Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2013

28 anos FUNDAFFEMG

Parabéns FUNDAFFEMG!

Em uma singela confraternização, as Diretorias da FUNDAFFEMG, AFFEMG e Fisco, o presidente do Conselho Curador e os funcionários comemoram, em 03 de julho, os 28 anos do nosso Plano de Saúde.

A confraternização foi discreta, mas os motivos para comemorar são muitos. Há 28 anos nascia um Plano de Saúde com 263 associados, hoje já são mais de 15.000 vidas.

Os constantes desafios em toda a nossa trajetória não foram suficientes para nos fazer desistir, pelo contrário, os obstáculos serviram de incentivos para o aprendizado e constante aperfeiçoamento.

O resultado do nosso trabalho e dedicação é concreto, pois hoje, a FUNDAFFEMG é tida como referência para outros planos de saúde. Nosso desempenho na saúde suplementar tem sido reconhecido pela própria ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), nos aplicando a nota máxima. Com uma gestão adequada dos recursos financeiros conseguimos que o nosso Fundo de Reserva chegasse em patamares que permitiu, pela primeira vez, desde a sua constituição em 1998, a suspensão da cobrança no triênio de junho a agosto de 2013.

Essas são apenas algumas de nossas conquistas, pelas quais podemos comemorar. Sabemos que ainda temos pontos a melhorar, buscando sempre a excelência em todos os nossos processos, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo e que juntos faremos o nosso Plano de Saúde cada vez melhor.

Agradecemos a todos que nos enviaram mensagens de cumprimentos e felicitações por um trabalho que fazemos com muito gosto e profissionalismo. 




                                                                                  

Saúde

SUS distribui Tamiflu para pacientes da rede pública e privada

O Ministério da Saúde está orientando os estados e os municípios que facilite o acesso ao Oseltamivir (Tamiflu) para pacientes com receitas médicas emitidas tanto por profissionais dos serviços de saúde públicos como privados. A recomendação é para disponibilizar o antiviral nas unidades de saúde da rede pública.

O ministro afirmou que é preciso ampliar a quantidade de locais de dispensação para toda rede hospitalar e unidades de atenção básica. “Desde que seja prescrito por um médico, não pode existir qualquer restrição de uso do antiviral. Se o medicamento não estiver na unidade, o profissional pode optar por não prescrevê-lo. Por isso, temos de acabar com qualquer barreira para a indicação imediata do Tamiflu nos casos recomendados”, afirmou.

A prescrição e o acesso rápido ao antiviral é uma das principais recomendações do Protocolo de Tratamento de Influenza 2013, guia que orienta e atualiza a conduta dos profissionais de saúde no manejo da doença. O Ministério da Saúde tem feito ampla divulgação deste Protocolo, reiterando a indicação do Oseltamivir nas primeiras 48 horas após o início da doença. Entretanto, mesmo ultrapassado esse período, o Tamiflu continua sendo indicado.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou a importância de se antecipar, ao máximo, o acesso ao oseltamivir, inclusive para rede privada. “Estamos orientando as secretarias estaduais a não requerer uma nova consulta em unidade do SUS para os pacientes da rede privada. Não podemos dificultar e perder a oportunidade de aumentar a eficácia do medicamento”, esclareceu o secretário. Ele lembrou que o acesso ao tratamento é uma medida fundamental para prevenir casos graves e óbitos por gripe.


Fonte: Ministério da Saúde

Comportamento


Movimente-se

COMBATA O MAU HUMOR COM EXERCÍCIOS FÍSICOS

Corpo cansado, noites mal dormidas e aquele mau humor que te acompanha o dia inteiro... Tudo isso pode ser efeito do sedentarismo, sabia? Além dos inúmeros benefícios à saúde, praticar alguma atividade física pode trazer mais uma vantagem: o bom humor!

Os exercícios físicos dão estímulo cerebral para a liberação de substâncias calmantes chamadas endorfinas. Elas têm o papel de aliviar a dor e criar uma sensação de bem estar. Isso explica o bom estado de espírito tão comum em atletas que se exercitam diariamente sem perder o ritmo.

Uma pesquisa recente da Universidade de Vermont concluiu que o efeito das endorfinas no cérebro pode durar até 12 horas após a atividade física, ou seja, realizá-la logo pela manhã é a receita para um ótimo dia!

Mas o bom humor não é o único efeito das endorfinas no cérebro. Elas também melhoram a memória, aumentam a resistência, a disposição física e mental, bloqueiam lesões nos vasos sanguíneos e têm um poder antienvelhecimento.

Dica: A musculação ajuda a fortalecer o corpo para a prática de outras atividades; contudo, quem está interessado nas vantagens enumeradas anteriormente deve se dedicar, sobretudo, aos exercícios aeróbicos. Eles vão proporcionar a disposição que você precisa para enfrentar o dia.

Mexa-se!

Se você ficou animada e resolveu dar um fim nos dias de sedentarismo, um primeiro passo é encontrar o horário que melhor se encaixa na sua rotina e no qual o seu organismo assimila mais apropriadamente os exercícios. Cada pessoa deve se adequar ao seu ritmo, que está relacionado às respostas diárias do corpo. Há quem prefira treinar pela manhã, outros à noite... o fato é que não existe uma regra.


Portal: Vital

Receita

Tabule

Ingredientes

45 g de trigo para kibe
200 g de tomate picado sem sementes
1 cebola picada
2 pepinos picados
1 maço de salsinha picada
3 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de azeite de sua sua preferência
sal e pimenta-do-reino, a gosto
1/4 colher (chá) de noz-moscada
hortelã picadinho
salsa picada

Modo de preparo

Deixe o trigo de molho por 2 horas
Lave bem o trigo em água corrente, escorra e esprema nas mãos para retirar o excesso de umidade
Passe a cebola picada em água fria e escorra bem
Junte os outros ingredientes (menos o tomate) e deixe tampado na geladeira por pelo menos 8 horas, antes de servir acrescente os tomates.


Fonte: Tudo Gostoso

Dicas para o fim de semana



Começou a temporada de festivais de inverno, que levam cultura a várias cidades do interior de Minas

Entre os dias 21 e 28 deste mês, em Diamantina, será realizada a 45ª edição do festival da UFMG. Até dia 15, a instituição recebe inscrições para oficinas. Em versão reduzida em relação às anteriores, o mais tradicional evento cultural de inverno do estado será inspirado no tema “O bem comum”.

Confira:

» Festival de Inverno da UFMG
De 21 a 28 deste mês, em Diamantina. Inscrições para oficinas até dia 15. Informações: http://45festivalufmg.wordpress.com
Principais atrações: Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Grupo Galpão.

» Inverno Cultural
Até dia 27, em São João del-Rei, Barroso, Santa Cruz, Tiradentes, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas. Inscrições para oficinas até sexta-feira. Informações: www.invernocultural.com.br
Principais atrações: A agenda é eclética: vai do violão clássico de Rafael Cortez (conhecido como integrante do humorístico 'CQC') ao heavy metal das bandas Matanza e Concreto, passando pela música popular italiana de Patrizia Laquidara. Nas artes visuais, destacam-se os convidados Gérard Monnier (França), Ivan Argote (Colômbia) e Pedro Motta (Brasil).

» Festival de Inverno de Ouro Preto e mariana
5 a 28 de julho. Informações: www.festivaldeinverno.ufop.br
Principais atrações: Além do Grupo Galpão (que apresenta sua nova peça, 'Os gigantes da montanha', no domingo) e do cantor Alceu Valença (com 'Valencianas', parceria com a Orquestra Ouro Preto, na terça-feira), destaca-se a estreia, no dia 18, de 'Prazer', espetáculo do grupo Luna Lunera. Sexta-feira, apresentam-se o coral francês Le Petits Chanteurs de Bordeaux, às 20h, na Basílica do Pilar, e Jair Rodrigues e família, às 22h30, na Praça Tiradentes. Amanhã, na mesma praça, às 23h, o show será de Oswaldo Montenegro. No domingo, será a vez de Emmerson Nogueira.

» Festival de Inverno de Congonhas - De 12 a 18 deste mês. Inf.: (31) 3731-3133.
Principais atrações: Estão programados shows do Jota Quest (dia 28) e Jorge Aragão (dia 27), além de espetáculo do Teatro Mágico (dia 13).

Fonte: Portal Uai

@contece na rede

A empresa VejoaoVivo oferece um aplicativo gratuito para aparelhos com sistema Android ou iOS que transmite imagens de São Paulo e outras quase 600 locais do Brasil em “tempo real”. A transmissão acontece em 24 horas por dia.

A maioria dos pontos é de endereços com grande movimento, como a marginal Tietê, a av. Paulista e a av. Nove de Julho, em São Paulo.

O app ajuda a consultar a situação do trânsito em avenidas de 11 Estados brasileiros e também oferece a visualização de imagens de cidades na Austrália, nos EUA, na Grécia, no Peru e na Turquia.

Lançada no início de 2012, a ideia surgiu na cidade de Joinville (SC), com a proposta de oferecer uma forma para a população acompanhar, com um atraso de cerca de dez segundos, as chuvas fortes e as enchentes.


De acordo com a empresa, as imagens das câmeras não são gravadas, apenas transmitidas. Portanto, o serviço não funciona como um sistema de vigilância. Além disso, rostos e placas de veículos aparecem embaçados, como uma medida de privacidade.

Fonte: Tchetudo

Passatempo