Tambolelê

- Espetáculo Circense - Trupe Tralha

- Espetáculo “Mania de Explicação”

- Espetáculo teatral Titetê Quer Casar – Grupo Ateliê Titetê

- Rodrigo Robleño com espetáculo “ Quintal do Vira-Lata”

- Exibição do filme “Rio”


Local:Parque das Mangabeiras

Endereço: Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte,

Data: 12/10 Horário: 16h00

Preço: Entrada franca




  •  2ª Mostra Internacional de Cinema Infantil


De 12 a 18 de outubro, o Usiminas Belas Artes Cinema promove a 2ª Mostra Internacional de Cinema Infantil, com a exibição de filmes dublados, alguns inéditos no cinema, e outros que recuperam a imagem do infantil para todas as idades.

Confira a programação completa:


Sexta-feira, dia 12 de outubro:

14:40 O Homem Fósforo

16:30 O Sonho de Uma Noite Mágica

Sábado, dia 13 de outubro:

14:40 Patoruzito (Foto)

16:30 Um Gato Em Paris


Domingo, dia 14 de outubro:

14:30 Curtas Infantis

16:30 O Cão e o General


Segunda-feira, dia 15 de outubro:

14:40 Manolito Quatro-Olhos

16:30 O Homem Fósforo


Terça-feira, dia 16 de outubro:

14:40 O Sonho de Uma Noite Mágica

16:30 Curtas Infantis


Quarta-feira, dia 17 de outubro:

14:40 O Cão e o General

16:30 Um Gato Em Paris


Quinta-feira, dia 18 de outubro:

14:40 Patoruzito

16:30 Manolito Quatro-OlhosInformaçõesMapa


Local:Usiminas Belas Artes

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes,

Telefone: (31) 3252-7232

Data: 12/10 até 18/10

Horário:14h40

Preço:Entrada Franca





  • Pluft! O Fantasminha

Um dos clássicos do teatro infantil brasileiro, “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado, ganha nova adaptação na montagem em cartaz no Teatro Nossa Senhora das Dores, de 15 de setembro a 28 de outubro, aos sábados e domingos às 16h.

Para contar a história de uma divertida família de fantasmas que vive num sótão são oito atores cantores com coreografias de Cristiano Reis e direção vocal de Beto Sorolli. O clima da década de 1960, período em que a peça doi inscrita, colore também o figurino do espetáculo criado por Kalluh Araújo.


Sinopse

A família é composta por fantasminha Pluft, que tem muito medo de gente, a Mãe, que faz deliciosos pastéis de vento e Tio Gerúndio, que passa todo o tempo dormindo dentro de um baú. A tranquilidade do lugar termina quando o pirata Perna-de-Pau aparece trazendo a linda menina Maribel que fora raptada por ele. O vilão está em busca do tesouro do avô da garotinha, o capitão Bonança, que morreu no mar e – o que tudo indica – deixou sua herança escondida naquele sótão. O que não se esperava é que uma bela amizade iria se formar entre Pluft e Maribel dando um novo rumo à história. Os risos ficam por conta dos amigos da menina, o trio de marinheiros João, Julião e Sebastião, que vai à sua procura para salvá-la.


Local: Teatro Nossa Senhora das Dores

Endereço : Avenida Francisco Sales, 77 - Floresta,

Data: 15/09 até 28/10

Horário: 16h00

Preço: R$30 inteira, R$15 meia e R$12 postos Sinparc

Vendas: No local ou nos Postos Sinparc





  • O minimundo Playmobil

A exposição “O minimundo Playmobil” fica em cartaz no Diamond Mall de 2 a 14 de outubro, das 10h às 23h. Na mostra, cerca de 500 bonecos do tipo “Playmobil”, estarão expostos em cenários cotidianos, ou representando momentos históricos e cenas do cinema, no piso L2 e L3 do shopping.

Além da mostra, também será promovida no piso L1 do Diamond Mall, uma oficina para a criançada colocar a mão na massa, com a criação do próprio “minimundo”, das 14h às 20h.

As atividades são gratuitas e, para participar, é preciso se inscrever no Concierge ou pelo telefone 3330-8633.

Local: Diamond Mall

Endereço: Av. Olegário Maciel, 1.600,

Telefone: (31) 3330-8633

Data: 02/10 até 14/10

Horário: 10h00

Preço: Entrada Franca



  • Circuito Pequeno Tarzan

De 12 de outubro a 1º de novembro, o Shopping Estação BH traz uma nova atração para a criançada: o Circuito Pequeno Tarzan. Das 12h às 20h, o circuito reserva várias brincadeiras e cenários , na Praça de Eventos, localizada no piso L1 do Centro Comercial.


Circuito Pequeno Tarzan

Se preocupando com mínimos detalhes, o cenário foi planejado para que as crianças se sintam verdadeiramente abraçadas pela floresta onde nasceu o pequeno Tarzan e sua família de macacos.

O circuito também inclui pontes e cordas elevadas, um espaço para pintura dentro da casa do Tarzan, um espaço musical, onde se podem ouvir vários instrumentos feitos em madeira, um cineminha, onde passam vários filmes do Tarzan, uma aventura interativa com o vídeo game Nintendo Wii e vários brinquedos de lógica e coordenação.

Local: Shopping Estação BH

Endereço: Av. Cristiano Machado, 11833 – Venda Nova,

Telefone: (31) 3118-9901 / 3118-9902

Data: 12/10 até 01/11 Horário: 12h00

Preço: Entrada Franca