Fatos incríveis sobre alguns países asiáticos
1 – A escolha de nomes na China
Este ano, o Brasil vai sediar a Copa do Mundo, certo? Imagina se as crianças nascidas em 2014 fossem batizadas com o nome do evento! Parece loucura, mas, se a Copa fosse na China, muitos recém-nascidos iriam se chamar Copa do Mundo. Verdade verdadeira.
Isso ocorre porque o país tem o costume, há algum tempo, de batizar suas crianças de acordo com eventos importantes. Só para você ter ideia, quando a China se inscreveu para ser sede das Olimpíadas de 2000, 680 crianças foram batizadas de Aoyun, que nada mais é do que “Jogos Olímpicos”. Nos anos seguintes a tradição continuou, especialmente quando o país soube que, de fato, iria hospedar os jogos.
2 – O uso das mãos na Índia
Na terra do Taj Mahal, as pessoas têm o costume de usar a mão direita para comer e a esquerda para realizar tarefas relacionadas à limpeza. A razão é que a maioria das pessoas na Índia não usa papel higiênico para se limpar depois de fazer suas necessidades. Em vez do bom e velho papel, elas se limpam com água e com a ajuda da mão esquerda.
Se você eventualmente resolver visitar o país, fique tranquilo: a maioria dos hotéis conta com papel higiênico para os hóspedes. Além de comer, os indianos não gostam de fazer nada mais com a mão esquerda: carregar dinheiro ou cumprimentar pessoas com essa mão é considerado um insulto. Ainda bem!
3 – Ritual de sorte
É tradição nas montanhas de Solapur, na Índia, que bebês passem por um ritual de sorte, coragem e saúde. A coisa toda consiste em levar a criança até o topo de uma torre de mais ou menos 15 metros de altura e simplesmente derrubá-la de lá – veja só que maneira divertida de começar a viver e a ter traumas psicológicos!
A criança cai em uma tenda segurada por monges posicionados aos pés da tal torre. Essa tradição mulçumana é praticada há mais de 500 anos.
4 – É proibido ser gordo no Japão
Não é à toa que os japoneses são considerados as pessoas mais esbeltas do mundo. Só para você ter ideia, a lei japonesa estipula que homens acima dos 40 anos não podem ter suas cinturas medindo mais do que 85 cm. Para as mulheres, a medida máxima é de 90 cm.
A razão para isso tudo é o fato de que pessoas magras são mais saudáveis, e foi esse o jeito que o governo encontrou para combater alguns problemas como a pressão sanguínea e colesterol altos. Quem está acima dos limites permitidos deve se apresentar oficialmente ao governo.
(Fonte: Megacurioso)