Pesquisar este blog
quarta-feira, 27 de março de 2013
Páscoa e seus Símbolos
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
OVOS DE PÁSCOA
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, no século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.
COELHO
O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
CORDEIRO
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.
Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
CÍRIO PASCAL
É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".
Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
GIRASSOL
O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.
O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o Astro Rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
PÃO E VINHO
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre as pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.
Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.
COLOMBA PASCAL
O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.
SINO
Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.
O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.
QUARESMA
Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org
Veja como economizar na Páscoa
Especialista indica que consumidor compre bombons ou barras de chocolate no lugar dos ovos para fazer economia
O consumidor brasileiro vai gastar mais na Páscoa deste ano. Segundo uma pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a alta dos preços foi maior do que 2012. Os famosos ovos de chocolate, por exemplo, subiram de 5,9% em 2012 para 7,6% neste ano.
Para evitar que os gastos prejudiquem seu bolso “fuja dos ovos de Páscoa”, aconselha o educador financeiro Álvaro Modernell, que acredita que a melhor opção para economizar é usar a criatividade e optar por outros doces.
Se a ideia for dar o chocolate para uma criança, use a criatividade. “Compre papéis coloridos, cetim, celofane e uma caixa enfeitada. Coloque bastante chocolate de diversos formatos e monte o próprio ‘ovo’. O volume será maior e o gasto menor”.
Para completar a brincadeira, Modernell dá outra dica: “se quiser, faça pegadinhas de coelho até o local onde o presente foi escondido e faça a criança ir atrás”.
Para quem prefere os ovos, um fator importante é ser flexível na hora de comprar o doce, já que a variedade é muito grande. “A chance de achar outro produto mais em conta é maior se você não tiver nenhuma opção de marca em mente. Quanto maior a flexibilidade, melhor será a compra”, explica
Bacalhau
Outra tradição na Páscoa é o bacalhau, que ao contrário dos ovos tem uma longa durabilidade e pode ser comprado em outras épocas do ano.
Segundo o especialista, quanto mais pesquisar o preço do peixe, melhor será para o bolso do consumidor. “Se achar um valor bom, compre na hora e guarde até o dia”, indica. “Converse com as amigas e descubra locais que vendem o bacalhau com um bom preço”.
A dica de Modernell é que o consumidor compre as lascas do bacalhau e não o lombo inteiro. “O preço sai mais em conta, quase pela metade, e não faz diferença na hora de comer”.
Fonte: UOL
CHOCOLATE
O consumo moderado de chocolate traz vários benefícios à saúde.
1. Diminui o estresse
Por quê?
O chocolate serve como calmante.Chocólatras apresentam níveis menores de hormônios do estresse circulando no sangue.
2. Serve como anti-inflamatório
Por quê?
Dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto. Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides, componentes que destroem os radicais livres que causam a inflamação.
3. Melhora o humor na hora!
Por quê?
A mesma quantidade de chocolate meio amargo indicada no item acima tem o poder de deixar qualquer mulher mais feliz. Chocolate meio amargo também libera serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
4. Aumenta nosso tempo de vida
Por quê?
Pode comemorar: duas barras de chocolate por semana garantem um ano extra de vida! O cacau tem quase duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelhecimento de todo o nosso corpo.
5. Previne derrames
Por quê?
Quem come quatro pedacinhos de chocolate pelo menos uma vez por semana tem 22% menos chance de ser vítima de um acidente vascular cerebral. Só não vale abusar da quantidade. Os grãos de cacau são carregados de substâncias que ajudam a manter nosso sangue fino e as artérias limpinhas, melhorando a irrigação sanguínea no cérebro.
6. Turbina os músculos
Por quê?
Cientistas norte-americanos garantem que comer uma barrinha pequena de chocolate diariamente aumenta o fluxo sanguíneo no organismo em pouco menos de duas semanas.O aumento do fluxo sanguíneo melhora também a oxigenação dos músculos, preparando-os para a ação. Você se sentirá mais disposta e com mais resistência até para fazer uma simples caminhada.
1. Diminui o estresse
Por quê?
O chocolate serve como calmante.Chocólatras apresentam níveis menores de hormônios do estresse circulando no sangue.
2. Serve como anti-inflamatório
Por quê?
Dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto. Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides, componentes que destroem os radicais livres que causam a inflamação.
3. Melhora o humor na hora!
Por quê?
A mesma quantidade de chocolate meio amargo indicada no item acima tem o poder de deixar qualquer mulher mais feliz. Chocolate meio amargo também libera serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
4. Aumenta nosso tempo de vida
Por quê?
Pode comemorar: duas barras de chocolate por semana garantem um ano extra de vida! O cacau tem quase duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelhecimento de todo o nosso corpo.
5. Previne derrames
Por quê?
Quem come quatro pedacinhos de chocolate pelo menos uma vez por semana tem 22% menos chance de ser vítima de um acidente vascular cerebral. Só não vale abusar da quantidade. Os grãos de cacau são carregados de substâncias que ajudam a manter nosso sangue fino e as artérias limpinhas, melhorando a irrigação sanguínea no cérebro.
6. Turbina os músculos
Por quê?
Cientistas norte-americanos garantem que comer uma barrinha pequena de chocolate diariamente aumenta o fluxo sanguíneo no organismo em pouco menos de duas semanas.O aumento do fluxo sanguíneo melhora também a oxigenação dos músculos, preparando-os para a ação. Você se sentirá mais disposta e com mais resistência até para fazer uma simples caminhada.
Receitas Especiais
RECEITA DE TRUFA DE MORANGO
1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
1 envelope de gelatina sabor morango
2 1/2 xícaras (chá) de chocolate branco picados
1 colher (chá) de essência de morango
300 g de chocolate ao leite picadas
300 g de chocolate meio amargo picados
Modo de preparo
Leve ao fogo o creme de leite e a gelatina em pó.
Mexa sem parar até começar a levantar fervura.
Retire do fogo e coloque a panela numa tigela com água fria para diminuir o calor da mistura.
Coloque o chocolate branco derretido e misture bem.
Adicione a essência e torne a misturar, leve à geladeira num recipiente raso ou ao congelador se tiver pressa.
Quando estiver mais firme, modele as trufas e banhe com os dois chocolates escuros derretidos juntos em banho-maria e morno.
Deixe secar e decore como quiser.
RECEITA DE OVO PRESTÍGIO
1/2 kg de chocolate
1 fôrma para ovo de páscoa (1/2kg)
Recheio
1 lata de leite condensado
100g de coco seco (ralado)
1 colher (sopa) de margarina
1 clara de ovo
Modo de preparo
Misture bem o coco ralado com o leite condensado e a margarina.
Leve ao fogo até que solte da panela.
Retire do fogo e acrescente a clara, mexa até obter uma mistura homogênea.
Deixe esfriar e reserve.
Derreta o chocolate, aplique o resfriamento e faça o teste do palito.
Aplique na fôrma, com o auxílio de um pincel, a primeira camada de chocolate.
Limpe bem as bordas. Coloque a fôrma em um apoio com a cabeça para baixo.
Leve à geladeira por 5 minutos, tire e dê a segunda camada, sempre limpando as bordas.
Leve à geladeira por 5 minutos.
Retire da geladeira e aplique o recheio de coco, por último, cubra com o chocolate, desta vez reforçando bem as bordas, para não quebrar na hora de embalar.
Leve novamente à geladeira, por aproximadamente 20 minutos.
Quando a fôrma estiver opaca ele se soltará facilmente.
RECEITA DE STROGONOFF DE BACALHAU
1 xícara (chá) de azeite
2 latas de creme de leite
1 alho poró picado
1 colher (sopa) de mostarda
1 xícara (café) de vinho branco
1/2kg de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
2 cebolas picadas
1 colher (sopa) de catchp e molho inglês
200grs de champignons
Sal à gosto
Modo de preparo
Ferva o bacalhau no leite por 15 minutos, escorra, desfie e reserve.
Coloque o azeite, a cebola e o alho poró para refogar até começar a dourar e acrescente o bacalhau desfiado.
Acrescente os champignos e deixe refogar.
Em seguida, coloque o vinho branco, o catchup e a mostarda.
Por último, coloque o molho inglês.
Depois de 15 minutos, mexa toda a mistura e prove, se necessário acrescente sal.
Se ficar seco, coloque um pouco de leite.
Finalizando coloque o creme de leite sem soro.
Sirva com arroz branco e batata palha.
Rendimento: 6 a 8 porções
RECEITA DE BACALHAU AO LEITE DE COCO
500g de bacalhau (lombo)
4 batatas grandes
2 pimentões grandes 1 vermelho e 1 verde
4 tomates grandes maduros e firmes
4 cebolas grandes
1 molho médio de coentro
1 molho médio de cebolinhas
300ml de leite de coco
8 colheres (sopa) de azeite de oliva
Pimenta do reino moída à gosto
Modo de preparo
Retire a pele do bacalhau com ele ainda seco (sai mais fácil e rende mais).
Coloque de molho durante pelo menos 4 horas em água gelada, trocando a cada hora.
Cozinhe as batatas com casca deixando-as firmes.
Corte os tomates em 8 partes e retire as sementes.
Corte as cebolas em 8 partes.
Corte os pimentões em tiras de 1 cm de largura e corte-as na metade do comprimento se forem muito longas para que não fiquem grandes demais.
Pique o molho de cebolinha em rodelas finas.
Pique ou desfolhe o molho de coentro, como preferir.
Retire as batatas cozidas ainda firmes e deixe-as esfriar.
Ponha na água ainda com casca se quiser apressar o resfriamento, mas não retire as cascas pois podem ficar muito macias.
Retire as cascas e corte-as em cubos.
Reserve tudo na geladeira coberto com filme para não queimar.
Retire o bacalhau da água enxugue em um pano.
Ponha 4 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira e após atingir a fervura deite os pedaços e frite-os até dourar, sem deixar secar.
Corte-os em cubos a seu gosto.
Deixe esfriar e junte tudo em um pirex fundo acrescente a pimenta do reino, as 4 colheres (sopa) restantes azeite junto com as que ficaram da fritura, a cebolinha picada, o coentro e o leite de coco (de preferência ao leite retirado do fruto espremido sem água) se não for possível use o industrializado.
Misture tudo e ponha na geladeira por mais meia hora.
Sirva gelado acompanhado de fatias generosas de pão italiano e um bom vinho tinto.
Rendimento: 4 a 6 porções
Assinar:
Postagens (Atom)