Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de julho de 2014

RH Informa

Aniversariantes de Julho


Neste mês, em nosso almoço dos aniversariantes, temos também um motivo especial para festejar: a FUNDAFFEMG comemora os 29 anos do Plano de Saúde. 

Marque em sua agenda:
Dia: 31 de julho
Hora: 12h
Local: Centro de Convivência (3º andar)

Saúde

Viciados em internet: problemas de saúde de quem não fica offline nunca 
Ficar conectado por horas durante o dia e a noite pode prejudicar sua saúde. Conheça os problemas de ficar sempre online e saiba como evitá-los


1- Dores pelo corpo
Exagerar uma ou duas horinhas no tablet ou celular pode não parecer algo tão perigoso a curto prazo, mas se isso vira parte da rotina, pode causar escoliose e tenossinovite (inflamação dos tendões). “Quem sofre mais é o polegar, que acaba fazendo o trabalho de segurar o aparelho, navegar e digitar”, diz Mateus Saito, ortopedista do Instituto Vita, de São Paulo.

Solução
Diminuir a frequência de acesso ao tablet e smartphone é a primeira coisa a ser feita. Dê preferência a um dispositivo fixo na hora de mandar um e-mail, ler ou digitar algo. Para descansar o corpo, faça uma pausa a cada hora, acompanhada por alongamentos de pescoço, braços, pernas e mãos. Agora, se está sentindo algum tipo de dor ou formigamento, coloque gelo nas mãos e coloque uma bolsa de água quente nos músculos. Se a situação não melhorar, marque consulta com um ortopedista.


2- Visão sobrecarregada
Entre os sintomas desse problema estão dores nos olhos e na cabeça, sensação de cansaço, visão turva, olhos secos, vermelhidão e ardor. “As imagens na tela de tablet ou celular são formadas por pequenos pixels, que estão em constante movimento, diferentemente daquelas em papel. Nossos olhos acabam fazendo um esforço extra para focar no digital e isso prejudica a visão”, explica Vicente Vitiello, oftalmologista do hospital São Luiz, de São Paulo. 

Solução
Não ficar encarando a tela do celular ou tablet por muitas horas, nem segurar o aparelho muito perto dos olhos é a regra número um para evitar possíveis problemas. Além disso, é importante ajustar o brilho da tela do celular e do tablet para que ela não fique muito escura e nem muito clara. Tentar sempre ler no ambiente iluminado e descansar a visão a cada 20/30 minutos são outras dicas valiosas. “Ao sentir olhos secos e ardor, use gotas de lágrimas artificiais de 4 a 5 vezes ao dia”, recomenda Vicente.


3- Taquicardia e até depressão
A desatenção e a dependência da internet são os pontos que mais preocupam especialistas. “O nosso cérebro é acostumado a focar em uma tarefa por vez, mas com as novas tecnologias, acaba se concentrando em várias ao mesmo tempo, o que afeta a memória e, em alguns casos, pode levar até o desenvolvimento da doença de Alzheimer”, alerta Tarso Adoni, neurologista do hospital Sírio Libanês, de São Paulo. O vício por estar online, também, tem seus efeitos colaterais graves. Quem passa horas conectado tem mais tendência a sofrer de taquicardia, depressão e ansiedade crônica. Muito tempo em frente a um dispositivo eletrônico causa frequentes dores de cabeça e insônia. “Temos uma forte exposição à luminosidade da tela e um excesso de informação. Isso tudo   dificulta o relaxamento necessário do nosso cérebro” diz o neurologista Álvaro Pentagna, do hospital São Luiz, de São Paulo

Solução
É bom cortar o uso de dispositivos antes de dormir. “Faça do seu sono um ritual calmo, que não pode ser atrapalhado por nada”, aconselha Pentagna. Acha que não consegue resolver seu problema sozinha? Hoje em dia existem vários programas e especialistas que combatem esse tipo de vício. No Hospital das Clínicas de São Paulo, por exemplo, há um grupo formado por psicólogos e psiquiatras que estão abertos a ajudar ou orientar qualquer um que tenha desenvolvido a dependência tecnológica.


Problema extra: prejuízos ao relacionamento
Uma pesquisa de Universidade de Essex, na Inglaterra, mostra que casais que checam as atualizações das redes sociais enquanto estão juntos são menos felizes no relacionamento e na vida sexual do que aqueles que namoram com o celular desligado. Isso acontece porque nossas cabeças ficam poluídas com informações aleatórias. “Temos que nos conectar com outra pessoa fisicamente e não virtualmente. Não vai haver química alguma se a pessoa do seu lado, ao invés de olhar pra você, fica hipnotizada com a tela do smartphone”, diz a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, de São Paulo,

Solução
Use a tecnologia a seu favor. Ao invés de deixar a internet distanciá-la do seu parceiro, aproxime-se mandando um e-mail romântico, uma mensagem picante no WhatsApp ou procurem juntos por produtos eróticos, que sirvam para os dois.

(Fonte: Women's Health)

Nutrição


Agenda Cultural

Gambiólogos 2.0 - a gambiarra nos tempos do digital


De 10 de junho a 17 de agosto, o Oi Futuro recebe a exposição "Gambiólogos 2.0 - a gambiarra nos tempos do digital". Visitação gratuita de terça a sábado, das 11 às 21h; domingos, das 11 às 19h.

O acervo tem mais de 30 obras, divididas em duas galerias. Na principal, cerca de 30 artistas de diversas partes do Brasil e do Mundo - os chamados Gambiólogos - apresentarão obras que utilizam gambiarras, improviso e novos usos de tecnologias antigas como fonte de inspiração. Na galeria 2 (lounge) estará uma instalação work-in-progress do Coletivo Gambiologia, anfitrião do evento. O trio mineiro formado por Fred Paulino, Ganso e Lucas Mafra apresentará parte de seu acervo acumulado desde 2008, além de peças novas que serão construídas diariamente, durante o período da exposição. 

A Gambiologia
Gambiologia é, conforme o próprio neologismo sugere, uma "ciência da gambiarra". A ideia é reconhecer essa habilidade de improvisação que surge espontaneamente do "cidadão comum" – especialmente em países com certa escassez de recursos para as camadas mais pobres da população – como um diferencial criativo e, por que não, estético. A Gambiologia seria, dessa forma, o uso intencional dessas soluções precárias em obras de arte e design, agregando de forma natural questões contemporâneas como o reaproveitamento, a sustentabilidade, o faça-você-mesmo e questionando o próprio uso da tecnologia.

Endereço 
Av. Afonso Pena, 4.001. Mangabeiras

(Fonte: Sou BH)

Mão na massa

Castiçal com rolhas de garrafa de vinho


Reaproveite algumas rolhas de cortiça usadas para fazer um castiçal diferente.
Castiçais são ótimas sugestões de presentes ou lembrancinhas. Também combinam com a decoração de uma mesa de jantar romântico ou com o buffet de casamento.

Você vai precisar
-Rolhas
-Fita de cetim
-Copo de vidro
-Vela
-Cortiça em folha

Montagem
Cloque algumas rolhas de tamanhos semelhantes no entorno do copo que receberá a vela
Com a fita de cetim faça um belo laço amarrando as rolhas
Para finalizar coloque um pedaço de cortiça no fundo que servirá de apoio

(Fonte: Faça você mesmo)

Receita

Massa de Pizza de 2 Ingredientes

Essa receita de massa de pizza é superfácil de fazer e fica muito leve! Em sites americanos eles não adicionam sal, apenas farinha e iogurte grego. Mas como a nossa versão brasileira é levemente adocicada, vale a pena adicionar um pouco de sal. Também é possível fazer com iogurte natural tradicional desde que ele seja bem consistente. 

Essa receita rende um disco de massa pequeno, mas para fazer uma pizza grande, do tamanho das de pizzaria, dobre a receita abaixo.

Ingredientes:
- 1pote de 100g iogurte grego (sabor natural);
- Farinha com fermento até dar ponto (aproximadamente 1 xícara);
- 1 colher rasa (café) de sal.


Misture os ingredientes acima até formar uma bola. Sove por 5 minutos. Cubra com plástico filme e deixe descansar em local abafado (dentro do micro-ondas) por 1 hora. 
Preaqueça o forno em 200º por 15 minutos. Abra a massa sobre uma forma de pizza (não precisa untar). Essa massa é bem maleável, não precisa usar o rolo, você consegue abrir usando apenas as mãos, pressionando sobre a assadeira. Abra a massa o mais fino que conseguir.
Faça furinhos na superfície da massa com um garfo e leve ao forno por 5 minutos para assar levemente. 

Retire a massa do forno (mantenha o forno ligado), espalhe uma camada de molho e a cobertura de sua preferência. Volte ao forno para terminar de assar, apenas o tempo de derreter o queijo e a massa ficar dourada por baixo.
Fica muito boa, gente! Provem!!!

(Fonte: Panelaterapia)

Curiosidade

O tempo passa! Veja o antes e o depois de animais de estimação

Se existe algo inevitável a todos nós, com certeza, é saber que estamos envelhecendo constantemente. Mas não estamos sozinhos nessa jornada, nossos melhores amigos também estão. Uma série de fotos foi feita com esses animais fofos para mostrar como eles eram quando pequeninos e como eles estão agora, passados alguns anos.

Em algumas fotografias você pode ver os donos dos animais em poses semelhantes, deixando evidente o passar do tempo.

Veja esta incrível série de fotografias e emocione-se:










(Fonte: Somente Coisas Legais)

Passatempo