Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de abril de 2014

RH Informa

FUNDAFFEMG cria Ouvidoria

Atendendo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi criada a Ouvidoria da FUNDAFFEMG, que ficará sob responsabilidade de Fátima Taher. Trata-se de uma unidade de segunda instância que tem por objetivo ouvir os beneficiários e prestadores de serviços, quanto a elogios, sugestões, consultas e reclamações, de modo a tentar resolver conflitos que surjam no atendimento ao público, e subsidiar aperfeiçoamento dos processos de trabalho da Fundação, buscando sanar eventuais deficiências ou falhas em seu funcionamento.

Outras informações sobre o funcionamento, atuação e competências da Ouvidoria já estão disponíveis no site da FUNDAFFEMG: http://www.fundaffemg.com.br/ouvidoria.

Visita à FUNDAFFEMG

Na manhã desta sexta, recebemos a visita da funcionária Gabriela, da Regional da AFFEMG do Vale do Mucuri. Ela conheceu nossas instalações e visitou os setores para saber mais sobre o funcionamento da FUNDAFFEMG.


Saúde e Nutrição


Clique aqui para ver o infográfico em tamanho maior

Mão na massa

10 utilidades do vinagre branco nas roupas

Você sabia que o vinagre branco é um produto excelente na limpeza da casa e das roupas?Acredite se quiser, ele limpa, tira cheiro, tira manchas, amacia, lustra, é natural e custa baratinho. Muitas pessoas descartam a ideia do vinagre nas roupas, por medo destas ficarem cheirando a salada, porém, o amigo vinagre não deixa cheiro e é o grande aliado da limpeza. Confira abaixo as 10 utilidades na lavagem das roupas:

1. Para amaciar as roupas e evitar fiapos, adicione uma xícara de vinagre ao ciclo de lavagem. Na máquina com abertura frontal, coloque na gavetinha de sabão. Na máquina com abertura na parte de cima, coloque o vinagre no início da lavagem.

2. Para remover os odores das roupas adicione uma xícara de vinagre na carga de roupa.

3. Tira cheiro de mofo de roupas velhas ou guardadas há muito tempo. Nesse caso é necessário deixar de molho na água com vinagre por um período de aproximadamente uma hora.

4. Tirar manchas de suor do modo tradicional. Passe uma esponja com uma solução de 15 ml (uma colher de sopa) de vinagre branco para 250 ml de água morna, depois enxague e lave normalmente. Se a peça não puder ser lavada, passe a esponja umedecida com a solução (teste antes a firmeza das cores) e depois lave a seco.

5. Para remover as manchas pré-existentes prepare com uma mistura de três colheres de sopa de vinagre + 2 colheres de sopa de detergente líquido em 4 xícaras de água. Esfregue a mistura na mancha e lave normalmente.

6. Para evitar o desbotamento da cor, adicione uma xícara de vinagre no ciclo da lavagem.

7. Para evitar que uma nova peça de roupa solte tinta, mergulhe-a em algumas xícaras de vinagre (não diluído) por 10 min.

8. Para branquear as roupas sujas, adicione uma xícara de vinagre em 5 xícaras de água. Leve para ferver, retire do fogo, adicione as suas roupas sujas e deixe de molho durante a noite. Em seguida, lave roupas normalmente.

9. A blusa de lã encolheu? Deixe-as de molho em uma solução com uma parte de vinagre para duas partes de água por 25 min. Depois remodele a roupa e deixe secar.

10. Para limpar o interior da máquina, adicione uma xícara vinagre no ciclo de lavagem (sem roupas).

(Fonte: Decoração Fácil)

Agenda Cultural

Feira de Abril do Soleá

O Soleá Tablao Flamenco preparou uma versão especial da Feira de Abril, para os mineiros. O evento tradicional ocorre em Sevilha todos os anos, após a Semana Santa, e conta com festas, comida, música e cultura espanhola. Por isso, entre os dias 04 e 12 de abril, as atrações do Soléa terão preços especiais ou entrada franca. 

Serão nove dias com diversas atividades voltadas para a cultura flamenca como bailes, shows, workshops de dança e música, almoço, comidas e bebidas típicas, decoração especial e tributo a Paco de Lucia. 

Entre os destaques está o bailador Fábio Rodriguez que vem de Madrid para cursos e shows durante este semestre na capital mineira. Ele integrou a Cia de Javier Latorre na Espanha. 

Programação
Sexta-feira, 04 de abril
Abertura - à noite, o Soleá se transformará em uma grande Boate Salsa Sevilla com o diretor da casa e dançarino Reginaldo Jimenez atuando como DJ com uma seleção especial de rumbas e sevillanas. Haverá também show com o grupo Tempero Son Cubano com o melhor de ritmos caribenhos e cubanos. 

Sábado, 05 de abril
Soleá presta homenagem a um dos maiores nomes do flamenco, o violonista Paco de Lucia, morto em fevereiro. A banda Vil Metal convida o violonista espanhol Julio Ramirez e seu grupo Latinamérica e bailarinos convidados para o show em Tributo a Paco de Lucia. 

Domingo, 06 de abril
Às 12h, o Soleá abre seu restaurante para o Almoço Sevillano com cardápio especial, entrada franca e grande show com todos os professores da casa das modalidades flamenco e árabe. 

Quinta-feira, dia 10 de abril
É a vez do violonista Luka La Hara também homenagear Paco de Lucia. Ele sobe ao palco junto com seu grupo Flamenco Fusion e bailaores em uma noite emocionante, visto que Paco é um de suas grandes influências. 

Sexta-feira, dia 11 de abril
Cia Cuerpo Flamenco Soleá se apresenta com seu mais novo espetáculo Cuerpo Y Alma, Fuego y Agua, no palco principal. 

Sábado, dia 12 de abril
Fechando a Feira em grande estilo, a prata da casa, a Cia Ballet Flamenco Soleá sobe no tablado para um primoroso Baile Flamenco. E, por último, com “chave de ouro”, os bailaores Fábio Rodriguez e Reginaldo Jimenez apresentam o número “Flamenco e Flamenkin”, um encontro entre o tradicional e o moderno. 

De segunda a sexta-feira, entre 07 e 11 de abril
Acontecem vários workshops e cursos de diversas modalidades, cuja programação pode ser encontrada no site do Soleá. O público vai aprender diversas práticas de flamenco como Sapateado, Técnicas de Leque, Braço, Corpo, Castanhola, Tribal Fusion, entre outras. 

A programação completa com os cursos e workshops, bem como horários e valores, estão disponíveis no site www.soleastudiodedancaerestaurante.com.


Local
Soleá Tablao Flamenco

Endereço
Rua Sergipe, 1199, Savassi 
Telefone
(31) 3282-2444
(Fonte: Sou BH)

Curiosidade

Conheça sete fronteiras interessantes espalhadas pelo mundo

Que fronteiras são marcos que separam duas nações, você já sabe. Mas será que sabe também como são algumas fronteiras ao redor do mundo? Se você ainda não pode sair por aí à procura da próxima linha que delimita o início e o fim de dois países, o que, aliás, seria uma viagem muito bacana, já pode saber quais são algumas das fronteiras mais interessantes de todas. Confira:

1 – Holanda e Bélgica
A cidade de Baarle é uma confusão só, já que, teoricamente, pertence à Holanda, mas tem 26 espaços que são da Bélgica. Aí fica essa confusão toda e vários tipos de sinalização, como a que você vê na foto acima, para explicar qual parte é da Holanda e qual pertence à Bélgica.


2 – Bélgica, Países Baixos e Alemanha
Esse marco é o ponto que delimita a área dos três países.


3 – Hemisférios Norte e Sul


4 – Brasil e Bolívia
O que separa os dois países é um rio. Na imagem acima você pode ver a área mais clara, que representa o Brasil e o desmatamento da floresta tropical brasileira. A área mais escura é da Bolívia.

5 – Áustria, Hungria e Eslováquia
Olha só que interessante: a divisa dos três territórios é marcada com uma mesinha de piquenique.


6 – Argentina e Chile
É Jesus Cristo, do alto dos Andes, quem separa os dois países.


7 – Noruega e Suécia
Esse caminho na neve, com a ausência de árvores, é o que divide os dois territórios.

(Fonfe: Megacurioso)

Receita

Pasta de azeite

Quer fugir da manteiga e da margarina? Use o azeite temperado com ervas – uma delícia e muito mais saudável!


1. Escolha a ervas aromáticas de sua preferência (sálvia, manjericão, tomilho, alecrim, orégano etc).
2. Se quiser, você pode picá-las bem, ou deixá-las em ramos e folhas maiores. Na foto, as ervas foram finamente picadas.
3. Coloque em bandejas de cubos de gelo (cerca de 2/3 cheio de ervas).
4.  Acrescente o azeite extra-virgem de oliva (tem que ser de boa qualidade!) sobre as ervas até completar a forminha.
5. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Se quiser acelerar o processo, pode colocá-la no congelador.
6. Remova os cubos congelados e armazenar em recipientes. Tal como a margarina, para mantê-los pastosos, é preciso que fiquem na geladeira.
7.  Além de ser um ótimo substituto em pães e biscoitos na hora do café, os cubinhos também podem ser usados em assados, batatas cozidas etc.

Passatempo