Durma longe do seu celular
Questões ligadas ao estresse produziram um aumento de casos de insônia
Você acorda no meio da noite, pega o seu smartphone para ver as horas e vê um alerta. Antes que você perceba, você cai na toca do coelho, do e-mail e do Twitter. Dormir? Uma solução barata é o antiquado despertador. Claro, você pode configurar o seu telefone para o modo silencioso, mas a atração de perambular na madrugada é poderosa. Os pesquisadores do sono dizem que isso não faz bem para a saúde. Você poderia muito bem se levantar e tomar uma dose de café expresso.
“É uma armadilha, uma vez que você pega o telefone, para ver que horas são, para verificar seus e-mails, e para ficar deitado acordado com ansiedade”, disse o dr. David M. Claman, diretor do centro de distúrbios do sono do Centro Médico da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos. “Se você acordar no meio da noite e checar o telefone, você inevitavelmente ficará frustrado e preocupado com algo que viu, fazendo com que o seu corpo fique tenso”.
Assim, você fica se virando na cama, pensando em um e-mail, um texto ou uma reunião que acontecerá dentro de seis horas. Claman disse que os smartphones no quarto haviam provocado um aumento das queixas relacionadas ao sono dos seus pacientes. “Para as pessoas que eu atendo com seus 20 e 30 anos, o telefone está se tornando um fator determinante da insônia”, declarou.
Isso vai de encontro aos anos de pesquisa que mostram que as telas, de qualquer natureza, fazem de tudo, menos nos ajudar a adormecer. Em 2012, o Conselho de Ciência e Saúde Pública da Associação Médica Americana disse que “a exposição à luz excessiva à noite, incluindo o uso prolongado de diversos meios de comunicação eletrônicos, pode atrapalhar o sono ou exacerbar os distúrbios do sono”.
Os pesquisadores do sono dizem que olhar para uma luz azul, que é produzida pelas telas dos smartphones e tabletes, ativa receptores no cérebro que se destinam a nos manter acordados e interferem nos ritmos circadianos do sono. A pesquisa experimental descobriu que, se as pessoas usarem um tablet até duas horas antes de ir para a cama, elas levam uma hora extra para adormecer.
(Fonte: O Tempo)