Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

RH Informa

Mudanças no Setor de Comunicação

Como é de conhecimento dos colaboradores, a FUNDAFFEMG tem passado por reestruturações para otimizar o trabalho na Instituição. Por esse motivo, o setor de Comunicação, que provisoriamente estava subordinado à Gerência de Suporte Operacional (GSO), retorna, por decisão da Diretoria Executiva, à Coordenadoria de Relações Institucionais (CRI), sob responsabilidade de Fátima Taher. 

Utilização da Lan House

A Lan House é um espaço disponível para os funcionários, fora de horário de trabalho, fazerem suas leituras ou consultar a internet. Na hora de acessar os computadores, tenha bom senso e gentileza! Verifique se há algum colega de trabalho esperando para utilizar o espaço e ceda o lugar a cada 15 minutos. 

Campanha Solidária


Doações de garrafas pet

O Movimento de Promoção e Assistência Social Sopão Mineiro precisa de nossa ajuda. Semanalmente, a ONG distribui 400 litros de sopa e 250 pães para desabrigados e pessoas carentes. Para isso, eles utilizam garrafas pet que são cortadas e higienizadas para serem utilizadas como vasilhame para a sopa. 

O Sr. José Gomes é voluntário no Sopão Mineiro e pede a colaboração dos funcionários do grupo AFFEMG na doação de garrafas pet. Elas poderão ser entregues à Angélica a partir de segunda-feira, no 10º andar.

Quem quiser saber outras informações sobre o projeto e ajudar de outras formas, entre em contato pelo telefone 3272-3998 ou acesse www.sopaomineiro.org.br .

Almoço da vitória

Na última quinta-feira, os integrantes da equipe FUNDAFFEMG participaram do "Almoço da Vitória"! No encontro, foi sorteado um voucher com diárias para a Colônia de Férias do Guarujá. Quem ganhou o prêmio foi a colaboradora Camila de Almeida. 

A comissão organizadora parabeniza a todos os integrantes da equipe FUNDAFFEMG e aproveita para lembrar que a nossa confraternização de dezembro está chegando. Vem mais prêmios por aí!

Quer dar sugestões para a festa de fim de ano? Envie um e-mail para comunicacao@affemg.com.br ou comunicacao@fundaffemg.com.br




Saúde / Nutrição

É possível curar a depressão com alimentação saudável?


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui 13 milhões de pessoas sofrendo de depressão. No mundo são 340 milhões de pessoas e cerca de 850 mil suicídios ao ano provocados por esta enfermidade.

Um grupo de pesquisadores de Londres provou que a comida processada e rica em gordura saturada aumenta o risco de depressão em 58%. Já a alimentação saudável com uma dieta rica em vegetais, frutas, peixes e exercício físico minimizam as chances de se apresentarem os sintomas.

Alguns alimentos, acompanhados de exercício físico, podem promover a sensação de bem estar devido aos componentes nutricionais, como vitaminas e aminoácidos presentes. Podemos chamá-los de alimentos da felicidade, sobretudo se você os consumir com uma boa frequência e combinando uns com os outros.

Tais alimentos da felicidade podem beneficiar a todos nós, mas, principalmente, a pessoas que sofrem de depressão ou que estão passando por um momento de tristeza. O consumo de “alimentos antidepressivos” pode auxiliar a minimizar ou prevenir que essa tristeza se prolongue muito, se transformando em depressão.

Aminoácidos: triptofano
O triptofano é um aminoácido aromático essencial na produção do neurotransmissor serotonina, que regula o humor. Pesquisadores britânicos descobriram que tomar 1 grama de triptofano 3 vezes ao dia auxilia a melhorar o humor.
Onde encontrar: chocolate amargo, grão-de-bico, banana, romã, morango, abacate, mamão, manga, laranja, tâmaras, uvas, amoras, pêssegos, amêndoas, pistaches, avelãs, castanhas, nozes, salmão, pimenta malagueta, feno-grego, gergelim, linhaça e outros.
Quanto consumir por dia: é necessário consumir entre 250 e 350 miligramas através dos alimentos.



Capsaicina
Capsaicina aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas porque ele estimula a produção de endorfinas, que são comumente conhecidos como “hormônios felizes“.
Onde encontrar: Pimentas e Gengibre
Quanto consumir por dia:  Alguns pesquisadores recomendam uma dose de 3 gramas. 



Cúrcuma
A cúrcuma é também conhecida por gengibre dourado, açafrão da terra ou açafrão da Índia. Estudos científicos concluíram que a cúrcuma é um antidepressivo natural, deve ser utilizado ​​em pessoas com depressão, depressão sazonal ou distúrbios de humor.
Quanto consumir por dia: entre 1 ou 2 colheres de chá.



Ômega 3
Estudos clínicos têm mostrado que os ácidos graxos ômega 3, além de proteger o coração contra as doenças cardiovasculares, também fortalecem o sistema imunológico e ainda auxiliam no tratamento contra depressão. Pessoas que receberam doses de ômega 3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão.
Onde encontrar: salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, óleos de peixe, de canola e sementes de linhaça.
Quanto consumir por dia: é recomendado 5 gramas. Comece por comer peixes pelo menos duas refeições por semana. Pode acrescentar linhaça moída nas saladas, iogurte ou feijão.



Vitaminas do complexo B
Existe uma correlação entre algumas vitaminas do complexo B e a depressão. Pesquisadores da Harvard University descobriram que 15 a 38 % das pessoas com depressão têm deficiência de folato. Embora ninguém saiba ao certo se esta causa depressão, sabemos que a falta de folato pode atrasar o alívio dos sintomas de antidepressivos.
Onde encontrar: Vitamina B6 encontra-se nas carnes, peixe, ovos, fígado, em quantidades ainda razoáveis, amendoins, batatas, couve lombarda, ervilhas, gérmen de trigo, farelo de trigo, couve de Bruxelas, banana, manga. Fontes de ácido fólico (vitamina B9) encontram-se no fígado, mariscos no vapor, ostras cozidas, arenque, caranguejo, truta cozida, salmão, legumes de folha verde escura (espinafres, brócolos, couves, etc.), nos cereais enriquecidos, frutos secos e leguminosas.
Quanto consumir por dia: para a vitamina B6, a dose recomendada é inferior a 100 microgramas (em doses acima de 200 microgramas pode ser tóxica!). Quanto a vitamina B9 a dose recomendada é inferior a 3 miligramas/dia.


(Fonte: Guloso e Saudável)

Se tiver dúvidas, procure o seu médico ou profissional da nutrição e não se esqueça de realizar o check-up periódico! Agende um horário no Centro de Promoção da Saúde (CPS) pelo ramal 5815.

Mão na massa

Com a chegada de novembro, as lojas já exibem seus enfeites da Natal. A variedade é grande e os preços também. Para quem já está pensando em enfeitar a casa, veja algumas dicas criativas para fazer uma árvore de Natal:

Essa árvore exige uma certa habilidade em marcenaria, mas é certo que as crianças vão adorar! Além da base e da aste, prepare 12 bastões e os numere dos dois lados, do menor para o maior, de 1 a 24. Nas pontas, faça um pequeno furo para colocar um pirulito. A brincadeira funciona assim: a partir de primeiro de dezembro, a criança tem direito de retirar da árvore um pirulito por dia até a véspera do Natal.

Utilize papel pardo ou aproveite envelopes usados para fazer esta árvore. É só cortar o papel em triângulos e dobrá-los para dar volume à montagem. Finalize com estrelas feitas do mesmo papel.

Com uma boa dose de criatividade e bom senso para combinar cores e formas, esta árvore traz molduras, porta-retratos, botões, estrelas e outros objetos colados na parede!

Com gravetos, um pisca-pisca e bolinhas de pom-pons é possível fazer uma árvore estilosa e ecologicamente correta!

Este conjunto de árvores de Natal foi feito de rolhas e uma generosa dose de cola. 

Fácil e prático de fazer. Uma escada aberta, pisca-piscas, enfeites e temos uma árvore de Natal!

Esta árvore vai à mesa para receber os amigos. Faça um cone de papel (ou aproveite de um novelo de linha) e o embrulhe com papel manteiga. Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas, mergulhe a base do morango no chocolate e cole no cone até completá-lo. Por fim, aproveite um pedaço do papel manteiga e entorne o chocolate sobre ele desenhando um estrela. deixe secar. Depois é só colar a estrela na árvore com um pouco mais de chocolate. Uma delícia!

Dicas para o fim de semana

Virada Cultural UFMG

Nesta sexta e sábado, dias 08 e 09 de novembro, a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, recebe a programação da Virada Cultural UFMG, evento de construção coletiva do Diretório Central dos Estudantes DCE (Gestão Pés No Chão), junto a estudantes e coletivos de artistas, que oferece uma série de atrações gratuitas.

Ao todo serão 12h de atividades no Campus Pampulha e 12h nos Campi do Centro (Medicina, Direito e Arquitetura). A Virada oferecerá ao público 24h de arte e cultura, com oficinas de grafite, origami, saraus de poesia, palco livre entre outras atrações. 

Programação:
Sexta-feira, dia 08 de novembro - Campus Pampulha

Palco Praça de Serviços

18h - "Ensaios sobre o tempo" Dança contemporânea 
19h - Apresentação teatral "Os inseguros"
20h - Apresentação Stiletto dance
21h - Oficina/apresentação Danças Urbanas
22h - Kacomas Crew
23h - Pocket Show Well MC, Thaik MC, Inti MC
00h - Pocket Show COLAPSO - Nutela MC
01h - Batalha de MC's (a confirmar)
02h - Pocket Show C.A.O.S - Hot MC , FBC

Palco Espaço externo FALE

18h - "An-gús-tia" Dança Contemporânea 
17h - Oficina de Macramê e Oficina de Autodefesa para mulheres e afetadxs
23h - Sarau Cabaret Entre Letras e Retalhos
00h - Palco Livre

Palco FAFICH

18h - Lollipop Chinatal
19h - Apresentação de tecido acrobático (David Nasser)
20h - Performance de corda lisa (Spasso)
21h - Apresentação de circo "Tá no ar"
22h - Engradado
23h - Pacatatrio
00h - Nego Doido
01h - Tridestilados (+tecido acrobático Iago Lima)
02h - Karbony (+tecido acrboático nayara)
03h - Mandarina
04h - Didáticos
17h - Oficina de Jogos treatrais (sala 3054)

Palco Gramado da Reitoria

19h - Abu (DJ)
20h - Red Felps
22h - Coletivo Distante
23h - 12Duoito
00h - Djalma (+pirofagia escola spasso)
01h - Lex Garden
02h - Psicotrópicos
03h - Reggae Nomos
04h - Himba Trio

Palco ICB

22h - RAM
23h - A Nuvem
00h - Baião do Norte
01h - Amora de Pé
02h - PosDoc
03h - Ferreira
04h - Gusmão

Palco Espaço interno do D.A. ICB:
17h - Oficina de agricultura Urbana
19h - Oficina de permacultura

Palco ECI
17h - DJ's Gusbo Dub e lilith La Femme
19h - "Oficina de Grafite com: Lelo, Sebo, Surto e Carbon Crew
Stencil com: Felipe de Souza
Malabares com: Luana Coelho
Exposição Ateliê Pano de Roda
22h - Maracatu
23h - O'decoro
0h - Virada Sound System apresenta: DJ Bruno Dub, Lord Pow + DJ Gusbo
1h - Zimun
2h - Renegades of funk
2h50 - Monkey Drunk
3h30 - Mecanimal
4h20 - Banda Àstia

Palco Escola de Belas Artes (espaço externo)
17h - Oficina de Culinária Viva
18h - Sarau no gramado

Sábado, dia 09 de novembro - Campi Centro


Praça da Estação
09h - Praia da Estação
12h - Cortejo com Macaia em direção á Praça Afonso Arinos

Centro Cultural da UFMG
11h - Personificassomos
12h - Oficina de Rap com João Pedro Ferreira
13h - Tertúlia (sarau) + João Pedro Ferreira e Luan Menezes
14h - As Portas do Dirigível
15h - Luan Menezes
16h - Thales do Valle

Palco Praça Afonso Arinos
13h - Panela Elétrica
14h - Terenzi
15h - Venus Dust
16h - Previsão do Tempo
17h - Saída do Cortejo em direção á Faculdade de Arquitetura com Trovão das Minas

Campus Saúde
10h - Oficina de Teatro
10h - Sarau
14h - Oficina de Mobiliário em Pallets

Palco Escola de Arquitetura e Design

19h - Riviera
20h - Dom Pepo
21h - Morrison Hotel

(Fonte: Sou BH)

Receita

Brownie

Que tal aproveitar que o chocolate meio-amargo e as nozes são alimentos ricos em triptofano (aminoácido que ajuda a regular o humor) e fazer essa deliciosa receita de brownie? Mas lembre-se: a receita é bastante calórica. Por isso, consuma com moderação.

Ingredientes
2 tabletes de chocolate meio-amargo
1 xícara de farinha de trigo, peneirada com
1/2 colher (chá) de fermento e
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de manteiga (temperatura ambiente)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de açúcar
2 ovos

Modo de Fazer
Derreta o chocolate no microndas ou banho maria e reserve;
Junte as nozes e os outros ingredientes secos e reserve;
Bata a manteiga com a baunilha até obter um creme, adicione e açúcar e continue a bater juntando os ovos 1 a 1;
Acrescente o chocolate e por fim os ingredientes secos;
Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno médio;
Depois de assado, ainda quente, corte em quadradinhos e deixe esfriar.
(Fonte: Tudo Gostoso)

Passatempo