Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de maio de 2014

RH Informa


Funcionamento da FUNDAFFEMG durante os Jogos da Copa

A Gerência de Suporte Operacional (GSO) informa que nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23 de junho), o expediente encerrará a partir das 13h. Para os outros jogos o trabalho será normal.





Cara Nova
Nesta semana, a mamãe Pollyanna veio a FUNDAFFEMG para fazer a inclusão da Rebeca no Plano de Saúde e aproveitou para apresentar esta fofura aos colegas de trabalho. 
Seja bem vinda, Rebeca!


Saúde

Aprenda a identificar os diversos tipos de dor de cabeça
Engana-se quem pensa que dor de cabeça é tudo igual. Estima-se que existam mais de 50 tipos. Descubra qual é o seu tormento.

Enxaqueca
O que é? 
Doença crônica que afeta 20% das mulheres e se caracteriza por crises repetidas de dor de cabeça.

Como é a dor? 
Envolve só metade da cabeça, piora com qualquer atividade física e está frequentemente associada a náusea, vômitos e sensibilidade a luz e sons. "Minutos antes, um conjunto de sintomas neurológicos, conhecido por aura, costuma surgir", diz o neurologista Custódio Michailowsky. A aura visual é a mais comum e provoca flashes de luz e falhas no campo visual.

O que a provoca?
Estresse, sono prolongado, jejum, traumas cranianos, ingestão de certos alimentos, como chocolate, leite, laranja ou comidas gordurosas, uso de medicamentos vasodilatadores, exposição a ruídos altos, odores fortes e a queda dos níveis hormonais, que ocorre antes da menstruação, são alguns fatores.

Tratamento
As crises leves se resolvem com sono e repouso. Já as moderadas e graves são tratadas com medicamentos, às vezes até preventivos.

Cefaleia tensional
O que é? 
É provocada pela tensão muscular ou problemas de fluxo sanguíneo. É bastante comum, mas a dor não costuma ser muito intensa. Estima-se que 86% das mulheres tenham esse tipo de dor.

Como é a dor?
Uma sensação de aperto, pressão ou peso. A parte de trás da cabeça costuma concentrar a dor.

O que a provoca?
Está associada a ansiedade, depressão, alterações emocionais, estresse e tensão. "A correria do dia a dia e até uma noite maldormida podem desencadear uma crise", diz Michailowsky.

Tratamento
Normalmente são indicados analgésicos comuns ou anti-inflamatórios, conforme o caso. Para a forma crônica são utilizados medicamentos preventivos.

Cefaleia em salvas
O que é?
Acredita-se que tenha origem no hipotálamo, região do cérebro responsável por mecanismos vitais, como o controle do sono. Não é tão comum. Os homens são os mais afetados.

Como é a dor?
É intensa em um dos lados da cabeça, geralmente no fundo dos olhos. A crise, que normalmente ocorre à noite, dura até três horas. Pode ser acompanhada de lacrimejamento, congestão nasal e queda da pálpebra. "É uma dor bastante forte, que surge de maneira repentina, sem apresentar sinais, e que incapacita a pessoa", afirma Michailowsky.

O que a provoca?
Ainda não se sabe exatamente a causa.

Tratamento
Remédios preventivos. Na crise, os médicos indicam sublinguais, injetáveis e até o uso de oxigênio.

A dor como sintoma

Além dos três tipos anteriores, chamados cefaleias primárias, existem as cefaleias secundárias, que ocorrem quando a dor de cabeça é sintoma de uma doença ou problema, como meningite, tumores, ressaca alcoólica e febres causadas por gripes. Aqui vão alguns sinais de que a sua dor de cabeça pode ser parte de outro problema maior:

· É a primeira ou a pior dor de cabeça da vida.
· Há mudanças de características da dor já existente.
· É uma dor que progride em intensidade e frequência rapidamente.
· Só ocorre durante tosse, atividade sexual ou esforço físico.
· Vem acompanhada de febre, rigidez na nuca, convulsões, desequilíbrio.

(Fonte: Viva Mais)

Nutrição




Mão na massa

Cartões originais!

Ideias para expressar sua amizade ou amor de uma forma criativa!







Agenda Cultural

FIC - Festival Internacional de Corais

A capital mineira sedia até o dia 01 de junho mais uma edição do FIC - Festival Internacional de Corais. A programação do festival acontece em vários espaços de Belo Horizonte, região metropolitana e em algumas cidades históricas. 

A abertura do festival aconteceu na Esplanada do Mineirão, no sábado, dia 17 de maio, com mais de 500 vozes que cantarão a música tema deste ano. Intitulada Garrinchas e Manés, que retrata a paixão do povo brasileiro pelo futebol. A canção foi criada pelos compositores mineiros Leonardo Cunha, Fernando Brant, Márcio Borges, Murilo Antunes e Ronaldo Bastos. 

FIC - Festival Internacional de Corais
O objetivo do festival é envolver as comunidades e difundir o Canto Coral. O evento ocorre anualmente, em diversos locais de Belo Horizonte. Participam vários corais, que entoam canções criando uma atmosfera de alegria e encantamento. 

Em sua décima segunda edição, o FIC conta com quase 100 corais nacionais e internacionais. Cerca de três mil coralistas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, cantam ao lado artistas renomados. As apresentações acontecem em 40 locais de 07 cidades (Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Lavras, Ouro Preto, Pedro Leopoldo e Nova Era). Todas as apresentações são gratuitas.

A programação completa e horários das apresentações, no www.festivaldecorais.com.br


'Bonequinha de luxo' volta às telonas em BH: shoppings da capital reprisam clássicos do cinema

Reexibições de filmes consagrados, como 'Pulp fiction' e 'Laranja mecânica', vão de 31 de maio a 9 de julho

Seja por saudade dos embalos de sábado à noite ou pela vontade de regressar aos tempos da brilhantina, não é de se admirar que alguns frequentadores dos cinemas de shoppings sintam falta dos clássicos.

Com a maioria das salas tomada por comédias nacionais ou super-heróis norte-americanos, a rede Cinemark reservou espaço para os saudosistas: a partir do próximo dia 31, filmes como 'Taxi driver', 'Bonequinha de luxo' e 'Laranja mecânica' chegam a três dos cinemas mais frequentados de Belo Horizonte.

A mostra "Clássicos Cinemark" leva filmes de outras épocas a salas do Patio Savassi, BH Shopping e Diamond Mall, com ingressos a R$ 14 e R$ 7 (meia-entrada). Por despertarem menos interesse que os lançamentos, sessões de obras consagradas acontecem em dias e horários bastante específicos: aos sábados (23h55), domingos (12h30) e às quartas (19h30). O projeto se estende a cerca de 30 unidades da rede de cinemas em todo o país, com catálogo inicial de seis títulos.

Confira a programação da mostra "Clássicos Cinemark":

'Taxi driver' (1976), de Martin Scorsese, com Robert De Niro e Cybill Shepherd: 31 de maio, 1º e 4 de junho. 

'Pulp fiction' (1994), de Quentin Tarantino, com John Travolta, Samuel L. Jackson e Uma Thurman: 7, 8 e 11 de junho. 

'Laranja mecânica' (1971), de Stanley Kubrick, com Malcolm McDowell: 14, 15 e 18 de junho. 

'Os embalos de sábado à noite' (1977), de John Badham: 21, 22 e 25 de junho.

'Grease - Nos tempos da brilhantina' (1978), com John Travolta e Olivia Newton-John: 28 e 29 de junho, 2 de julho.

'Bonequinha de luxo' (1961), de Blake Edwards, com Audrey Hepburn: 5, 6 e 9 de julho.

(Fonte: Estado de Minas)

Receita

Ketchup Caseiro


Menos conservantes e produtos químicos, faça seu próprio ketchup e delicie-se nos lanches, petiscos, sanduíches e muito mais.

Ingredientes
1 lata grande de extrato de tomates (o ideal é ser o Elefante, que é mais concentrado)
1 lata (mesma medida) de vinagre tinto
1 lata de açúcar
1 colherinha de sal

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e está pronto! Fácil, né?!

Dica
Pode acrescentar: molho inglês, pimenta, mostarda, etc.

(Fonte: Receitas de Mãe)

Curiosidade

Por que as pessoas choram ao descascar cebola?

O que faz a gente chorar são os gases que a cebola libera na hora em que alguém passa a faca no vegetal. Em contato com a água dos olhos, eles reagem e formam um ácido que irrita o globo ocular. Aí, para se livrar do incômodo, o organismo contra-ataca, produzindo um rio de lágrimas. Para evitar o aguaceiro, vale cortar as cebolas ao lado de um ventilador, evitando que os gases cheguem perto da visão, ou ainda molhá-las para que o ácido se forme antes de chegar aos olhos. Mas com uma mãozinha da ciência, esse martírio pode acabar. Em outubro de 2002, cientistas japoneses descobriram uma enzima na cebola que estaria envolvida na produção do tal gás irritante. O desafio é produzir um vegetal geneticamente modificado, sem essa enzima.

Refogando em lágrimas
Vegetal libera um gás que irrita os olhos e gera o aguaceiro

1. Quando a gente corta a cebola, algumas células do vegetal se rompem e deixam escapar uma série de compostos. Um deles, formado principalmente por enxofre, é que dispara o rio de lágrimas

2. Na atmosfera, esse composto de enxofre vira gás e se espalha pelo ambiente. Quando entra em contato com a água dos olhos, ele forma uma espécie de ácido sulfúrico (H2SO4), um gás que irrita os olhos

3. Para se livrar do ácido sulfúrico, o organismo reage. As glândulas lacrimais são estimuladas e produzem lágrimas para lavar o globo ocular. No fim da choradeira, o olho está limpo de novo.

(Fonte: Mundo Estranho)

Passatempo