Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mudanças no Organograma da FUNDAFFEMG

Na tarde da última terça, dia 3 de setembro, a diretoria da FUNDAFFEMG apresentou aos funcionários o plano de ação para o triênio 2013-2016 e a nova estrutura organizacional da Fundação.

A partir de agora, a FUNDAFFEMG conta com a Coordenadoria de Informações e Projetos Estratégicos, sob responsabilidade de Sandra Maria Veiga, que passa a ser responsável pelo Núcleo de Informação e Tecnologia (NIT), os Projetos Estratégicos e o Relacionamento com a Agência Nacional da Saúde (ANS).

O setor de consultórios, ligados à Coordenadoria Técnica, passa a receber a nomenclatura de Centro de Promoção da Saúde e tem o papel de reunir o atendimento e acompanhamento de consultas como também a participação da equipe multidisciplinar para elaboração de programas de prevenção de doenças e promoção da saúde. Esta coordenadoria abrange ainda e a coordenação médica a auditoria técnica médica e enfermagem. A equipe continua sob responsabilidade técnica da Dra Regina Celi, já a equipe do Centro de Promoção da Saúde está subordinada administrativamente à gerente Shirlem.

Fátima Taher passa a se dedicar ao Credenciamento - Gestão da Rede, à Auditoria de Controles Internos e à Assessoria da Diretoria. A Gerência de Saúde recebe o setor de atendimento integrado, composto pelo Fundatende, atendimento eletrônico Fale Conosco, atendimento da recepção e consultórios. Continuam nesta gerência os setores de autorização de procedimentos, processamentos de contas e Promoção e Prevenção.

O setor de comunicação passa a integrar a Gerência de Suporte Operacional, sob responsabilidade de Egirlane, que é composta ainda pelos setores de cadastro/contas a receber, financeiro, administrativo, RH, além das áreas terceirizadas (jurídico, contabilidade e auditoria contábil e atuarial).  


É importante lembrar que essas mudanças fazem parte de um organograma provisório até a implantação do Projeto Gestão da Rede e da TISS 3.0.

FUNDAFFEMG se prepara para a TISS 3.0

Na manhã desta sexta, os funcionários da FUNDAFFEMG passaram por um treinamento ministrado pela Coordenadora de Informações e Projetos Estratégicos, Sandra Veiga, sobre o processo de implantação da Troca de Informações da Saúde Suplementar (TISS 3.0). As alterações atendem à resolução normativa nº 305 da ANS, que determina a obrigatoriedade da utilização desse sistema a partir de 1º de dezembro de 2013.

A TISS 3.0 tem como objetivo estabelecer o Padrão de Troca de Informação na Saúde Suplementar, no que diz respeito aos dados de atenção à saúde dos beneficiários de Plano Privado de Assistência à Saúde. De acordo com esse padrão, o sistema vai integrar os agentes de troca de dados que são ANS, Prestador, Operadora e Beneficiário.


Essa reestruturação passa não somente por uma mudança no sistema, nas também no plano de trabalho, uma vez que a TISS 3.0 vai alterar vários processos em diferentes setores. A equipe responsável por esta implantação conta com a coordenação de Sandra Veiga, além dos colaboradores Débora Beatriz, Zilma, Karina e Marcelo. Outras áreas poderão ser solicitadas ao longo do processo.

Convite


RH Informa

Cara Nova


Dra. Hortência - Médica Auditora
Coordenadoria Técnica




Débora Beatriz - Analista de Negócios
Coordenadoria de Informações e Projetos estratégicos


Nutrição

Quais as diferenças entre manteiga, margarina e creme vegetal?

“Como escolher? Me parecem ser todas iguais!”

No supermercado, estão juntas normalmente na mesma sessão – o que pode causar confusão. Além disso, as embalagens costumam ser muito semelhantes – o que faz com que as diferenças passem ainda mais despercebidas. Mas, sim, diferente do que muitos pensam, existem diferenças entre a manteiga, margarina e o creme vegetal. Cada um dos produtos tem uma quantidade e tipo de gordura diferente.

Para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, apresentamos no artigo de hoje as principais diferenças entre a margarina, a manteiga e o creme vegetal. Assim você saberá fazer a escolha correta na próxima vez que for ao supermercado. Confira abaixo!

Quais são as principais diferenças?

Manteiga:
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura. É um alimento com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e calorias, pelo que é recomendável em doses moderadas para desportistas ou pessoas que tenham um grande consumo energético. Atendendo às condições especiais de saúde, é possível consumir manteiga e ter uma dieta saudável e equilibrada, ela é de fácil digestão apesar do alto conteúdo de gordura. Não é recomendado o consumo a pessoas com colesterol elevado (hipercolesterolemia). Tipos de manteiga: existem manteigas com vários teores de gordura láctea também com e sem sal.

Margarina:
É um produto gorduroso em emulsão estável com leite ou seus constituintes ou derivados, e por óleo ou gordura vegetal, destinados à alimentação humana (sendo mais indicada para o uso culinário, no preparo de bolos e massas) com cheiro e sabor característico. Segunda a ANVISA o teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%. Qualquer produto identificado como “margarina” em seu rótulo ou no rótulo de produtos que a contém, contém leite ou algum de seus derivados, obrigatoriamente.
Atualmente ainda existem algumas margarinas com gordura trans, mas a maioria delas já não a apresenta mais em sua formulação (verifique no rótulo). Margarina feita à base de óleo de dendê não necessita de hidrogenação, sendo livre de gorduras trans.

Creme vegetal:
É preparado unicamente com gorduras vegetais, segundo a ANVISA tem o teor de gordura entre 42 e 68%, muito menor que as manteigas e margarinas. Se você quer ou necessita emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão ou utilizar na cozinha.


Qual é a mais saudável?

Manteiga:
Já existem versões indicadas para cada utilização, cozinha ou mesa, mas se a escolha é para um ou uma desportista, ou para quem queima muitas calorias e não tem restrições à utilização de manteiga ou leite, pode utilizá-la moderadamente devido aos altos teores de gordura saturada, calorias e possui colesterol.

Margarina:
É preparada com base em gordura vegetal, com um pouco de gordura láctea ou animal (até 3%), possui alto teor de calorias gordura insaturada e baixo teor de gordura saturada, zero de colesterol.

Creme vegetal:
É livre de gordura animal, é feito apenas com gorduras vegetais, tem baixo teor de calorias, gordura saturada, zero colesterol. É rico em ômega 3 e 6, vitaminas A e E, pode ser consumido sem problemas, pois possui gordura insaturada, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. Existem versões culinárias.

Quanto consumir por dia?

Manteiga:
Para quem não possui restrições devido ao colesterol ou leite pode consumir uma colher de sopa rasa por dia.

Margarina:
Para quem não possui restrições ao leite pode consumir uma colher de sopa rasa por dia.

Creme vegetal:
Pode-se consumir uma colher de sopa rasa por dia.

(Fonte: Guloso e Saudável)

Receita

Pão de Banana

Mas é pão e de banana? Sim é pão de banana, também conhecido por banana bread, é uma receita simples, sem nenhuma dificuldade, rápida de fazer bastam 10 minutos mais aproximadamente tempo de forno 40 minutos, saborosa é ótima como pão, ou como bolo, perfeita para acompanhar um cafezinho.

O banana bread não é daquelas receitas que só fazemos quando as bananas estão maduras, é sim daquelas receitas saudáveis que saímos para comprar bananas, pois queremos saborear o delicioso pão ou bolo.

Ingredientes
2 Bananas-nanica;
3/4 xícara Creme vegetal sem sal;
1/2 xícara de Açúcar light;
1/4 colher de chá de Sal;
2 ovos;
1 colher de chá baunilha (essência);
1 1/2 xícaras de farinha de trigo branca;
1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo
Unte uma forma de bolo inglês com creme vegetal e farinha de trigo.
Preaqueça o forno a 160ºC.
Amasse bem as bananas e reserve.
Na batedeira coloque o creme vegetal, o açúcar e bata até formar um creme, junte os ovos um a um, as bananas e a baunilha. Misture a farinha peneirada com o fermento e acrescente à massa, sem parar de bater.
Coloque a massa na forma e asse por cerca de 40 minutos.
Tire do forno o pão de banana e deixe esfriar,
Desenforme morno o pão.


(Fonte: Guloso e Saudável)

Passatempo




PRE-PA-RA

Placar 



Desafio – Música de Novela

Nesta semana, as equipes provaram que gostam de futebol, agora o desafio é saber se gostam de outra paixão nacional: as novelas!

Bem, toda novela que vira sucesso é composta por uma boa história, bons personagens e uma trilha sonora bombante, não é verdade? Então prepare sua memória musical, pois selecionamos seis trechos (aproximadamente 1 minuto) de músicas que se tornaram sucesso, principalmente, porque foram temas de novelas e dos personagens da novela. Porém, esses seis trechos foram gravados de traz para frente, no melhor “estilo qual é a música do programa Silvio Santos”, lembram dessa brincadeira, pois é, ela é o desafio dessa semana.
- Para ganhar 15 pontos, a Equipe precisa enviar para o e-mail: tudojuntoemisturado@affemg.com.br, as seguintes informações referentes aos seis trechos selecionados que estão disponíveis neste endereço:

http://goo.gl/I1xP83


-nome da música

-nome do intérprete, ou seja, de quem canta a música.

*Caso seja um grupo musical, vamos aceitar o nome do conjunto. Exemplo: Vamos supor que a música seja “Flores”, cantada pelo grupo Titãs, vale responder:

Nome da música: Flores

Intérprete: Titãs
- Para ganhar 20 pontos, a Equipe deve enviar, além do nome da música e do intérprete, as seguintes informações sobre cada trecho: 
Música 1: 
1)Essa música foi tema de abertura de qual novela?
2) Em que ano essa novela foi exibida?
Música 2: 
1)Essa música fez parte da trilha sonora de qual novela?
2)Em que ano a novela foi exibida?
3) Ela era tema de qual personagem? (Colocar o nome do personagem e do ator que interpretou o personagem, Ex. Viúva Porcina – Regina Duarte). 

Música 3:
1) Essa música fez parte da trilha sonora de qual novela?
2) Em que ano ela foi exibida?
3) Ela era tema de qual personagem? (Colocar o nome do personagem e do ator)

Música 4:
1) Essa música fez parte da trilha sonora de qual novela?
2) Em que ano ela foi exibida?
3) Ela era tema de qual personagem? (Colocar o nome do personagem e do ator). 

Música 5
1) Essa música fez parte da trilha sonora de qual novela?
2) Em que ano ela foi exibida?
3) Ela era tema de qual personagem? (Colocar o nome do personagem e do ator) 

Música 6
1) Essa música fez parte da trilha sonora de qual novela?
2) Em que ano ela foi exibida?
3) Ela era tema de quais personagens? (Colocar os nomes dos personagens e dos atores). 
Regras: 
1) Podem participar desse desafio todos os membros das equipes, inclusive o pessoal das Regionais. Aliás, vocês fazem a diferença para muitas equipes, viu colegas das Regionais, bora participar!!!
2) As respostas, tanto para a tarefa valendo 15 pontos como para a valendo 20 pontos, devem ser enviadas para o e-mail: tudojuntoemisturado@affemg.com.br. Favor enviar para esse e-mail somente as respostas completas, esse e-mail não é uma lista de discussão entre as equipes, mas sim, um canal de recebimento das respostas para que possamos pontuar a equipe vencedora. Para discutir e debater sobre o DESAFIO, as equipes devem criar seus próprios canais de discussão. 
3) A equipe vencedora será aquela que PRIMEIRO enviar a mensagem com as respostas CORRETAS. (Uma mesma equipe pode ganhar até 35 pontos, caso ela consiga enviar corretamente as respostas pedidas na tarefa valendo 15 e na valendo 20. Ou seja, uma resposta correta NÃO exclui a participação na outra tarefa de maior valor.)
4) Para decifrar o DESAFIO, os membros das equipes vão poder acessar de casa, durante o fim de semana, o blog do Acontece, pelo endereço: (COLOCAR O BLOG)
5) Esse DESAFIO (no valor de 15 ou 20 pontos) será válido até às 23h59min do dia 12 de setembro, se até essa data, as equipes não enviarem as mensagens com as respostas, nenhuma delas marcará ponto e o desafio será novamente aplicado em 19 de outubro, dia da nossa gincana.