Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

RH - Informa


Cuidados preventivos e necessários

Informamos que não é permitido colocar objetos como bolsas, garrafas, copos, material de trabalho e papeis em cima e nem encostados nas laterais da CPU. Este hábito pode ocasionar queima de fontes, dos processadores ou, até mesmo, da máquina.

Vamos cuidar e preservar os nossos equipamentos de trabalho.

Agradecemos a colaboração de todos.

Orientação de Segurança do Trabalho quanto ao uso do fone de ouvido (headset)

O fone de ouvido (headset) é um benefício para o trabalhador, evitando dores musculares, na cabeça e pescoço, porém, é necessário tomar alguns cuidados quanto ao seu correto uso.

Mantenha o volume baixo, em torno de 60dB, nível normal de uma conversa  e faça sempre o revezamento do fone, do ouvido direito para o esquerdo.

O uso excessivo do fone em apenas uma orelha pode causar fadiga auditiva no lado usado e, como consequência, perda auditiva.

Fique atento!

12 de Maio Dia da Enfermagem / 15 de Maio Dia do Assistente Social


Sempre – FUNDAFFEMG





Só para Mulheres - Prevenção e Prazer

Evento em comemoração pelo Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

A FUNDAFFEMG realizará no dia 28/05 às 19h15 um encontro “Só para Mulheres”  em Comemoração pelo Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e lançamento do Programa Saúde da Mulher.

A modernidade trouxe para as mulheres inúmeros benefícios, mas trouxe também algumas desvantagens, como o acumulo de tarefas, fazendo com que o dia da mulher fique cada vez mais curto diante de tantas atividades, contribuindo para uma piora na qualidade de vida, estresse, sedentarismo, alcoolismo entre outros.

O objetivo desse encontro é trazer uma reflexão sobre os cuidados preventivos e prazeres das mulheres nos tempos moder
nos e lançamento do Programa Saúde da Mulher. O novo programa busca levar informações e incentivos, através de campanhas, sobre os cuidados com a saúde da mulher desde a sua adolescência até a terceira idade.

Data: 28/05 - Terça-feira
Local: Auditório FUNDAFFEMG
Horário: 19h15

Cronograma

Palestrante: Dra. Zilda Frazão
Tema: Prevenção
Formação: Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, associada à FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia/ Obstetrícia).

Palestrante: Dra. Dóris Diniz do Nascimento
Tema: Prazer
Formação: Formada em Clínica Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais, especializada em Neuro Psico-Geriatria - PUC-RS e Cuidado Paliativo - Universidade Köln - Alemanha.

Palestrante: Dra. Soraya Hissa de Carvalho Tema: Superando no dia-a-dia
Formação: Médica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 1994, especializada em psiquiatria, endocrinologia, geriatria, medicina psicossomática, medicina tradicional chinesa, medicina ortomolecular, psicanálise, neurociência e comportamento.

Encerramento com coquetel

Participe deste encontro “Só para Mulheres”

Faça sua inscrição no Fundatende

Saúde


Compressa quente ou fria: em que situação usar cada uma?

Assim que o corpo sofre um trauma, como uma batida ou uma lesão, não demora muito para a dor, a vermelhidão e o inchaço aparecerem. Em casos corriqueiros como esses, a ajuda de um especialista é frequentemente substituída pela velha receita caseira: compressa de água quente ou fria. O problema é que nem sempre sabemos qual das duas é a ideal para o problema em questão. Embora ambas sejam excelentes analgésicos locais, fazer a escolha certa aumenta a eficácia do tratamento.

Segundo o Dr. Francisco Collet, médico assistente da Divisão de Emergência Cirúrgica Geral e do Trauma do Hospital das Clínicas de São Paulo, a compressa fria é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o ocorrido. “Geralmente tais traumas podem romper alguns vasos, deixando vazar sangue (formando hematomas que causam vermelhidão) ou linfa (formando edemas que causam inchaço). Quando esses vasos se deparam com a temperatura fria da compressa, sofrem espasmos, contraem e diminuem o fluxo dos respectivos fluidos. Com isso, o local lesionado não sofrerá acúmulo de líquido”.

Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há formação de pus (furúnculo, terçol etc.), e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas. De acordo com a fisioterapeuta Vivian Modolo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a água quente tem função contrária à da fria. Ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo. “Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”. A compressa quente também proporciona relaxamento muscular, o que a torna ideal para tratar dores como torcicolos, e pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como dor de dente e cólicas abdominais provocadas pela TPM.

Embora ambas proporcionem alívio, é preciso ficar atento ao seu uso. Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras. “O ideal é deixar a compressa sobre a região por no máximo 15 minutos enrolada em um pano para amenizar a temperatura, seja quente ou fria”, recomenda Collet.

Fonte: http://drauziovarella.com.br

Nutrição




Liang Gong promete alívio de dores e é oferecido de graça em BH

Prática chinesa não tem contraindicação e pode ser opção de atividade física também para idosos e pessoas com doenças crônicas

Lian: treinar, exercitar. Gong: refinar, aperfeiçoar. Lian Gong. A prática corporal chinesa nasceu na década de 70 pelas mãos do médico ortopedista Zhuang Yuan Ming, que a criou para prevenir e tratar dores no corpo. Era nessa época que grande parte da população chinesa deixava o campo para ocupar postos de trabalhos nas fábricas. Os operários começaram a apresentar quadros de dor, eram tratados, melhoravam, mas após um tempo retornavam com as mesmas queixas. Diante do desafio, o especialista associou seus conhecimentos de Medicina Tradicional Chinesa, artes marciais, massagem e da própria cultura de seu país para desenvolver a sequência de exercícios adotada atualmente por aqui e também pelos Estados Unidos, Canadá, Indonésia e Japão.

Cento e sessenta e sete locais distribuídos pelas nove regionais de Belo Horizonte oferecem gratuitamente aulas de Lian Gong. Implementada na capital em 2007, a ginástica terapêutica vem comprovando sua eficácia. Dados de um questionário aplicado em 2010 em 10% dos praticantes informam que 22% dos entrevistados não relatavam dor antes de iniciar a atividade. O percentual subiu para 46% após a frequência nas aulas. O resultado mais significativo, entretanto, está no grupo que informou dor forte antes de ingressar no programa (36%). O número foi reduzido a 1%.

Apesar de objetivo tão específico, o Lian Gong ultrapassa o tema da dor para alcançar resultados como a melhoria da qualidade do sono, da mobilidade, maior disposição para execução das tarefas diárias, redução do uso de medicamentos, maior socialização, aumento da flexibilidade, da força, do equilíbrio e das capacidades motoras, além do ganho de tônus muscular. Para isso, é recomendável a frequência mínima de duas vezes por semana, embora a periodicidade idealizada seja a diária. Como o padrão é internacional – não importa o local, os exercícios são exatamente os mesmos – os adeptos contam com registros visuais para auxiliar na prática em casa, no caso de alunos mais experientes.

Idosos e pessoas com doenças crônicas como os hipertensos e diabéticos também podem se movimentar tranquilamente e com segurança em algum parque, quadra, centro de saúde, igreja ou escola da capital mineira que ofereça a aula. A única restrição é para grávidas até o quarto mês e que estejam na primeira gestação.


Fonte: Portal Saúde Plena

Strogonoff Light

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
250 g de alcatra ou filé mignon cortado em tiras
pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de mostarda
1/2 tablete de caldo de carne
1/2 xícara (chá) de polpa de tomate

1/2 xícara (chá) de cogumelos (em conserva) cortados
1 fatia de pão de forma sem casca
1/2 xícara (chá) de leite desnatado

Modo de Preparo

Refogue a cebola no azeite. Adicione a carne, a pimenta, a mostarda e o caldo de carne, refogando por 2 minutos. Junte a polpa de tomate e os cogumelos cortados. Misture bem. Deixe cozinhar por 15 minutos. Desmanche a fatia de pão no leite e acrescente à carne. Cozinhe até engrossar (cerca de 5 minutos). Sirva a seguir

1 porção = 3 colheres de sopa (105g)
Rendimento 4 porções

Valor nutricional e calórico por porção

calorias = 100 kcal
carboidratos = 8.41 g
proteínas = 7.34 g
lipídios = 4.22 g

Fonte: Portal Mais Equilibrio

Dica para o fim de semana


11ª Semana de Museus

A 11ª Semana de Museus acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros com uma programações em torno de um mesmo tema.
Este ano, a edição acontece entre os dias 13 e 19 de maio com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social e terá um total de 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país – incluindo o Distrito Federal.


Em caso de dúvidas sobre a programação da Semana de Museus 2013, contate o Ibram pelo endereço eletrônico cpgii@museus.gov.br.


Comida di Buteco 2013 – Saideira

A Saideira é a tradicional festa de premiação, que acontece ao fim do Comida di Buteco. É nela que reunimos os botecos que participaram do concurso e ficamos conhecendo os vencedores daquele ano. Além de ter todos os tira-gostos no mesmo lugar, a Saideira tem muita música boa.




Data
18 de maio de 2013, sábado.
Das 12 às 24h.

Local
Largo da Saideira
(ao lado do Minas Shopping)
Av. Cristiano Machado, 3450, União
Belo Horizonte MG

Censura 18 anos. Menores somente acompanhados de pais ou responsável.

Ingressos limitados. Compre o seu nos botecos participantes, pelo site ingressorapido.com.br ou nos seguintes endereços:

BH Shopping
FNAC e Leitura Megastore

Savassi
Livraria Leitura Savassi
Loja Ingresso Rápido – Shopping 5º Avenida





Curiosidade


Desconstrutor fotográfico

Série de fotos de Todd Mclellanbatizada de Things Come Apart que mostra objetos atuais e antigos, totalmente desmontados e cuidadosamente organizados para o registro da desconstrução. As imagens abaixo fazem parte do livro "Desconstruidamente legaus"!









Fonte: Site Bem Legaus!

Passatempo