Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Saúde

10 perguntas e respostas sobre repelente


Pior do que aguentar os zumbidos e as agulhadas doídas dos insetos é ser picada por mosquitos que transmitem doenças, como a dengue. Diminua o risco de virar alvo desses inimigos voadores usando repelente e aproveite melhor a estação.

1. Qual é a explicação para os insetos me adorarem?
A teoria de que algumas pessoas atraem mais os pernilongos e os borrachudos por exalar um odor particular não foi comprovada. Então é provável que você seja sensível e, por isso, as picadas fiquem mais visíveis.

2. Por que às vezes a picada incha muito?
“As chances de inchar aumentam em pessoas propensas a alergia”, diz a dermatologista Flávia Addor, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

3. Adianta tomar vitamina do complexo B ou comer alho antes de viajar?
Supunha-se que, ao serem excretados no suor, tanto a vitamina quanto o alho modificariam o cheiro natural do corpo e afastaria os insetos. Mas os estudos científicos também não comprovaram esse efeito.

4. Qual é o melhor tipo de repelente: aerossol, spray ou creme?
Os três são eficazes. Eles bloqueiam os receptores localizados nas antenas dos insetos atraídos pelo ácido lático exalado através da nossa pele e, com isso, deixam o mosquito desorientado. O ideal é que esses produtos tenham picaridina (ou icaridina), DEET (dietiloluamida) ou IR 3535. Porém a eficácia não depende apenas da formulação, mas também da aplicação correta: uma dose generosa em toda a área exposta.

5. Repelentes caseiros funcionam?
As opções testadas na Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, foram reprovadas.
Fêmeas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, foram cultivadas livres da doença e colocadas numa caixa onde voluntários introduziram o braço, primeiro sem nada, depois com repelente caseiro (feito com cravo e óleo de amêndoas) e, depois, com repelente industrial (à base de picaridina). Os mosquitos demoraram dez segundos para picar o braço sem nada, 20 segundos com o repelente caseiro e mais de dez minutos com o industrial. “A proteção oferecida pelas preparações caseiras é insignificante”, alerta o professor Hélio Miot, um dos coordenadores do estudo. Em outros trabalhos, o óleo de citronela também ficou aquém dos repelentes comerciais.

6. Repelentes causam alergia?
O risco é baixíssimo porque os produtos usam ativos testados com alta margem de segurança. Mas, se você tiver histórico de alergia, passe primeiro numa pequena área e observe.

7. Posso passar repelente e me expor ao sol?
Sim, desde que você não esqueça o protetor – passe-o primeiro e espere meia hora para aplicar o repelente. Ele deve ser o último sempre.

8. Onde aplicar?
Pernas e braços são as áreas mais visadas, mas não esqueça o pescoço. Evite mucosas e áreas feridas. Se for spray, cuidado para não atingir os olhos. Reaplique o produto após entrar na água ou suar muito. Caso esteja num local com infestação, aplique o spray também nas roupas. Segundo o professor Hélio Miot, mais de 40% das picadas de dengue são pela camiseta.

9. Existe repelente que não mela nem resseca a pele?
Sim, há cremes hidratantes que vêm com repelente. Mas, se não quiser abrir mão do seu hidratante, use-o primeiro, depois o protetor solar e daí o repelente.

10. O que devo fazer depois de ser picada?
Uma compressa gelada reduz a inflamação e a dor locais. Nada de usar álcool ou espremer. É comum surgir vermelhidão e coceira, de leve a moderada, que melhoram em dois ou três dias. Se houver muito inchaço, coceira intensa, múltiplas lesões ou febre, procure um médico.
(Fonte: M de Mulher)

Nutrição

7 passos para evitar o inchaço 


É possível ficar muito acima do seu peso normal só por causa da retenção de líquidos. Aprenda estratégias inteligentes para desinchar

1. O ar é um inimigo
Mascar chicletes dilata o abdômen porque faz com que muito ar entre pela boca. A mesma coisa acontece quando chupamos balas, tomamos bebidas gaseificadas, comemos rápido demais ou com a boca aberta.

2. Sem lactose
Leite, queijo e iogurte também podem ser os vilões do inchaço. Faça um teste e passe um mês sem ingerir alimentos com lactose. Depois desse período, inclua-os novamente no cardápio aos poucos, consumindo porções pequenas a cada três ou quatro dias. 

3. Menos sal, mais potássio
O sódio, contido no sal, deixa o corpo inchado. Diminua bastante seu consumo e aumente a ingestão de potássio, presente na banana e no brócolis, por exemplo. Dessa forma, você potencializa a eliminação de líquidos.

4. Quanto mais água, melhor
Ao tomar bastante água, o rim trabalha mais e há menos retenção de líquidos. Cheque se está se hidratando corretamente analisando seu xixi. Ele deve ser quase transparente.

5. Pepino contra o inchaço da TPM
Um xícara de chá cheia de pepinos. Isso é o que você deve consumir diariamente para eliminar o inchaço pré-menstrual. Aipo, uva, limão e salsa têm a mesma ação.

6. Diuréticos campeões
Aposte nesses aliados, excelentes diuréticos naturais: kiwi, alface, melancia, manga, melão, capim-cidreira, salsinha, alcachofra, água de coco e pera.

7. Faça exercícios
Lembre-se: praticar atividades físicas também ajuda a diminuir a retenção, porque melhora a nossa circulação.


(Fonte: M de Mulher)

Mão na massa

Aprenda como dobrar lençol com elástico



Dicas para o fim de semana

40ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança




Os teatros da capital mineira estão em festa, já que Belo Horizonte recebe entre os dias de 03 de janeiro e 04 de março, mais uma edição da Campanha de Popularização do Teatro e Dança. O evento que, há 40 anos, traz cultura e diversão a preços acessíveis para os mineiros ocupa diversos teatros e espaços culturais da cidade, com montagens adultas, infantis e de dança. A campanha é promovida pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais – SINPARC e já faz parte do roteiro cultural dos mineiros.

Os ingressos para as diversas programações que compões a campanha custam entre R$5 e R$12. Além dos espetáculos teatrais, o público poderá conferir exposições, palestras e seminários, sempre a preços populares.

A venda de ingressos estará disponível em diversos espaços da cidade. Além das bilheterias dos próprios teatros, o público poderá adquirir seu bilhete nos postos de venda do Sinparc e nos postos móveis. Confira abaixo a relação completa das bilheterias:

Postos de Venda do Sinparc:
Mercado das Flores (Av. Afonso Pena, esquina com Rua da Bahia)
Quarta-feira a sábado, de 13h às 18h30. Domingos e feriados, de 13h às 17h

FNAC - BH Shopping (4º andar)
Segunda-feira a sábado, de 10h às 20h. Domingos e feriados, de 12h às 18h

Venda Online:
O pagamento é feito por meio de Cartão de Crédito.

(Fonte: Sou BH)

Curiosidade

Incrível: veja como o ano 2000 foi imaginado em 1910

Imagens com previsões do futuro mostram o ano de 2000 repleto de coisas que nunca aconteceram, enquanto outras se tornaram próximas da realidade

O artista francês Villemard criou em 1910 uma série de impressões do futuro, de o que o ano 2000 reservaria para os humanos. A Biblioteca Nacional da França (FBN) possui as coleções completas de imagens, que retratam as evoluções de um futuro bastante diferente do que vivemos hoje.

As imagens foram veiculadas em cartões postais na época e transmitiam os ideais do que o futuro reservava, de um modo positivo e negativo. Veja algumas dessas ilustrações históricas:

Cavalos - animais em extinção

Resgate em alto-mar

 Alfaiates automáticos

 Bombeiros voadores

Aprendizado eletrônico

 Maquiadora-robô

Barbeiro mecânico
(Fonte: Mega Curioso)

Receita

Sunomono

Ingredientes
· 3 pepinos tipo japonês
· 300 ml de vinagre de arroz
· ½ copo de açúcar
· 1 colher (chá) de sal
· Semente de gergelim preta, a gosto


Modo de preparo

· Lave bem os pepinos;
· Corte o pepino em fatias bem finas, com uma faca afiada, ou com um fatiador de legumes

· Não use as pontas do pepino;
· Para desidratar o pepino, coloque em uma peneira, as fatias com sal, por 30 minutos;
· Lave em água corrente para retirar o excesso de sal;
· Em uma panela, coloque açucar e vinagre;
· Leve ao fogo baixo para ferver;
· Retire do fogo e espere esfriar;
· Coloque o pepino em uma tigela;
· Acrescente o líquido, já frio, sobre os pepinos, até cobrir;
· Tampe e leve à geladeira por 12 horas;
· Quando servir, polvilhe gergelim.
(Fonte: Tudo Gostoso)

#Ficadica: Para a receita ficar mais saudável, substitua o açúcar por adoçante culinário em pó na mesma proporção. O sunomono também pode ser incrementado com Kani e cenoura, esta última picada em rodelas e desidratada com o pepino.

Passatempo