Mitos e verdades sobre o uso do protetor solar
Saiba como evitar os problemas com a radiação solar e conseguir prolongar o efeito bronzeado, mas sabendo o que é verdade e mentira sobre o protetor solar:
O protetor solar deve ser aplicado todos os dias
Verdade. O protetor solar é o melhor aliado da saúde da pele. Ele deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados, com FPS 15, no mínimo.
O protetor solar deve ser aplicado uma vez por dia
Mentira. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver necessidade. No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol (rosto, pescoço, colo, braços e mãos).
O sol causa problemas de pele
Verdade. Os primeiros problemas da falta do uso de protetor solar são as queimaduras. Depois temos a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e flacidez. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto é conseqüência do abuso da exposição ao sol e não em decorrência da idade. A exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer de pele - considerado o tumor de maior incidência no Brasil.
Posso tomar sol o dia inteiro com protetor solar
Mentira. Os horários recomendados para se expor ao sol são antes das 10h e após as 16h. Mas, sempre com proteção adequada.
Pessoas com pele seca e oleosa podem usar o mesmo tipo de protetor
Mentira. Pessoas de pele seca devem usar protetor solar mais cremoso e aquelas com pele mais oleosa devem optar por um protetor livre de óleo (oil free).
Pessoas com pele muito clara tendem a ficar vermelhas. Isso é sinal que irão ficar bronzeadas
Mentira. Pessoas com este fototipo tendem a não ficarem bronzeadas, por causa da baixa presença de melanina. A orientação é aplicar um filtro com FPS mais alto.
Posso usar loções auto-bronzeadoras ao invés de protetores solares
Mentira. As loções auto-bronzeadoras tem propriedades específicas e não protegem a pele da radiação solar.
Quando a pele fica vermelha é sinal que ficará bronzeada
Mentira. Isso é sinal de insolação e queimadura.
As pessoas com acne não devem usar protetor solar para não deixar a pele mais oleosa
Mentira. Todas as pessoas devem aplicar o protetor solar. Após a exposição solar, a acne apresenta um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os produtos próprios para a pele com acne, que são livres de óleo.
Após a exposição solar devo hidratar a pele
Verdade. Os cremes hidratantes têm a função de devolver a umidade natural da pele. O ideal é utilizar um hidratante pós-sol, pois são hipoalergênicos, além de terem ação calmante e refrescante que aliviam o desconforto das queimaduras de grau leve. Além de repor a água da pele, o hidratante auxilia na prevenção de queimaduras e evita o ressecamento, ou seja, o descascamento.
Hidratantes com FPS podem substituir o protetor solar
Verdade. Atualmente, existem vários cremes com essa finalidade, os chamados multifuncionais. Eles têm mais de uma indicação num mesmo produto.
(Fonte: Portal Abril)