Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Feliz Dia dos Pais


RH Informa

FUNDAFFEMG comemora o Dia dos Pais


O Dia dos mais começou mais cedo na Fundaffemg! Nossos funcionários que já são papais receberam uma pequena homenagem para lembrar esta data especial. Confira as fotos:









Plano de Saúde Agros visita a FUNDAFFEMG

No último dia 8, a FUNDAFFEMG recebeu a visita do Instituto UFV de Seguridade Social (AGROS). Com 16 mil usuários atendidos em Viçosa, as representantes do Plano de Saúde vieram buscar informações sobre como funciona nosso programa de atendimento domiciliário.


Saúde

Sete dores que não devem ser menosprezadas

Elas avisam: algo está errado. Mas preferimos pensar que vão passar depressa a procurar um médico. É aí que muitas vezes damos de cara com o perigo. Saiba como escapar de um engano


Dor de cabeça 
Dos 10 aos 50 anos, ela geralmente é causada por alterações na visão ou nos hormônios — esta, mais comum entre as mulheres. E esses são justamente os casos em que a automedicação aumenta o tormento. Isso porque, quando mal usado, o analgésico transforma uma dorzinha esporádica em diária. Acima dos 50 anos, as dores de cabeça merecem ainda mais atenção: é que podem estar relacionadas à hipertensão. 

Dor de garganta 
Costuma ser causada pela amigdalite de origem bacteriana ou viral. Se não for tratada, a amigdalite bacteriana pode exigir até cirurgia. A do tipo viral baixa a imunidade e, em 10% dos casos, vira bacteriana. Se a dor parece nunca ir embora, abra os olhos: certos tumores no pescoço também incomodam e podem ser confundidos, pelos leigos, como simples infecções. 

Dor no peito
Quando o coração padece, a dor é capaz de se espalhar na direção do estômago, do maxilar inferior, das costas e dos braços. Em geral, isso acontece quando o músculo cardíaco recebe menos sangue devido a um entupimento das artérias. A sensação no peito é como a de um dedo apertado por um elástico. E piora com o estresse e o esforço físico. Não dá para marcar bobeira em casos assim: o rápido diagnóstico pode salvar a vida.

Dor nas pernas 
Muita gente não hesita em culpar as varizes — às vezes injustamente. A causa pode ser outra. Uma artrose, por exemplo, provoca fortes dores nos pés e nos joelhos. Se não for tratada, piora até um ponto quase sem retorno. Em outros indivíduos a dor vem das pisadas. É quando há um erro na posição dos pés ou se usam calçados inadequados. Sem contar doenças como hipotireoidismo e diabete, que afetam a circulação nos membros. Há medicamentos específicos para resolver a dor nesses casos.


Dor abdominal 
Uma dica: o importante é saber onde começa. Uma inflamação da vesícula biliar começa no lado direito da barriga, mas tende a se irradiar para as costas e os ombros. Contar esse trajeto ao médico faz diferença. Se a pessoa não for socorrida, podem surgir perfurações nessa bolsa que guarda a bile fabricada no fígado, diz o cirurgião Heinz Konrad. Nas mulheres, cólicas constantes — insuportáveis no período menstrual — levantam a suspeita de uma endometriose, quando o revestimento interno do útero cresce e invade outros órgãos. 


Dor nas costas 
A má postura e o esforço físico podem machucar a coluna lombar. É uma dor diária, causada pelo desgaste físico e pelo sedentarismo. Conviver com o tormento? Essa é a pior saída. A dor nas costas, além de minar a qualidade de vida, pode escamotear o câncer no pâncreas também. No caso desse tumor, surge uma dor lenta e progressiva. Por precaução, aprenda que a dor nas costas que não some em dois dias sempre é motivo de visitar o médico. 

Dor no corpo 
Se ele vive moído, atenção às suas emoções. A depressão, por exemplo, não raro desencadeia um mal-estar que vai da cabeça aos pés. O que dá as caras no físico é o resultado da dor psicológica. Quem tem dores constantes aparentemente sem causa e que vive triste, pessimista, sem ver prazer nas coisas nem conseguir se concentrar direito pode apostar em problemas de ordem emocional.

Fonte: Revista Saúde

Utilidade Pública

Mais de 40 bairros de BH vão ficar sem água no sábado
O fornecimento será interrompido para remanejamento de uma válvula borboleta de 600 milímetros de diâmetro

O fornecimento de água de alguns bairros de Belo Horizonte será interrompido a partir da 5h do próximo sábado (10) para remanejamento de uma válvula borboleta de 600 milímetros de diâmetro, localizada na Rua Sabrina Ferreira de Oliveira, esquina com Avenida Antônio Lunardi, no Barreiro.
A normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, no decorrer da noite desse mesmo dia.
Bairros que terão o abastecimento interrompido:
Araguaia, Barreiro, Barreiro de Baixo, Barreiro de Cima, Betânia, Bonsucesso, Brasil Industrial, Buritis, Cardoso, Cinquentenário, Conjunto Ademar Machado, Conjunto Betânia, Conjunto Bonsucesso, Conjunto Flávio de Oliveira, Conjunto Pongelupe, Conjunto Santa Maria, das Indústrias, das Mansões, Diamante, Distrito Industrial do Jatobá, Estoril, Estrela Dalva, Flávio Marques Lisboa, Havaí, Jardim América, Marajó, Milionários, Nova Barroca, Novo das Indústrias, Palmeiras, Parque São José, Salgado Filho, Santa Helena, Santa Lúcia, São Bento, Solar, Teixeira Dias, Vila Cemig, Vila Pinho, Urucúia  e Serra do José Vieira.


Fonte: Portal Sou BH

Comportamento

10 coisas que pessoas felizes fazem diferente 

Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que escolhem ser felizes e aquelas que optam por ser infelizes. Ao contrário da crença popular, a felicidade não vem da fama, da fortuna ou de bens materiais. A pessoa mais rica do mundo pode estar miseravelmente infeliz, enquanto um sem-teto pode estar sorrindo e contente com a sua vida. As pessoas felizes têm uma visão positiva da vida e permanecem em paz com elas mesmas.
A questão é: como elas fazem isso? É muito simples. As pessoas felizes têm hábitos que melhoram suas vidas e se comportam de maneira diferente. Pergunte a uma pessoa feliz e ela vai dizer: 

1. Não guarde rancor.
As pessoas felizes entendem que é melhor perdoar e esquecer que deixar que sentimentos negativos as dominem. Guardar rancor é prejudicial e pode causar depressão, ansiedade e estresse. Por que deixar que uma ofensa de alguém exerça algum poder sobre você? Se você esquecer os seus rancores, vai ganhar uma consciência clara e energia suficiente para apreciar as coisas boas da vida. 

2. Trate a todos com bondade.
Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Ser altruísta faz seu cérebro produzir serotonina, um hormônio que diminui a tensão e eleva o seu espírito. Tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito permite que você construa relacionamentos mais fortes. 

3. Fale bem dos outros.
Ser bom é melhor que ser mau. Fofocar pode até ser divertido, mas, geralmente, deixa você se sentindo culpado e ressentido. Dizer coisas agradáveis sobre as pessoas leva você a pensar positivo e a não se preocupar em julgá-las.

4. Não se compare aos outros.
Todos têm seu próprio ritmo. Então, por que se comparar aos outros? Pensar ser melhor que outra pessoa leva a um sentimento de superioridade não muito saudável e, se pensar o contrário, acabará se sentindo inferior. Então, concentre-se em seu próprio progresso. 

5. Aproveite seu tempo para ouvir.
Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais você ouve, mais conteúdo você absorve. 

6. Cultive relacionamentos sociais.
Uma pessoa só é uma pessoa infeliz. Pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Sempre tenha tempo para encontrar e falar com sua família e amigos. 

7. Coma bem. 
Tudo o que você come afeta diretamente a capacidade de seu corpo produzir hormônios, o que vai definir seu humor, energia e enfoque mental. Certifique-se de comer alimentos que vão manter seu corpo saudável e em boa forma e sua mente mais tranquila. 

8. Faça exercícios.
Estudos têm mostrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade e autoestima e produz a sensação de autorrealização. 

9. Diga a verdade. 
Mentir corrói a sua autoestima e o torna antipático. A verdade sempre liberta. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca se desculpe por isso. 

10. Estabeleça o controle pessoal.
As pessoas felizes têm a capacidade de escolher seus próprios destinos. Elas não deixam os outros dizerem como devem viver suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e aumenta a autoestima.

Dicas para o fim de semana

2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais


2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais CompartilheFacebookTwitterEntre os dias 09 e 18 de agosto, a capital mineira sedia mais uma edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, um dos principais eventos literários nacionais que promove a democratização do acesso de crianças e adolescentes ao universo do livro.Em sua segunda edição, o evento oferece, na Serraria Souza Pinto, uma programação variada, formada por lançamentos, palestras, debates, narração de histórias, teatros, shows, cinema entre outras atividades que prometem atrair o público para a magia literária. Horário de visitação: de segunda a sexta, de 8h30h às 21h e, aos sábados e domingos, de 10h às 21h. Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais

Com o objetivo de reforçar a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura nesta idade, o evento pretende alcançar cada vez mais o público de crianças e jovens com interesse pela leitura.A idéia é também promover uma discussão a cerca do assunto abordando aspectos da leitura sob o foco da literatura para este público. Na oportunidade, memórias, polêmicas e os diálogos literários serão trazidos em diversas formas, desde palestras a espetáculos teatrais.Valores de entrada: R$5 (inteira) e R$2 (meia-entrada).Observação: Para os profissionais do setor de educação a entrada é gratuita, basta apresentar comprovante de vínculo.Outras informações e programação no site: www.salaodolivro.com.br.

Festival Palco Giratório apresenta 16 espetáculos em BH em agosto

Cena da peça "O Filho Eterno"
Belo Horizonte recebe a 16ª edição do Festival Palco Giratório. Pela segunda vez na capital mineira, o evento conta em 2013 com 16 espetáculos, quatro oficinas e três pensamentos giratórios (encontros entre artistas e público), em diferentes teatros da cidade até 24 de agosto.

A abertura do Palco Giratório 2013 acontece a partir das 20h da segunda, no Grande Teatro do Sesc Palladium, com a apresentação do espetáculo "O Filho Eterno", da cia Atores de Laura, do Rio de Janeiro.

Inspirada no livro homônimo de Cristóvão Tezza, a peça mostra as limitações, decepções e emoções de um pai frente a chega de um filho com síndrome de Down. Todos as peças do festival têm entrada gratuita, com retirada de ingressos 2h antes para eventos no Sesc Palladium e 1h em demais espaços.

As oficinas gratuitas em Belo Horizonte serão ministradas pelos grupos Núcleo Ás de Paus (Londrinha/PR), Trupe de Truões (Uberlândia/ MG), SerTão Teatro Infinito Cia (Goiânia/ GO) e Companhia Rústica (Porto Alegre/RS).

Além de Belo Horizonte, o Palco Giratório apresenta espetáculos e atividades formativas em outras cinco cidades do interior do estado: Sete Lagoas, Araxá, Juiz de Fora, Almenara e Poços de Caldas.

A programação completa está disponível no site do Sesc MG.

Serviço
Abertura do Festival Palco Giratório – Espetáculo "O Filho Eterno"
Quando: segunda (5), às 20h
Onde: Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro)
Quanto: entrada gratuita com retirada de ingressos 2h antes do espetáculo (sujeito à lotação)
Vendas: bilheteria do teatro e www.ingresso.com.br

Mais informações: (31) 3279-1500

Receita


Macarrão de Panela de Pressão

Ingredientes

1 pacote (500gr) macarrão fusilli (use massa curta de preferência penne e fusilli)
2 linguiças calabresas picadas
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
2 cubos de caldo de carne
150g de bacon picadinhos
2 sachês de molho de tomate pronto
1 caixinha de creme de leite
Cheiro verde picadinho
Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto
Água

Como fazer

1. Numa panela de pressão coloque o bacon e frite bem, junte e linguiça calabresa e deixe fritar também;
2. Adicione o alho e depois a cebola, refogue bem;
3. Junte o cheiro-verde, a pimenta-do-reino e o orégano, mexa;
4. Junte o caldo de carne, o molho de tomate, o creme de leite e um pouco de água, misture bem e acerte o sal;
5. Coloque o macarrão cru e cubra com água (até que cubra e passe 1 cm aproximadamente) e misture bem;
6. Feche a panela de pressão;
7. Conte 3 minutos após pegar pressão;
8. Desligue o fogo, deixe sair a pressão, abra e mexa bem;
9. Se for necessário, deixe mais um pouco no fogo para secar, mas lembre que conforme ele esfria, ele seca naturalmente;
10. Sirva com queijo ralado de sua preferência ;

Dica Saudável
Para uma versão mais light, substitua o macarrão normal pelo integral. O bacon e a linguiça podem ser trocados por peito de frango picado em cubos. Capriche nos temperos verdes e dispense o caldo de carne. Prefira o creme de leite light.

Curiosidade

Na hora de tirar uma foto, o ângulo, o tempo, a luz contam muito. Mas imprevistos podem acontecer e os resultados são surpreendentes!!!







Passatempo