Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Saúde

Mitos e verdades sobre o uso do protetor solar
Saiba como evitar os problemas com a radiação solar e conseguir prolongar o efeito bronzeado, mas sabendo o que é verdade e mentira sobre o protetor solar:



O protetor solar deve ser aplicado todos os dias 
Verdade. O protetor solar é o melhor aliado da saúde da pele. Ele deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados, com FPS 15, no mínimo. 

O protetor solar deve ser aplicado uma vez por dia 
Mentira. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver necessidade. No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol (rosto, pescoço, colo, braços e mãos).

O sol causa problemas de pele 
Verdade. Os primeiros problemas da falta do uso de protetor solar são as queimaduras. Depois temos a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e flacidez. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto é conseqüência do abuso da exposição ao sol e não em decorrência da idade. A exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer de pele - considerado o tumor de maior incidência no Brasil. 

Posso tomar sol o dia inteiro com protetor solar 
Mentira. Os horários recomendados para se expor ao sol são antes das 10h e após as 16h. Mas, sempre com proteção adequada. 

Pessoas com pele seca e oleosa podem usar o mesmo tipo de protetor 
Mentira. Pessoas de pele seca devem usar protetor solar mais cremoso e aquelas com pele mais oleosa devem optar por um protetor livre de óleo (oil free).

Pessoas com pele muito clara tendem a ficar vermelhas. Isso é sinal que irão ficar bronzeadas 
Mentira. Pessoas com este fototipo tendem a não ficarem bronzeadas, por causa da baixa presença de melanina. A orientação é aplicar um filtro com FPS mais alto. 

Posso usar loções auto-bronzeadoras ao invés de protetores solares 
Mentira. As loções auto-bronzeadoras tem propriedades específicas e não protegem a pele da radiação solar. 

Quando a pele fica vermelha é sinal que ficará bronzeada 
Mentira. Isso é sinal de insolação e queimadura. 

As pessoas com acne não devem usar protetor solar para não deixar a pele mais oleosa 
Mentira. Todas as pessoas devem aplicar o protetor solar. Após a exposição solar, a acne apresenta um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os produtos próprios para a pele com acne, que são livres de óleo.

Após a exposição solar devo hidratar a pele 
Verdade. Os cremes hidratantes têm a função de devolver a umidade natural da pele. O ideal é utilizar um hidratante pós-sol, pois são hipoalergênicos, além de terem ação calmante e refrescante que aliviam o desconforto das queimaduras de grau leve. Além de repor a água da pele, o hidratante auxilia na prevenção de queimaduras e evita o ressecamento, ou seja, o descascamento. 

Hidratantes com FPS podem substituir o protetor solar 
Verdade. Atualmente, existem vários cremes com essa finalidade, os chamados multifuncionais. Eles têm mais de uma indicação num mesmo produto. 

(Fonte: Portal Abril)

Nutrição

Benefícios do mel de abelha
Além das propriedades cicatrizantes, o mel é eficaz para matar as bactérias que causam a sinusite crônica

Avalie a substituição do açúcar pelo mel quando for preciso adoçar alimentos e bebidas. O mel tem propriedades cicatrizantes, antibióticas e grande valor nutricional (alto teor de carboidratos e apresenta cálcio, magnésio, potássio, vitaminas B1 e C) além de ser 18% menos calórico que o açúcar comum e possuir propriedades medicinais.

Um estudo feito pela Universidade de Ottawa, Canadá, mostrou que o mel em todas as suas formas é eficaz para matar a bactéria que causa a sinusite crônica. Outro estudo, feito pela Universidade do País de Gales, sugere que o mel da flor manuka pode reverter a resistência a antibióticos. Ou melhor, antibióticos podem ser mais eficazes contra infecções resistentes a medicamentos se usados em combinação com o mel de manuka.

Por fim, uma pesquisa sobre o mel dessa fascinante flor oriunda da Nova Zelândia, divulgada pela Universidade Metropolitana de Cardiff, no País de Gales, este ano, diz que ele é um poderoso cicatrizante e antibacteriano para feridas. A substituição só não é recomendada para os diabéticos, cuja dieta tem restrições ao mel.

(Fonte: Revista Viva Saúde)

Mão na massa

Comida com criatividade

Vamos colocar a mão na massa literalmente! Com um pouco de criatividade dá para dispensar as formas especiais e receitas difíceis. Confira:


Dicas para o fim de semana

Domingo, dia 19 de janeiro, poesia e música vão regar a noite na Praça do Papa. A partir das 18h, o projeto Em Nome do Amor convida todos a participar de um sarau, com inúmeros poetas independentes e atrelados aos mais variados grupos de poesia da região metropolitana, como o Sarau Vira Lata (BH), o Coletivoz Sarau de Poesia (BH), os Menestréis Errantes (BH), o Tertúlia (BH), o Apoema Sarau Livre (Contagem), o Sarau dos Vagall (Nova Lima), o Poesia dia a dia (Santa Luzia), o Sarau no Ribeirão (Ribeirão das Neves), Poesia, um santo remédio, entre outros.

Durante o evento estarão à disposição dois telescópios para a observação da Lua, além de rolar correio elegante e muito amor.

Programação
18h - Chegada e ambientação Em Nome do Amor
18h45 - Apresentação turística da Praça do Papa
19h / 19h45 - Pôr do Sol
20h - Abertura do Sarau em nome do amor e apreciação da Lua

(Fonte: Sou BH)

Curiosidade

Artista utiliza lápis de cor em seus quadros, literalmente

Enquanto alguns preferem usar o lápis para riscar em seus desenhos, Federico Uribe resolveu colar o lápis de cor em suas obras. Sua intenção era criar algo inovador – e conseguiu!

Nascido em Bogotá, Colômbia, Federico Uribe atualmente vive e trabalha em Miami. Ele costuma trabalhar uma linguagem popular e recorrer a objetos do cotidiano. Uribe estudou arte na Universidade de Los Andes, em Bogotá, e em 1988 partiu para Nova York para aprimorar seus estudos.

Inicialmente, suas obras consistiam em telas sensuais. Mais tarde em sua carreira, Federico resolveu liberar toda sua criatividade e nos surpreender com estas telas, pinturas e bonecos feitos a partir de lápis de cor.

(Fonte: Somete Coisas Legais)






Receita

Gelado de Abacaxi

Esse docinho tem sabor de infância! É coisa boba, bem fácil mesmo. Para 6 porções generosas você vai utilizar:


2 xícaras de abacaxi picadinho sem o miolo (em torno de 500g).
500 ml de água
4 colheres (sopa) de açúcar
2 caixinhas ou envelopes de gelatina sabor abacaxi
400 ml (ou 2 caixinhas) de creme de leite


Leve o abacaxi com a água e o açúcar para ferver. Assim que ferver, mantenha no fogo por 1 minuto, desligue e misture as duas gelatinas (somente o pó) e na sequência o creme de leite. Use um batedor de arame para não ficar com pelotinhas do creme de leite.
Atenção: Se o abacaxi estiver bem doce, talvez você não precise dessa quantidade de açúcar, depende do gosto de cada um. Você pode colocar apenas 2 colheres e ao final (depois de acrescentar todos os ingredientes) você prova. Se achar necessário, pode colocar mais um pouco. Leve à geladeira para endurecer.
Ai, que sabor de anos 80!!!

* Para fazer a versão diet/light é só usar gelatina zero açúcar, adoçante e creme de leite light.
(Fonte: Panelaterapia)

Passatempo