Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Parabéns!!!



Saúde

Alho: o melhor tempero contra o câncer
Basta um dente de alho por dia para você começar a se prevenir de tumores dos pés à cabeça. Entenda como a poderosa especiaria defende o organismo contra o câncer.

Passados milênios desde os primeiros registros sobre as propriedades do alho, o pequeno bulbo de gosto ardido e inconfundível continua surpreendendo. A última constatação a seu respeito vem do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Província de Jiangsu, na China. Os pesquisadores de lá descobriram, após analisar o hábito de cerca de 6 mil pessoas, que comer alho diariamente derruba em 44% o risco de câncer nos pulmões. E mesmo entre fumantes, que são muito mais expostos a essa ameaça, a taxa de incidência entre consumidores assíduos de alho era 30% menor. 

O poder do Allium sativum, nome científico da erva, está relacionado particularmente a um elemento: a alicina. "Ela faz parte dos compostos organossulfurados, substâncias químicas que demonstram muitos benefícios à saúde", informa a nutricionista Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, no interior paulista. "Por ser um dos vegetais com maior concentração de alicina, o alho é considerado hoje um superalimento", ressalta. 

O poder da alicina está em sua ação antioxidante. "Ela inibe os radicais livres, amenizando o envelhecimento celular, e isso diminui o risco de alguns tipos de câncer", diz a nutricionista Yara Severino de Queiroz, que avaliou o tempero em experimentos na Faculdade de Saúde Pública da USP. A alicina ainda resguarda diretamente o DNA das células. "Ela evita mutações no código genético, um dos gatilhos para tumores", diz o médico Alexandros Botsaris, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia. E a presença das vitaminas A e C e do selênio, outros antioxidantes de peso , reforçam seu efeito protetor. 

(Fonte: Revista Saúde)

Nutrição

Detox pós-festa
Os truques para quem exagerou no fim do ano

O plano de fim de ano: não exagerar na ceia. Mas quem consegue resistir às delícias típicas da mesa do Natal e réveillon? Geralmente, a gente come um punhadinho de castanhas, maneira na entrada, prova a maionese... E, aos poucos, vai liberando: não recusa o arroz com passas, come uma fatia de tender, repete o peru com farofa e experimenta pelo menos dois tipos de sobremesa. Isso quando não desliza no espumante. Mas nem tudo está perdido - desde que você compense os excessos no dia seguinte. Comer menos e beber água em dobro são recomendações básicas. Porém, para acelerar o processo de recuperação pós-festa, é importante você fazer mais: caprichar nos alimentos que ajudam a reequilibrar o pH do organismo (isso facilita o processo de desintoxicação) e abusar dos sucos, das sopas (quentes ou frias) e dos chás desintoxicantes são algumas das recomendações dos nutricionistas. O objetivo é ajudá-la a se livrar rapidamente das toxinas que resultam do consumo excessivo de comidas gordurosas, doces e bebida alcoólica. Acumuladas no organismo, essas substâncias inimigas prejudicam a pele, o pique e, principalmente, a balança. Você ainda vai combater a retenção de líquido e desinchar, além de queimar algumas gordurinhas para começar 2014 com tudo em cima.

Chás contra o inchaço
Os chás são ótimos para aliviar a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço que deixa até as mulheres magras com a barriga saliente. Aposte nos que têm efeito diurético, como os chás verde, de cidreira, erva-doce, capim-limão, maçã com canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente-de-leão e cabelo de milho. Sugestão: prepare uma boa quantidade da bebida e deixe na geladeira. Assim, você toma o chá geladinho, como se fosse refresco.

Mais água no dia seguinte
Prepare-se para beber água o dia todo - no mínimo 2 litros. É uma medida importante especialmente para quem abusou do álcool, que deixa as células desidratadas e a péssima sensação de ressaca. Traduzindo: boca seca, enjoo e dor de cabeça. Você brindou com refrigerante? Mesmo assim deixe uma garrafinha d’água por perto. Outra receita detox é tomar, ainda em jejum, um copo de água morna com o suco de um limão e raspas de gengibre. "São ingredientes capazes de aumentar a produção de enzimas que facilitam o trabalho do fígado no processo de eliminação das toxinas", diz Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio de Janeiro. O limão ainda combate a fermentação no estômago e no intestino, evitando o acúmulo de gases. E por que água morna? Ingerida na temperatura próxima a do corpo, poupa esforço ao organismo, que, após uma orgia alimentar, merece um descanso.

Dieta levinha, levinha
Doce, comidas gordurosas e álcool sempre estimulam a produção de toxinas. Imagine, então, quando consumidos em excesso. São capazes de alterar o pH do organismo, deixando-o muito ácido e, consequentemente, mais propenso a acumular gordurinhas. Portanto, no dia seguinte à ceia, invista nos alimentos com ação alcalinizante - ou seja, que deixam o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Os principais representantes são: aveia, alface, agrião, brócolis, couve, rúcula, rabanete, pepino, lentilha e melão. Apesar do sabor azedo, que dá ideia de acidez, as frutas cítricas como limão e laranja também têm ação alcalina. Use esses alimentos no preparo de sucos e sopas, que, por ser facilmente digeridos, exigem pouco esforço do organismo. Além disso, evite carnes (inclusive frango e peixe), massa, pão e produtos industrializados. E, claro, passe longe da cerveja, da caipirinha... Faça isso por um dia ou dois. Mas, no terceiro, volte a consumir alimentos sólidos, porém saudáveis (carnes magras, ovos, verduras, legumes, frutas frescas). Caso aguente mais tempo sem carboidratos, especialmente os refinados (feitos com farinha branca e pobres em fibras), você pode seguir a orientação do médico nutrólogo Alberto Serfaty, do Rio de Janeiro. Para ele, o ideal é voltar a incluir esses alimentos no cardápio só mais tarde: quatro ou cinco dias depois da festa.

(Fonte: Revista Boa Forma)

Mão na massa

Arte com garrafa pet




Dicas para o fim de semana

Cinema
O Hobbit: A Desolação de Smaug

161 min - Aventura | Bilbo Bolseiro continua sua jornada com o mago Gandalf e os 13 anões liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho para recuperar a Montanha Solitária e o Reino Perdido dos Anões de Erebor. Tendo sobrevivido ao início de sua aventura inesperada, a Companhia continua em direção ao Leste, encontrando pelo caminho o troca-pele Beorn e um bando de aranhas gigantes na traiçoeira Floresta das Trevas. Depois de escapar dos perigosos elfos da floresta, os anões viajam até a Cidade do Lago e finalmente para a Montanha Solitária, onde devem enfrentar o maior de todos os perigos - uma criatura mais aterrorizante do que qualquer outra, que testará não só a intensidade de sua coragem, mas também os limites de sua amizade e a sensatez da jornada em si: o Dragão Smaug. 

Onde assistir
BH Shopping - Cinemark
sala 2 - 13:40 (3D) (Exceto Qua.)|17:10 | 20:40 (3D) (Exceto Ter.)
sala 3 - 13:00 (Dub.3D) (Exceto Qua.) |16:30 | 20:00 (Dub. 3D) (Exceto Ter.)
sala 4 - 14:10 (Exceto Qua.)| 17:40 | 21:10 (Exceto Ter.)
sala 10 - 22:00 (Dub.) (Exceto Ter.)

Boulevard Shopping - Cineart
sala 3 - 14:00 (Exceto Qua.) | 17:30 (todos os dias)| 20:40 (Exceto Ter.)
sala 6 - 13:40 (Dub. 3D) (Exceto Qua.) |17:00 (3D)| 20:20 (Dub. 3D) (Exceto Ter.)

Itaú Power Shopping - Cineart
sala 4 - 13:50 (Exceto Qua.) | 17:20 | 20:30 (Exceto Ter.)
sala 6 - 13:40 (Dub. 3D) (Exceto Qua.) | 17:00 (3D) |20:20 (Dub. 3D) (Exceto Ter.)

Shopping Del Rey - Cineart
sala 3 - 13:10 | 16:20 | 19:30 | 22:40 (Somente Sex. e Sáb.) | 13:40 (De Dom. a Qui, exceto Qua.)
sala 1 - 13:00 | 19:20 | 22:30 (Dub. 3D) (Somente Sex. e Sáb.) | 16:10 (3D) (Somente Sex. e Sáb.)


A Vida Secreta de Walter Mitty

114 min - Comédia | Walter é um sonhador que escapa de sua vida anônima ao desaparecer em um mundo de fantasia, repleto de heroísmo, romance e ação. Quando seu trabalho ao lado de sua colega é ameaçado, ele decide enfrentar o mundo real e embarca em uma jornada global que transforma-se em uma aventura mais extraordinária que poderia ter imaginado. 

Onde assistir
BH Shopping - Cinemark
sala 5 - 13:20 (Exceto Qua.)| 16:00 (todos os dias) 18:40 | 21:20 (Exceto Ter.)
sala 6 - 12:20 (Dub.) (Exceto Qua.) 15:20 (Dub.) 18:00 | 20:30 (Exceto Ter.)

Boulevard Shopping - Cineart
sala 2 - 13:50 (Exceto Qua.) |16:10 |18:30 (Dub.)|20:50 (Exceto Ter.)

Itaú Power Shopping - Cineart
sala 5 - 13:30 (Exceto Qua.) | 16:00 (todos os dias) | 18:20 | 20:40 (Exceto Ter.)

Shopping Del Rey - Cineart
sala 6 - 13:50 (Exceto Qua.) | 16:10 (todos os dias) | 18:30 | 20:50 (Exceto Ter.)| 23:10 (Somente Sex. e Sáb.)

(Fonte: Sou BH)

Curiosidade

6 coisas sobre Ano Novo que (talvez) você não saiba

Festança babilônica
O Ano Novo é o feriado mais antigo do mundo. Ele já era comemorado na Babilônia 4 mil anos atrás. As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e tão descumpridas, não são uma tradição recente. Os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Mas em vez de resolverem levar uma dieta a sério ou parar de fumar, eles juravam de pés juntos que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.
Data escolhida
Em 153 a.C., os romanos declararam dia 1º de janeiro como o Dia do Ano Novo. Julio César, quando adotou o calendário juliano em 46 a.C., manteve a data. Quando o calendário gregoriano foi implantado, em 1582, o dia 1º de janeiro continuou a ser reconhecido como o Dia do Ano Novo. Desde o início, a escolha foi totalmente arbitrária: não há nenhum motivo agrícola ou astronômico. O calendário gregoriano é quase universal. Mesmo em alguns países não cristãos, ele foi adaptado às próprias tradições ou adotado apenas para uso civil, mantendo-se outro calendário para fins religiosos. Alguns países ainda comemoram a passagem do ano na primavera, época de renovação das colheitas.
Bebê do Ano Novo
A tradição de usar um bebê como símbolo do Ano Novo foi adotada pelos gregos por volta do ano 600 a.C. Eles desfilavam com um bebê dentro de um cesto para homenagear Dionísius, o deus do vinho. O ritual era a representação do espírito da fertilidade, pelo renascimento anual de Dionísius.
Simpatias pelo mundo
Se comunidades antigas jogavam fora roupas e objetos visando eliminar o que estava “envelhecido” ou banhavam-se no rio ou mar para acolher o novo tempo, hoje há rituais curiosos como o de subir em cadeiras na Dinamarca, limpar a casa para espantar maus espíritos entre os chineses ou usar rolhas de champanhe com moedas como amuleto na Inglaterra. Na Irlanda, costuma-se oferecer um pote de arroz doce aos gnomos, enquanto na Turquia pedras de sal grosso são guardadas em sacos com turquesas para proteger as pessoas
Festa à francesa
A palavra “Réveillon” vem do verbo francês réveiller, que significa “acordar”. Neste sentido, que dizer o “despertar do ano”. A palavra surgiu no século 17 para identificar eventos sofisticados (incluindo jantares) entre os nobres franceses, que ocorriam até depois da meia-noite, em vésperas de datas importantes. Com o tempo, essa comemoração ficou restrita ao Ano Novo. No século 19, o Réveillon começou a se disseminar nas colônias francesas e em locais influenciados pela sua cultura. A palavra e a comemoração logo foram adotadas pela corte e elites brasileiras, ainda no mesmo período.
Deus romano
Quando o calendário romano foi criado, o mês de janeiro foi nomeado em homenagem ao deus Janus ("porta", em latim). Janus tem duas faces, uma virada para a frente e a outra virada para trás. Ele passa a mensagem de "abertura de novos tempos".

(Fonte: Guia dos Curiosos/ Superinteressante)

Receita

Sucos Detox


Alguns hábitos colaboram para o aumento de toxinas no organismo, como bebida alcoólica, estresse, cigarro, poluição, excesso de sol e alimentação rica em gordura, açúcar, sal, corantes, conservantes e agrotóxicos. Com as festas de fim de ano, a comilança e o exagero pioram a situação, e o fígado, principal órgão responsável pela eliminação das toxinas, acaba precisando de uma ajudinha extra para eliminar tanto excesso. 

Os sucos detox são os aliados ideais para ajudar a expulsar essas substâncias nocivas, pois os seus componentes são ricos em antioxidantes. O resultado é percebido na pele, nas unhas e no cabelo, que voltam a ter mais brilho, maciez e força. 

Ingredientes
Suco Detox 1
1 folha de couve
suco de ½ limão
1 pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente
1 maçã vermelha sem casca
150 ml de água de coco

Suco Detox 2
1 folha de couve
1 rodela média de abacaxi
4 folhas de hortelã
100 ml de água

Suco Detox 3
1 folha de couve
3 colheres (sopa) de polpa de maracujá
½ cenoura picada
150 ml de água

Modo de preparo
Suco Detox 1
Num liquidificador coloque 1 folha de couve, suco de ½ limão, 1 pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente, 1 maçã vermelha sem casca e 150 ml de água de coco e bata bem por +/- 2 minutos. Sirva em seguida.

Suco Detox 2

Num liquidificador coloque 1 folha de couve, 1 rodela média de abacaxi, 4 folhas de hortelã E 100 ml de água e bata bem por +/- 2 minutos. Sirva em seguida.

Suco Detox 3
Num liquidificador coloque 1 folha de couve, 3 colheres (sopa) de polpa de maracujá, ½ cenoura picada e 150 ml de água e bata bem por +/- 3 minutos. Sirva em seguida.

(Fonte: Receitas.com)

Passatempo