Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

RH Informa



Mudança no sistema de comunicação interna da FUNDAFFEMG

1 – Na opção “Spark”, clique em “Editar meu perfil”.

2 – A caixa de diálogo “Informações do Perfil” será aberta. Clique na aba “Avatar”.


3 – Clique em “Listar” e escolha a foto (ela deve estar no seu computador).


4 – A imagem escolhida irá aparecer na sua caixa de diálogo (1). Se a foto não ficou boa ou se está errada, clique em “Limpar”(2) e repita o processo. Se está tudo certo, é só clicar em “Salvar” (3).

5- Pronto! Agora todos os seus colegas de trabalho poderão ser sua foto.




Saúde

Por que ocorre a transpiração?

O suor é a forma mais rápida e eficiente de controlar a temperatura interna do nosso organismo, que precisa ser mantido na faixa dos 36,5 ºC para funcionar direito. Acima dos 45 ºC, o calor mata as células e "cozinha" os órgãos internos. Para ficar longe da zona de perigo, ao menor sinal de quentura - causada pela temperatura externa, por fatores emocionais, como nervosismo, ou por atividades físicas, como sexo - os termorreceptores espalhados pelo corpo dão um alerta. A mensagem é recebida pelo nosso termostato: a região do hipotálamo (no centro do cérebro), que aciona vários mecanismos para refrescar o corpo, como a circulação sanguínea superficial e a transpiração. O sangue passa a irrigar áreas próximas à pele, o que torna mais fácil trocar calor com o exterior - é aquele vermelhão que surge nas bochechas, por exemplo. Mas só isso não adianta. Eficaz mesmo é a transpiração, que ocorre nas glândulas sudoríparas espalhadas pela derme. "O suor resfria a superfície da pele e abaixa a temperatura interna", diz o médico José Ribas Milanez de Campos, da Universidade de São Paulo. Apesar de indispensável, a transpiração é um drama se ocorre em excesso. É o caso de quem sofre de hiperidrose, um distúrbio que faz algumas regiões do corpo se encharcarem sem motivo. Cerca de 1% da população tem o problema, que pode ser corrigido com cirurgia.
Apaga o fogo!A evaporação do suor ajuda a dissipar o calor interno do organismo
1. Quando recebe o sinal de calor, o hipotálamo, por meio do sistema nervoso simpático, avisa às glândulas sudoríparas que é hora de suar. Localizadas na derme, as glândulas são "tubos" com 5 mm de extensão. São pequenas, mas numerosas: temos três milhões delas no organismo, a maior parte nas regiões da cabeça, axilas, mãos, virilhas e pés
2. O suor é produzido dentro da glândula ou, se o calor for muito grande, com água retirada dos tecidos ao redor. Ele é formado basicamente por água (99%) e sais minerais, como sódio e potássio. Apesar de não ter cheiro, pode feder ao entrar em contato com as bactérias presentes na pele
3. O corpo quente cede energia, na forma de calor, às partículas de água que formam o suor. Ao chegar à pele, parte do suor evapora e o calor que estava dentro do organismo se dissipa no ambiente. O processo é constante e pode passar despercebido. Em um dia quente de verão, um adulto pode perder, em média, entre 2 e 2,5 litros de água pela transpiração
Fonte: Mundo Estranho 

Nutrição

E Se..

Não engordássemos?

por Texto Pedro Burgos



Isso mesmo que você acabou de pensar. Sem a preocupação de engordar, comeríamos mais. E muito pior. Substituiríamos, sem dor na consciência, folhas e verduras por muita massa, fast food e doces, aumentando em pelo menos 50% o número de calorias que ingerimos ao dia. Segundo a projeção de Rafael Claro, nutricionista da USP, passaríamos facilmente de 2 300 para 3 200 calorias diárias. O problema é que a gordura, os carboidratos e os açúcares continuariam em nosso sangue, causando estragos no organismo.
Seria como fazer uma experiência do Super Size Me, só que sem engordar. Fredrik Nyström, pesquisador da Universidade de Linköping, na Suécia, mediu o prejuízo. Reuniu 20 voluntários saudáveis e dispostos a comer somente tranqueira por um mês. O resultado foi marcante no fígado, órgão responsável pelo metabolismo de álcool e gorduras. Em média, a quantidade de ALP, uma enzima liberada no sangue quando uma célula do fígado é danificada, foi multiplicada por 3. Além disso, a resistência à insulina – que determina o desenvolvimento da diabete tipo 2 – dobrou. A pesquisa não obteve resultados conclusivos sobre outros fatores, mas é provável que o colesterol potencializasse os riscos cardíacos. Os EUA são a prova disso. Lá, onde a população já come em média 3 770 calorias diárias, as mortes por ataque cardíaco representam 28% do total – 3 vezes mais do que no Brasil.
A economia também sentiria os efeitos da comilança. Trigo, aveia, milho e soja seriam matérias-primas ainda mais requisitadas, já que são base para comidas processadas. Se, no começo deste ano, um aumento no consumo de alimentos em países emergentes, como China, Índia e Brasil elevou em 130% o preço de uma commodity como o trigo, é de esperar que, com o aumento do consumo nos países desenvolvidos, essa crise assumisse patamares assustadores. Quem sairia ganhando seriam a América do Norte e a Europa, sedes das maiores empresas de alimentos, e as nações exportadoras de grãos, como o Brasil. Mas uma inflação descontrolada poderia abocanhar boa parte desses lucros e levar países pobres ao limiar da miséria.

Sem limites de calorias?
Não seria tão perfeito quanto você imagina
1. Vida junkie
Sem culpa, nos dedicaríamos muito mais ao prazer da alimentação, principalmente de coisas com gordura e açúcar. A explicação é evolutiva: os alimentos calóricos construíam um estoque de energia para garantir a sobrevivência nos períodos de fome. Frutas e legumes ficariam relegados às prateleiras de comidas exóticas.
2. Todo lugar é lugar
Além de serem mais gostosos que os naturais, alimentos pré-preparados ou industrializados são mais práticos e adequados à vida moderna: basta abrir o saquinho e comer. Sem a preocupação com o peso, comeríamos mais vezes e em qualquer lugar.
3. Magra, mas feia
Uma alimentação pobre em vitaminas e sais minerais se refletiria em baixa resistência imunológica, anemia, pele ruim, cabelos e unhas quebradiços. Nem alimentos fortalecidos resolveriam o problema. “Os nutrientes existentes nas frutas e verduras são mais facilmente absorvidos pelo nosso organismo”, diz Rafael Claro.
4. Haja remédio
Consumo excessivo de gordura e açúcares prejudica o fígado e os rins, aumenta a resistência à insulina (diretamente ligada à diabete tipo 2) e poderia provocar arteriosclerose e hipertensão, elevando o risco de infartos e outros problemas cardíacos. “A indústria farmacêutica certamente ficaria muito feliz”, diz o médico infectologista Ricardo Mangabeira.
5. Padrão anoréxico
O padrão de beleza continuaria sendo o magro. “Já são 15 anos vivendo nessa cultura, seria difícil mudar”, diz Mirela Berger, doutora em antropologia social. Mas é provável que quiséssemos ser ainda mais magros. Assim aumentariam os casos de anorexia, o consumo de inibidores de apetite e a busca por definição muscular.

Fonte: Super Interessante

Curiosidades

5 produtos comuns que você usava de maneira errada

Você já deve ter se deparado com algum produto que poderia ter uma usabilidade melhor, não é mesmo ? Acontece que alguns produtos são criados com ideias mirabolantes, porém não é divulgado como que se faz o uso correto deles.

1. Tic-Tac

Você já percebeu que tirar o Tic Tac, as vezes, é como uma missão impossível? Ou você acaba com dez na palma da mão, ou com nenhum. Evite isso, permitindo que a bala suavemente deslize até a ranhura da tampa. 

2. Quantidade de Creme Dental

Você está escovando com muita pasta de dente. E isso é culpa das propagandas de TV, claro. Você só precisa de uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha para obter uma limpeza efetiva.

3.Anéis em Latas de alumínio

Quem podia imaginar que anéis de lata servem para segurar o canudo?


4. Cabos


Existe um jeito infalível para evitar que seus cabos de extensão se desfaçam.

Conecte os cabos em um laço para evitar a desconexão. Essa era fácil de prever, ou não?

5. Panelas com furo


Você provavelmente não percebeu, mas suas panelas possuem um apoio de colher.

O buraco na extremidade do cabo também funciona como um porta-colher. Bem mais higiênico!


Dicas culturais


Ponto do Livro BH
Praça da Liberdade recebe a partir do mês de janeiro o Projeto Ponto do Livro BH, criado por Grupos de intervenção urbana - Coletivo WeLove (WeS2.com.br), Coletivo Desestressa BH, Coletivo Feira Grátis da Gratidão - que se uniram para trazer para a cidade uma ação, que visa divulgar a leitura e a gentileza e, ao mesmo tempo, criar biblioteca em pontos de ônibus. 
Ponto do Livro BH
Criado em São Paulo, projetado e desenvolvido pelas designers Helena Aranha e Helena Nabuco, o projeto instala estruturas em pontos de ônibus, em uma espécie de biblioteca pública.
A ideia central da ação consiste no empréstimo gratuito e na doação espontânea de livros. Desta forma, quem está no ponto pode pegar um livro, levar para casa, ler e trazer de volta ao ponto em que o pegou.
Para o lançamento já foram arrecadados mais de 2000 livros. Com o tempo, a intenção é expandir o Ponto do Livro BH para outras regiões da cidade.
Local
Praça da Liberdade

Endereço
Praça da Liberdade, - Funcionários 

Data
24/01/14 até 24/02/14
Horário
08h00
Preço
Acesso Gratuito

Mão na massa

Dicas para organizar os sapatos

Tem coisa mais irritante do que estar atrasada pra sair de casa e não achar um dos pares do sapato? Uma sapateira desorganizada é sinônimo de estresse e desperdício de tempo. É claro que cada um tem seu próprio espaço, então não existe uma regra geral para manter tudo arrumadinho. Mesmo assim, algumas dicas básicas podem ser aplicadas em qualquer coleção de sapatos. Confira:
- Antes de tudo, é preciso saber a diferença entre arrumar e organizar. Quando arrumamos algo, nos preocupamos em deixá-lo esteticamente organizado, apresentável, mas não necessariamente prático. A organização, por sua vez, foca na funcionalidade da arrumação. É nisso que devemos pensar ao planejar a distribuição dos nossos pisantes;
- Faça uma limpa. Jogue fora, venda ou doe os sapatos que você não usa há mais de seis meses, ou que estão surrados, etc. Enfim, não deixe nada parado ocupando espaço; 
- Sempre guarde os sapatos limpos e, se possível, em lugar afastado das roupas;

- Separe os sapatos por estilos e frequência de uso. Se sua sapateira for profunda, organize os pares colocando um pé na frente do outro – e não lado a lado. Isso irá deixar mais opções disponíveis visualmente;


Receita

Bolo de Rolinhos de Bananas
 Receita inspirada em uma antiguinha que Ana Maria Braga fez usando doce de leite e banana. A minha é mais simples, mas tão deliciosa e original quanto. As quantidades que vou descrever são para uma forma de bolo inglês. Se você fizer em assadeira maior é preciso dobrar ou triplicar a receita.

Comece untando bem uma forma com manteiga ou margarina sem sal e polvilhando uma misturinha feita com 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (café) de canela. Vai sobrar um pouco dessa mistura, guarde para usarmos no final.
Pegue fatias de pão de forma e  passe o rolo de macarrão para achatá-las. Não precisa tirar a casca. Usei umas 10 fatias.

Agora descasque bananas (usei nanica que é mais doce, mas pode ser a que você quiser. Usei umas 6 bananas. Gente desculpe as quantidades aproximadas é que realmente fiz na intuição e nem prestei muita atenção nos detalhes, mas o processo é assim: role a banana no açúcar com canela e enrole no pão achatado feito um rocambole. Se a banana for grande como a que eu usei, corte ao meio (depois enrole cada metade em 1 fatia de pão).  Corte o rolinho ao meio e vá arrumando na assadeira até preencher todo o espaço. 
Misture 1 ovo levemente batido, 250 ml de leite e 2 colheres (sopa) de açúcar. Jogue essa mistura por cima dos rolinhos de banana, polvilhe açúcar e canela e leve ao forno preaquecido em 180º. Fique de olho porque o pão queima fácil. Então quando secar o líquido desligue o forno.
No meu foram 55 minutos, mas esse tempo pode variar absurdamente de forno para forno. Acabei de converter meu forno para gás encanado e me parece que ele está mais fraco, mas ainda preciso fazer outros testes.
Espere 15 minutos para desenformar.

Sugestão: sirva quente com sorvete de creme. Fica muuuuuito bom! 


Passatempo