Pesquisar este blog
quinta-feira, 17 de abril de 2014
RH Informa
Campanha de vacinação contra gripe e pneumonia
O inverno vem chegando e, com ele, a gripe e a pneumonia. Você pode se prevenir, participando da Campanha de vacinação da FUNDAFFEMG, que acontece em várias cidades mineiras entre os dias 22 e 30 de abril.
Os funcionários que trabalham na Sede em BH poderão se vacinar com a Clínica Imunológica.
Usuários do Plano não terão custo com a vacina. Associados AFFEMG e COOPSEF (não usuários FUNDAFFEMG), também, poderão se vacinar. Para isso, será necessário apresentar a carteira de identificação da entidade e o recibo de depósito do valor da vacina, que será fornecida por: Gripe: R$40,00 / Pneumonia: R$45,00
IMPORTANTE: Leve sua cartão de vacinação e o Cartão de identificação do Plano FUNDAFFEMG-saúde.
Saúde
Catarata é doença de criança também
Muitas pessoas acreditam que catarata é doença de idoso. Porém, essa patologia atinge, também, as crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade é uma das principais causas de cegueira infantil tratável.
O Dr. Tiago Ribeiro, do Visão Institutos Oftalmológicos, explica que a catarata infantil pode se desenvolver durante a gestação (congênita) ou ser adquirida devido a fatores externos. “A causa pode ser um defeito no desenvolvimento do cristalino, alguma doença no metabolismo da criança ou infecções adquiridas na gestação. Pancadas e/ou perfurações nos olhos também podem causar o aparecimento da patologia.”
O médico ressalta que o principal exame para diagnosticar a catarata em crianças é o teste do olhinho nas primeiras horas de vida do bebê. “Este exame deve ser feito ainda na maternidade. É sempre válido destacar que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de tratar e minimizar os danos à visão”, alerta.
Apesar de ser mais comum no início da vida do bebê, a doença também pode aparecer na infância. Por isso, é recomendada, além da avaliação após o nascimento, uma consulta com um oftalmologista aos seis meses de idade.
O tratamento depende de fatores como a gravidade e localização da catarata. “Em alguns casos, a criança deve ser operada ainda no primeiro mês de vida. Em outros, não há necessidade de cirurgia, apenas acompanhamento e estímulo do desenvolvimento visual”, conclui Dr. Tiago Ribeiro.
(Fonte: Visão)
Nutrição
10 truques para o chocolate ajudar na dieta
Sim, vale a pena tentar descobrir o prazer do chocolate com maior concentração de cacau, o amargo. No chocolate ao leite, os efeitos terapêuticos são menores porque o leite enfraquece o poder do cacau. E, por ter mais açúcar, apresenta alto índice glicêmico – é só comer para disparar a produção de insulina, hormônio que faz o corpo armazenar mais gordura. Sem falar do efeito rebote: a insulina tira o açúcar rapidamente de circulação e o seu organismo pede mais doce, fazendo você comer um atrás do outro. Já o branco nem é considerado chocolate entre os entendidos.
Fique esperta também com a gordura trans – há empresas que ainda substituem a manteiga de cacau por essa inimiga para baratear o produto. Você acha o amargo muito forte? Siga as sugestões para se adaptar ao sabor. Saiba também como incluir corretamente a guloseima na dieta.
1 - Escolha as opções de chocolate amargo que têm um toque de laranja ou menta. Pelo menos até se acostumar com o sabor.
2 - Café acompanhado de chocolate cai bem. O calor confere mais conforto ao estômago e a sensação de saciedade se prolonga.
3 - Evite estocar o chocolate em casa ou na gaveta do escritório. Compre à medida que for consumindo.
4 - Prefira ingeri-lo no lanche da manhã. Assim, ao longo do dia, tende a ficar mais fácil controlar a gula.
5 - Outra opção é como sobremesa do almoço. Já saciada, você fica feliz com um pedacinho menor.
6 - Vai deixar o chocolate para o lanche da tarde? Combine-o com um outro alimento fonte de gordura boa (amêndoa) ou de fibras (fruta). A parceria é importante para reduzir o índice glicêmico.
7 - Cacau em pó, sem açúcar e orgânico, também é uma boa opção. Polvilhe-o sobre uma banana assada. A fruta aquecida libera mais triptofano e o chocolate potencializa ainda mais sua ação.
8 - O espetinho de fruta (morango, banana, maçã, uva) coberto com chocolate amargo é uma boa alternativa. Além de ser uma delícia, fruta tem fibra e ajuda a saciar mais.
9 - Damasco também combina com cacau. Pode derreter até 30 gramas no
micro-ondas e coloque por cima de cinco damascos.
10 -Compute as calorias da guloseima no total consumido. E lembre-se: a porção diária não deve ultrapassar 30 gramas (uma barra pequena). Comer uma barra grande por dia engorda!
(Fonte: Revista Boa Forma)
(Fonte: Revista Boa Forma)
Agenda Cultural
Páscoa no Vale Verde
Entre os dias 18 e 20 de abril, sexta-feira a domingo, o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico recebe a visita do Coelhinho da Páscoa. O parque irá oferecer uma programação especial e garantir o entretenimento da garotada.
Foram preparadas diferentes atividades recreativas e lúdicas com temas voltados as crianças. Já os adultos poderão se encantar com os mais de 1.300 animais, entre aves, répteis e mamíferos, além de conhecer a história e processo de produção das premiadas cachadas Vale Verde.
Uma das atividades é o Caça aos Ovinhos Decorados que estarão espalhados pelo parque. As crianças poderão se aventurar nessa caçada e, quem encontrar mais ovos coloridos, será premiado com uma deliciosa surpresa. Essa atividade acontece às 14h, 14h30 e 15h.
No sábado, a partir das 14h, acontece uma apresentação musical no Gramado da Harpia. A dupla Elinara e João Pedro preparou um reportório especial, que vai MPB a Pop Rock. Entre os sucessos estão às músicas Vou deixar do Skank, Rádio Pirata, sucesso do RPM e Garota de Ipanema, dos saudosos Tom e Vinícius.
Visando estimular a criatividade da criançada, durante esses dias haverá uma oficina de arte e, bonés de coelhinho da páscoa serão confeccionados pelas próprias crianças. A segunda-feira, 21, também será marcada pela diversão. Na ocasião acontece a oficina de construção de brinquedos que marcaram épocas passadas.
Para completar o passeio, o Deck Restaurante Vale Verde irá preparar um buffet especial, mantendo o tradicionalismo do almoço da Sexta-feira da Paixão com uma saborosa bacalhoada à moda Vale Verde. Contudo, o cardápio inclui também opções variadas de peixes, como os apetitosos salmão ao molho de limão e filé de surubim ao molho de alcaparras e tomate.
(Fonte: Sou BH)
Mão na massa
Enfeites para a mesa de Páscoa
Procurando ideias para compor a mesa de confraternização no domingo de Páscoa? Aqui não faltam sugestões para você montar o seu almoço em família com bastante criatividade e no clima da Páscoa.
Abaixo você confere desde vasos decorativos com flores e ovos, pratos enfeitados até uma pequena e simbólica "Osterbaum", uma árvore de Páscoa que é tradicional em países como Alemanha.
Curiosidade
A Páscoa em 10 países
1. Áustria
Em algumas regiões da Áustria, ovos verdes são dados na Maundy Thursday (Quinta-feira Sagrada). Há também o costume de tirar o conteúdo do interior de ovos de galinha furando a casca com uma agulha. Depois, eles são amarrados em árvores e arbustos. Os austríacos ainda criaram mais uma decoração especial na data: amarram plantas em volta dos ovos, e então os colocam para cozinhar. Depois do cozimento, as plantas são retiradas, deixando desenhos nos ovos.
2. Armênia
Durante a Quaresma, os armênios colocam vários tipos de grãos em um tabuleiro com algodão (como as crianças fazem com feijão no Brasil). Na Páscoa, os brotos servem para decorar a mesa da festa. Além disso, há a tradição de decorar cascas de ovos intactos com figuras cristãs, como a da Virgem Maria e outros temas religiosos. Para as crianças, o costume é fazer uma “guerra” de ovos antes de comê-los. Cada criança tenta quebrar a casca do ovo da outra usando seu próprio ovo.
3. China
O Ching-Ming é a festa chinesa que ocorre na mesma época da Páscoa. As pessoas visitam túmulos e deixam doces e comidas para agradar os ancestrais.
4. Eslovênia
Os eslavos decoram os ovos com enfeites de ouro e prata.
5. Estados Unidos
A tradição mais comum é, na manhã do dia de Páscoa, procurar ovos de chocolate escondidos na casa, no quintal ou até em praças públicas.
6. Grécia
Ovos vermelhos, simbolizando o sangue de Cristo, são oferecidos.
7. Rússia
Em 1885, o czar Alexandre III presenteou a czarina Maria Feodorovna com um ovo de ouro com pedras preciosas. Depois disso, o czar passou a encomendar um ovo por ano. Seu filho, Nicolau II, manteve a tradição dos ovos Fabergé, que hoje têm status de obra de arte.
8. Suécia
As crianças se vestem de bruxos na Quinta-Feira Santa ou na véspera da Páscoa, e batem na porta dos vizinhos deixando um cartão e esperando receber doces.
9. Polônia
Para a missa de domingo, cada família leva uma cesta com ovos cozidos e outros alimentos para ser abençoada. Depois, todos se reúnem para tomar o simbólico café da manhã. Há também troca de ovos de galinha decorados. Esses objetos, chamados de pisanki, são talismãs de boa sorte e simbolizam amor, fertilidade e fortuna.
10. Ucrânia
As pessoas presenteiam parentes e amigos com ovos coloridos. Diz a tradição que as crianças bem comportadas na noite anterior ao domingo ganham ovos coloridos e doces do coelho, que são deixados em um boné escondido.
(Fonte: Guia dos Curiosos)
Receita
Suflê de chocolate light
Louco por chocolate? Confira a nossa receita light e faça a festa sem sair da dieta
Louco por chocolate? Confira a nossa receita light e faça a festa sem sair da dieta
Ingredientes• 1 barra grande (200 g) de chocolate amargo
• 4 col. (sopa) de leite desnatado
• 4 claras
• 1 pitada de sal
• 4 col. (sopa) de açúcar light
• 4 gemas
• Margarina light e açúcar light para untar
• 4 col. (sopa) de leite desnatado
• 4 claras
• 1 pitada de sal
• 4 col. (sopa) de açúcar light
• 4 gemas
• Margarina light e açúcar light para untar
Modo de fazer
Rendimento: 7 porções
Calorias por porção: 230 (a receita com itens não light tem 280)
Tempo de preparo: 30 minutos
Derreta o chocolate com o leite em banho-maria. Reserve. Bata as claras com o sal e, quando a mistura começar a ficar branca, acrescente 2 col. (sopa) do açúcar. Bata até o ponto de neve e reserve. Misture o restante do açúcar e as gemas no chocolate derretido e, em seguida, acrescente as claras em neve delicadamente. Distribua a mistura em sete refratários pequenos próprios para suflê e untados com a margarina e o açúcar. Asse por 15 minutos em forno preaquecido a 190ºC. Se quiser, prepare a massa com antecedência. Nesse caso, guarde-a na geladeira e asse o suflê na hora de servir.
Rendimento: 7 porções
Calorias por porção: 230 (a receita com itens não light tem 280)
Tempo de preparo: 30 minutos
(Fonte: Revista Boa Forma)
Assinar:
Postagens (Atom)