Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Saúde



Vacinação contra gripe, na rede pública, começa segunda-feira em BH

Centros de saúde da capital estão prontos para receberem público-alvo da campanha de imunização nacional

A partir de segunda-feira, todos os 147 centros de saúde da capital mineira estarão mobilizados para a imunização contra a gripe. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação e será realizada até o dia 26 deste mês. O público-alvo são as crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, gestantes, mulheres que tenham tido bebês em até 45 dias, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e a população indígena.

NOVIDADES

Completando 15 anos em 2013, a vacinação contra a gripe traz algumas novidades. Foram incluídos na campanha esse ano, mulheres que tiveram bebês até 45 dias do dia da vacinação. Além disso, segundo a Dra. Maria Tereza eles estão dando ênfase para pessoas com doenças crônicas. “Idependente da idade, qualquer pessoa que tenha doença crônica pode receber a vacina.”, explica.

Fonte: Portal Uai


Nutrição


Alimentação da mulher: saiba o que não pode faltar no cardápio

Além da preocupação com os nutrientes necessários para garantir uma melhor qualidade de vida, manter a forma e melhorar a saúde, a mulher precisa se alimentar bem também para se manter jovem e bela, sem contar a dieta especial para a gestação e amamentação.

A proteína da carnes, aves e peixes são importantíssimas para o público feminino porque garantem um bom fornecimento de ferro, já que a necessidade deste nutriente é maior nas mulheres e sua deficiência pode causar a anemia. São importantes ainda para manter uma pele saudável e um bom tônus muscular. Ainda no grupo das proteínas, leite e derivados são excelentes fontes de cálcio e a deficiência deste mineral pode causar osteoporose, mais comum em mulheres.

Um prato rico em vegetais e frutas não só fornece fibras e vitaminas como também os fitoquímicos, ativos que reduzem o risco de câncer de mama e colo de útero. 

Os amarelos fornecem o betacaroteno que auxilia no bronzeado e é antioxidante, evitando os danos do tempo e auxiliando na prevenção de uma série de doenças. E por falar em antioxidantes, mulheres devem usar fontes de vitamina C como laranja e acerola diariamente, além dos flavonóides que podem ser obtidos no suco de uva roxa. Cereais integrais, além de evitarem a constipação intestinal, comum também em mulheres, fornecem zinco e ajudam a regular os níveis de colesterol e glicose.

Ingerir peixes e outros frutos do mar pelo menos 3 vezes por semana ajuda a mulher a melhor o sistema imune muitas vezes abalado pelo estresse e pela rotina cansativa de trabalho externo e no lar. São fontes de ômega 3, nutriente presente também na linhaça que, de quebra, ajuda a melhorar os sintomas da menopausa e melhora o intestino. E já que falamos sobre menopausa, a soja também é aliada da mulher neste período. Inclua tofu e “leite de soja”, até mesmo na vida fértil, evitando somente na gestação.

A retenção de líquido, também mais comum no público feminino, pode ser amenizada com uma dieta rica em líquidos, chás, sucos naturais e pobre em sal e temperos industrializados. Aumentar as fontes de potássio, incluindo frutas como banana e laranja também auxiliam neste problema.

Os chamados “inimigos da beleza”, devem ficar de fora do cardápio feminino. São “comidinhas” nenhum pouco saudáveis, que aumentam as chances da temida lipodistrofia ginóide, a celulite. Deixe de lado os refrigerantes, frituras, salgadinhos industrializados, doces, corantes, conservantes, sucos em pó, modere o consumo de café e de álcool e inclua os probióticos na sua alimentação. Leite fermentado e os iogurtes, leves e refrescantes, são fundamentais para a saúde da mulher são somente por serem nutritivos como também para evitar a disbiose, mal que acomete o público feminino e aumenta os riscos de depressão, alergias e problemas imunes, além da constipação.

Leguminosas como feijões e lentilha, muita água, sementes, castanhas, nozes e azeite completam o cardápio da mulher que além de delicioso pode ser muito nutritivo e capaz de manter o pique total.

Fonte: http://www.nutricio.com.br/

Todos juntos no combate à dengue


Secretaria de Saúde orienta como usar água sanitária no combate à dengue

A água sanitária é barata e de fácil uso, mas a população deve estar ciente de que isso é apenas uma alternativa

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está com uma nova estratégia de combate à dengue, que é a utilização de água sanitária para acabar com os focos da doença. Está cientificamente comprovado que o produto é eficaz no combate às larvas do mosquito da dengue. Diante da necessidade de buscar medidas alternativas para evitar a doença, que teve um aumento expressivo no início do ano, a SES-MG está investindo neste recurso.

Segundo a Diretora de Vigilância Ambiental, Marcela Lencine, o hipoclorito de sódio será entregue pelo agente de saúde para os moradores, durante visita às residências, juntamente com o manual de utilização do produto. A previsão é que sejam distribuídos cerca de 1,5 milhão de frascos do produto, cerca de 4 milhões de pessoas serão atendidas. “Estamos focando em municípios menores, temos a previsão de distribuir para 340 municípios, que apresentam alta transmissão, mas todos os municípios estão sendo orientados e incentivados a participar da campanha, por meio do estímulo da população, visto que se trata de um produto de uso comum.”

A água sanitária é barata e de fácil uso, mas a população deve estar ciente de que isso é apenas uma alternativa. O primordial na prevenção à dengue continua sendo a eliminação dos potenciais focos do vetor. A água sanitária deve ser empregada em potenciais criadouros, ajudando a evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Distribuição

A definição do ponto de instalação ficou sob responsabilidade de cada município, cabendo a SES o acompanhamento e assessoramento. O município pode fazer a solicitação do produto na SES. “Faremos a distribuição uma única vez por imóvel, como estímulo, acompanhado de campanha de divulgação, para fortalecer a mensagem que a própria população pode adquirir o produto,” conclui.

Recomendações de utilização da água sanitária:

1) A utilização de 2 ml de água sanitária por litro de água é suficiente para o combate das larvas do mosquito da dengue.

2) Destaca-se que nesta concentração, a solução aquosa de água sanitária só deve ser utilizada para desinfecção, não sendo própria para ingestão de humanos ou animais. Essa diluição é aproximadamente 20 vezes maior que a concentração máxima permitida para ingestão que é de 2mg/l de cloro residual livre.

3) Recomenda-se a utilização de água sanitária pela população para combate as larvas do mosquito da dengue nos seguintes criadouros:

- Vasos sanitários que não são de uso diário: adicionar 1 colher de chá (5ml) de água sanitária;

- Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário: adicionar 2 colheres de sopa (30ml) de água sanitária;

- Ralos externos (captam água de chuva e de limpeza) e internos que não são de uso diário: adicionar 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária;

- Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano: adicionar 2 copos americanos (400ml) de água sanitária;

- Bromélia: Preparar previamente a solução com 1 colher de café (2ml) para cada litro de água e preencher os locais onde acumulam água.

4) O tratamento deve ser repetido semanalmente, preferencialmente em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva no combate as larvas.

5) Essa é uma ação adicional e não exclui as atividades de remoção e proteção dos potenciais criadouros, que são fundamentais para o controle da Dengue.

Fonte: Agência Minas (Governo do estado de Minas Gerais)


Matéria enviada por Thalia (AFFEMG)





Acontece na Rede



Estudante de medicina vira detetive de vídeos de saúde na internet

Nathália Monerat avaliou 1.152 postagens no Youtube sobre doenças do coração e adverte: 95% têm informações erradas

A estudante de medicina Nathalia Monerat decidiu avaliar a qualidade dos vídeos de saúde da internet e reprovou a maioria


Ela nasceu em meio ao boom da internet e cresceu fazendo lição de casa no computador. Ao escolher medicina como carreira – depois de vasculhar em sites de busca qual era a melhor opção – a estudante Nathalia Monerat, 23, resolveu pesquisar como a saúde é retratada no mundo virtual.


Os resultados do estudo foram selecionados para o congresso promovido pela Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj). Para uma plateia de médicos e acadêmicos com longa experiência, Nathalia – que está no último dos seis anos da graduação – defendeu a tese de que o profissional que fica distante da web, seja ele de qualquer idade, facilita a “contaminação” dos internautas por informações erradas sobre saúde.


Para embasar a análise, a universitária do Centro Universitário de Volta Redonda (RJ) virou uma espécie de detetive da internet. Durante seis meses, ela investigou todos os vídeos postados no Youtube que falavam sobre hipertensão ,arritmias e insuficiência cardíaca – as três principais causas de morte entre os brasileiros.


“Foram 1.152 vídeos que continham informações sobre doenças relacionadas ao coração e que se propunham a falar sobre os temas selecionados. Assisti um por um”, conta ela, que faz parte do GETICMED, grupo da faculdade que investiga o uso da tecnologia na medicina.

Os resultados não foram bons: 95,7% continham informações erradas. Ou seja, só 4,3% passaram na avaliação de Nathalia.

“Os vídeos foram feitos por leigos, em geral pacientes contando suas histórias, por entidades que promoveram campanhas, reportagens dos mais variados veículos e por médicos”, conta Nathalia.

“Os principais erros eram dar nomes errados para as doenças e descrever informações equivocadas sobre sintomas e tratamentos. Os vídeos feitos por médicos eram os mais corretos”, pontua.

Segundo Nathália, a pesquisa tem como objetivo aproximar a comunidade médica do meio virtual, incluindo os profissionais mais velhos, que costumam ser resistentes a novas tecnologias.

“Não dá para fugir. O paciente é um curioso. Tudo que for falado para ele dentro do consultório imediatamente será pesquisado quando ele sair da consulta”, diz.

“O melhor dos mundos é juntar conhecimentos. Por vezes, o saber médico não tem a linguagem ideal para a internet e é importante encontrar um parceiro, seja da área de comunicação ou outra, que ajude a fazer isso essa conexão”, complementa.

Em 90 dias, Nathália conquista o diploma de médica e completa 24 anos. Escolheu a área da cardiologia para fazer a especialização e já projeta como estará em 10 anos.

“É bem provável que faça os acompanhamentos dos pacientes por e-mail. Mas nada substitui o contato físico e escutar a história do doente. Será um misto de medicina real e medicina virtual”, diz.


Fonte: IG

Convite de Casamento


Convite de casamento da filha da funcionária Amélia





Dicas de final de semana



Axé Brasil

A 15ª edição do festival Axé Brasil 2013, o maior evento de axé do país, acontece nos dias 12 e 13 de abril e promete muita animação e agito para os micareteiros. O Axé Brasil 2013 comemora seus 15 anos e traz o melhor do axé music para BH.
Entrega de Abadás 

Os abadás para a festa de 15 anos do Axé Brasil já estão prontos e serão entregues a partir do dia 10/04. As camisas poderão ser retiradas nos dias 10 e 11/04 no Shopping Boulevard, no piso G3, de 12h às 20h. Já nos dias do evento, 12 e 13 de abril, os foliões que ainda não tiverem buscado o abadá poderão retirar no setor Sul da Esplanada do Mineirão. 


Quarteirões da Savassi terão música ao vivo neste final de semana

Programação de shows na Praça da Savassi inclui desde tributo a Rolling Stones à apresentação de Marilton Borges, do Clube da Esquina.
Assim como nos outros finais de semana, o Café e Livraria Status e o restaurante Galeria, em parceria com o Movimento Arte na Praça, realizam mais shows de música ao vivo na Savassi.
Confira a programação:

Galeria Arte e Gastronomia - Rua Pernambuco 1150 – (31) 3227-2629

Sexta-feira - a partir das 18h
Himba Trio - MPB
Sábadoa partir das 12h30 – Rodrigo Carioca, Aloízio Horta, Chris Vianna e Fábio Lana – Chorinho, sambas antigos e maxixe
a partir das 18h – It’s Only Rolling Stones (acústico) – tributo a Rolling Stone
Domingo – a partir das 14h
Banda B – samba

Status café e cultura - Rua Pernambuco 1150 – (31) 3261-6045 - Couvert: R$ 10 (por pessoa)

Sexta-feira
a partir das 18h - Willian Corbo - anos 1960 e 1970
a partir das 21h - Sanduka – MPB
Sábadoa partir das 10h – Clube da Bossa Nova – Bossa Nova
a partir das 17h -  Trio Jackson – tributo a Michael Jackson
a partir das 20h – Lívia Tucci - Jazz
Domingoa partir das 10h – Chorinho
a partir das 14h –  Marilton Borges – MPB (Clube da Esquina)
a partir das 20h – Dado Prates e Vanda – MPB, Bossa Nova e Jazz

Receita

Nuggets de frango saudável


Ingredientes

500g de filet peito de frango
1 pote de iogurte Natural (desnatado ou light)
Bolachas Integral (água e sal)

Modo de fazer

Corte os files em tiras (3 tiras por filés);
Em uma vasilha, adicione os files de frango, um pouco de sal e o iogurte;
Deixe marinando por 01 hora na geladeira;
Coloque as bolachas dentro de um saco e triture até se transformarem em uma "farinha;
Passe o filet de frango na farinha formada pela bolacha, até empanar por completo;
Arrume os files de rango em um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos (200 graus);
Deixe por uns 15-20 minutos

Fonte: Cyber Cook

Janela da Comunicação








Passatempo