Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

RH Informa

Cara Nova

Damos as boas vindas às novas colegas de trabalho Genislene, colaboradora do Setor de Processamento de Contas, e Franciene, do Setor de Comunicação.


Saúde

Proteja-se da Conjuntivite


O clima seco e frio proporciona melhor ambiente para vírus e bactérias. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os atendimentos na oftalmologia aumentam cerca de 25% nesta época do ano. As principais causas são conjuntivite, alergias e olho seco. No ápice da secura, a conjuntivite pode até virar epidemia. Quem mais sofre são as pessoas alérgicas. A Organização Mundial de Saúde estima que 57 milhões de brasileiros tenham algum tipo de alergia. 



Nutrição

Reeducar o cérebro a desejar apenas alimentos saudáveis é possível, indica estudo
Nova pesquisa mostra que o cérebro pode ser treinado para preferir comida saudável ao invés de alimentos prejudiciais

Cientistas da Tufts University School of Medicine estudaram um grupo de 13 pessoas acima do peso e obesas. Oito dos participantes faziam parte do programa de emagrecimento, em que consumiam alimentos com alta quantidade de fibras e proteínas e pouco carboidrato. Os outros cinco adultos não seguiam uma dieta especial.

A dieta foi elaborada pensando no bem-estar dos participantes, que poderiam ficar irritados e irem atrás de alimentos nem um pouco saudáveis.

Desde o início do estudo e nos seis meses seguintes, os participantes tinham seus cérebros escaneados por meio da ressonância magnética. Os resultados mostraram que a região central do cérebro foi alterada em quem havia participado do programa de perda de peso. Quando mostradas fotos de comidas saudáveis e de baixa caloria, elas provocavam uma reação maior do que as imagens de comidas calóricas.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta indica a vontade de se alimentar com comidas saudáveis e que o cérebro pode aprender a gostar de alimentos que fazem bem à saúde.

Alterar os hábitos alimentares e mantê-los durante um tempo reeduca o cérebro, de forma a sentir atração por alimentos benéficos à saúde.

(Fonte: Blog da Saúde)

Agenda Cultural

Natura Musical 2014 - Praça da Estação

BH será tomada por boa música na tarde de domingo, 14 de setembro, em mais uma edição do Festival Natura Musical. Serão 12 horas de programação simultânea, em palcos montados nas praças da Liberdade, Estação e JK. A entrada é franca, com retirada de ingressos a partir de 9 de setembro (dois ingressos por pessoa)


Na Praça da Estação, atrações como Ney Matogrosso, Elba Ramalho e Arnaldo Antunes comandam a festa, a partir das 14h.

Veja o restante da programação abaixo:

14h Marcela Bellas (BA) com participação especial de Juliana Sinimbu (PA)
15h 5 a Seco (SP)

16h30 Fernanda Takai (MG) com participação especial de Samuel Rosa (MG)

18h Elba Ramalho (PB) com participação especial de Mariana Aydar (SP)
19h30 Ney Matogrosso (MT/RJ)
21h15 Arnaldo Antunes (SP) com participação especial de Marisa Monte (RJ)

O Festival nasceu com o objetivo de ampliar o acesso do público, de forma gratuita, aos projetos patrocinados pelo Natura Musical, levando artistas de diversos ritmos e regiões à capital mineira. O evento tem a proposta de promover uma experiência do bem estar bem, razão de ser da Natura, para públicos de diferentes perfis.


Pontos de troca de ingressos:
Praça da Estação (Praça Rui Barbosa, s/nº - Centro)
Online pelo site Natura Musical (taxa de R$5)

(Fonte: Sou BH)

Mão na massa

Caixa organizadora

Para organizar os lápis de cor da criançada ou mesmo as meias da gaveta. Confira: 



Receita

Torta Light de Maçã com Canela


Massa:
2 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada e picada em pequenos pedacinhos;
2/3 xícara de adoçante em pó próprio para forno e fogão;
1 ovo;
1 xícara e mais 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento em pó.

Misture tudo até desgrudar das mãos. O ideal é ir colocando a farinha aos poucos porque, dependendo do tamanho do ovo, pode-se utilizar mais ou menos farinha.

Forre uma forma de aro removível com a massa (eu fui tirando pedacinhos de massa e arrumando na forma), cubra com fatias finas de maçã. A quantidade de massa deu "na casca" para cobrir uma forma rasa de 22cm.

Faça um creme misturando (sem ir ao fogo): 15 colheres (sopa) de leite, 4 colheres (sopa) de adoçante em pó próprio para forno e fogão, 2 gemas, 1 colher (sopa) de amido de milho (Maisena) e 1 colher (café) de essência de baunilha. Jogue o creme (que na verdade é líquido) por cima, polvilhe canela e leve para assar em forno pré aquecido em 200° até dourar.


Experimente servir com sorvete frozen natural. Quem quiser fazer a versão normal é só trocar o adoçante pela mesma quantidade de açúcar. A maçã pode ser substituída por banana, pera ou pêssego in natura.

(Fonte: Panelaterapia)

Curiosidade

Qual a origem da festa de aniversário?

O hábito de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma antiga. Antes disso, já se faziam oferendas, como o bolo, mas não havia uma festividade propriamente dita. A origem estava ligada à ideia de que, na data de aniversário, anjos malignos vinham roubar o espírito do aniversariante e era preciso tomar medidas para prevenir isso. Por ser ligada a superstições, a tradição foi inicialmente considerada pagã pela Igreja Católica e só foi adotada no século 5, quando a instituição passou a celebrar o nascimento de Jesus. Mesmo assim, a prática de comemorar aniversários só se tornou comum no Ocidente no século 19, quando, na Alemanha, foi organizado um festival comemorativo coletivo.


Mistura de costumes novos e tradições antigas
BOLO HUMANO
Jogar ovos e farinha no aniversariante virou um costume popular no Brasil nos anos 80. Acredita-se que seja uma variação dos puxões de orelha ou do "com quem será?" cantado nos parabéns. A ideia era fazer um bolo na cabeça do aniversariante, daí os ingredientes da brincadeira.

PEDAÇO DE BOM CAMINHO
O item mais esperado da festa surgiu na Grécia antiga, quando um bolo redondo, representando a Lua cheia, era levado ao templo de Ártemis, a deusa da Lua, como oferenda. Naquela época, as fases lunares serviam como calendário para o homem e cultuar a deusa era uma forma de pedir proteção. A receita grega era uma mistura de mel e pão.

ANOS-LUZ
Assim como o bolo, as velas de aniversário também têm origem grega. Aludindo ao brilho e à luz da Lua, uma delas era colocada sobre o bolo ofertado para Ártemis. Alguns povos acreditavam que a luz espantava os maus espíritos e que a fumaça levava as preces até o céu.

CORPO FECHADO
Na Roma antiga, na noite do aniversário, presentes e objetos de proteção eram espalhados em volta do aniversariante para afastá-lo do mal - eram uma forma de amuleto. Os familiares e amigos se reuniam e entregavam os objetos às crianças. A tradição evoluiu para o costume atual de presentear a pessoa com algo de que ela gosta.

LEMBRANÇA LONGÍNQUA
Os ingleses foram os pioneiros no envio de cartões, no começo do século 20. A ideia não era só desejar bons votos mas também pedir desculpas por não comparecer ao aniversário da pessoa. Isso porque faltar à festa sem dar satisfações era (e ainda é) considerado uma extrema falta de educação pelos britânicos.

É UM ESTOURO!
Inventados a partir de experiências com gases no século 19, os balões foram incorporados aos aniversários por serem considerados divertidos para as crianças. Aliás, acredita-se que balões feitos de tripas de animais foram os primeiros brinquedos inventados. O ato de fazer barulho também era um costume antigo para espantar os maus espíritos.

BALADA DA VIRADA
O "Parabéns a Você" é uma adaptação da melodia "Bom Dia a Todos", criada por duas irmãs professoras em uma escola em Louisville, nos EUA, no fim do século 19. A canção só ganhou a letra de feliz aniversário em 1912 e, hoje em dia, é cantada em mais de 30 idiomas. A versão brasileira foi composta pela poetisa Bertha Celeste Homem de Mello em 1942.

ARROZ DE FESTA
Os doces oferecidos na festa variam de acordo com a cultura local. No Brasil, o brigadeiro ganhou esse nome graças ao brigadeiro Eduardo Gomes, político que disputou a presidência em 1945. As eleitoras e fãs criaram o doce que levava seu nome para ganhar votos. Nos EUA, servem-se cupcakes e, no Reino Unido, bolinhos com geleia.


(FONTES Gisela Tomanik Berland, autora do livro Dia de Festa, e Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, professora de história moderna e coordenadora do Curso de Licenciatura em História da PUC-PR - Mundo Estranho)

Passatempo