Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Aniversariantes


Convite

Aos amigos da AFFEMG, FUNDAFFEMG e FISCO

Saúde

Saiba como escolher o travesseiro ideal

O modelo certo garante qualidade ao sono e até livra você de dores nas costas

Um sono gostoso garante mais que o bom humor do dia seguinte: ajuda no bom funcionamento do organismo. A escolha do travesseiro certo tem tudo a ver com isso! Os muito baixos podem dar dor no pescoço; os muito altos, nas costas; os duros machucam sutilmente, provocando incômodos na cabeça que levam a outro problema: a interrupção rápida e frequente do sono, impedindo o descanso. Por outro lado, a falta do travesseiro resulta em desvios na coluna.

Na verdade, o correto é dormir com dois. "A posição ideal é deitar de lado, com um travesseiro debaixo da cabeça e outro entre as pernas", diz o neurologista Shigueo Yonekura. A fisioterapeuta Silvia Andrusaitis concorda e acrescenta que o essencial é não abrir mão do tipo que é mais confortável para você. Conheça os diferentes travesseiros e faça sua escolha para ter um sono tranquilo e reparador.

Para todos os gostos e bolsos
Os primeiros travesseiros eram feitos de pedra, no antigo Egito. Dói, só de pensar! Hoje, você pode apoiar a cabeça em peças produzidas com tecnologia de ponta. Que evolução!

Nasa
A espuma viscoelástica se molda ao corpo, mas nem todos se adaptam ao material, que demora uns cinco segundos para se estabilizar.

Pena de ganso
Confortável, só que cede ao peso da cabeça, formando um buraco que não acomoda bem a coluna e pode causar dor.

Natural de látex
Possui milhares de furos que formam canais internos de circulação de ar, proporcionando frescor. Vantagem: é lavável.

Fresh de espuma de poliuretano
Tem células abertas que garantem ventilação e o deixam numa temperatura abaixo da do corpo. É lavável.

Flocos de espuma
Mais barato, não é antialérgico e vai compactando conforme o uso. Deve ser trocado a cada dois anos (em vez de cinco).

Contour pillow
Tem formato anatômico, porém concebido a partir de um modelo padrão (que pode não servir para você).

Há um jeito certo de deitar (e muitos errados)


Certo
De lado, com os joelhos levemente dobrados e separados por um travesseiro fino, que faça o alinhamento da coluna. A cabeça fica apoiada em um travesseiro que preencha o espaço entre o ombro e o pescoço.

Errados
De bruços: Pode machucar a lombar e causar dor no pescoço.
De costas: Pode machucar a lombar e gerar dor na coluna.
Travesseiro muito baixo: Causa dor na nuca e no pescoço.
Travesseiro muito alto: Coluna desalinhada e dor na nuca.

Higiene
As embalagens trazem dicas sobre a higiene do produto. Confira algumas dicas de conservação para a maioria deles:

· Não o exponha ao sol. Em seu interior, há resíduos de pele, gordura e secreções da cabeça, e a elevação da temperatura faz aumentar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias que causam alergias.

· O jeito certo de secá-lo é à base de vento e luz indireta.

· Travesseiros montados (como os de molas) têm sua estrutura danificada quando lavados. Mesmo o modelo da Nasa (agência espacial americana), feito sobre um único bloco de espuma, não pode receber água porque suas células são muito fechadas e difíceis de secar.

(Fonte: M de Mulher)

Nutrição

Conheça os diferentes tipos de melão

(Fonte: Nutrição Saudável)

Agenda Cultural

Virada Cultural: destaques da programação



Entre os dias 30 e 31 de agosto, sábado e domingo, Belo Horizonte recebe a sua 2ª edição da Virada Cultural. Música, artes cênicas, filmes e esportes estão na programação que conta com mais de 460 atividades distribuídas em nove palcos e 53 espaços culturais. Vale lembrar que mais de 90% das atrações são gratuitas, sem troca prévia de ingressos e sem limitação de público. É só chegar e curtir a festa. 

Com exceção do Parque Municipal, que é fechado, os outros espaços não terão grades para controle de acesso, inclusive, a ideia é que o público circule por entre os palcos durante a noite e dia. As atrações serão apresentadas nas praças da Estação, Sete, Afonso Arinos e Liberdade, no Parque Municipal, nas ruas Guaicurus, Aarão Reis e Rio de Janeiro, na Savassi e no Sesc Palladium. Mas se você ainda não sabe o que aproveitar na Virada Cultural 2014, conheça as principais e mais curiosas atrações do evento:

O sambista Diogo Nogueira (foto) irá abrir a Virada Cultural, às 19h30, na Praça da Estação. Em seguida será a vez de Aline Calixto e Flávio Renegado. No mesmo palco, às 00h30, a banda Raimundos promete agitar os roqueiros de plantão. E quem decidir ficar na praça durante a madrugada, vai acordar com café da manhã gratuito às 8h do domingo (31). A artista plástica Thereza Portes servirá um belo café da manhã com quitutes preparados pelos alunos da Padaria Escola da PBH e espera seus convidados para um bom papo. Tudo bem no estilo casa de vó, só que em plena Praça da Estação. “O café mineiro será passado à moda tradicional por 20 pessoas convidadas a coar o café, simultaneamente, ao longo da mesa”, revela.

No Parque Municipal, a programação está bem mais leve em comparação a do ano passado. Marina Machado, Toquinho (foto), Tizumba e a Orquestra Sinfônica estão confirmados. O destaque fica para o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, que exibirá a trilogia O Poderoso Chefão, a partir das 21h de sábado (30). 

Ainda na região central de BH, no palco da Praça Sete, rua Carijós, entre Afonso Pena e Espírito Santo, os destaques da Virada são: o Coletivo A.N.A., às 19h, o grupo Brascubazz, às 01h, a banda Dibigode, às 4h30, o quinteto Zé da Guiomar, às 15h30, e o sambista Dudu Nicácio, às 19h do dia 31, encerrando a festa.

Novidade desta edição, o palco da Guaicurus terá o tema Cabaré com apresentações de pole dance de Naiara Beleza e Mariana Queiroz, às 22h. Às 2h, o cantor e compositor Tom Zé será a atração da Virada no palco que ainda receberá o bloco Baianas Ozadas (12h30) e Orquestra Mineira de Brega (17h).

Quem gosta de esportes não tem porque ficar frustrado. A Virada oferece ações como o 2º Campeonato Brasileiro de Bike Polo, no domingo, das 9h às 19h, na avenida dos Andradas, e o 3º Mundialito de Rolimã do Abacate, no domingo, das 12h às 19h, na avenida João Pinheiro.

(Fonte: Sou BH)

Mão na massa

Embalagem elegante

Com um molde redondo, papel colorido, cola e um laço, você pode criar uma bela embalagem de presente.


(Fonte: Decoração Criativa)

Receita


* É intolerante à lactose? Experimente congelar cubos de melão e pedaços de banana. Depois, acrescente o mel e bata tudo no liquidificador. Fica uma delícia! 

Curiosidade


O que causa as olheiras?

Esse problema está relacionado à concentração de melanina (proteína que dá pigmentação à pele e aos cabelos), à concentração de vasos sanguíneos e à espessura da pele na região. A hereditariedade é o principal motivo, mas fatores como alergias, uso de medicamentos, idade e sono podem piorar bastante a situação. A olheira diz respeito só ao escurecimento, e não ao inchaço. Ele pode ou não aparecer junto e é provocado por bolsas de gordura na área, retenção hídrica ou excesso de pele. Não há solução definitiva para acabar com as olheiras, mas elas podem ser amenizadas com cremes à base de substâncias clareadoras e tratamento com laser ou luz intensa pulsada, sob indicação de um dermatologista. Algumas opções caseiras também podem dar uma força, como compressas úmidas geladas ou com chá de camomila, massagem com óleo de amêndoas e aplicação de fatias de pepino.

Mau-olhado
A olheira tem origem genética, mas pode ser piorado por doenças e até pela falta de sono!

Vem de  Berço
A hereditariedade é a grande culpada. Os genes determinam a concentração de vasos sanguíneos, a espessura da pele da pálpebra (quanto mais fina, mais aparentes os vasos) e a quantidade de melanina no local. A concentração de vasos causa o escurecimento azulado; e o excesso de melanina, o escurecimento castanho

Complexo de Panda
Quanto mais pálido você for, mais os vasos sanguíneos transparecem. E não importa o motivo: a olheira acontece tanto em quem é branquinho por natureza como em quem está assim por motivos como anemia, cansaço, gravidez ou período pré-menstrual (em mulheres) e consumo de álcool em excesso

Doenças assombrosas 
Enfermidades de caráter alérgico, como asma, dermatite e rinite, causam coceiras perto dos olhos e também podem piorar o escurecimento da pálpebra. Medicamentos com efeito vasodilatador, como as pílulas anticoncepcionais, também tornam os vasos sanguíneos mais visíveis

Comportamento de Zumbi
Alguns hábitos pioram tudo: fumar compromete a oxigenação da pele e pode deixá-la ainda mais fina, enquanto tomar muito sol faz o corpo produzir mais melanina, escurecendo a epiderme. Varar a noite para estudar? Péssima ideia: dormir pouco leva à palidez e à dilatação dos vasos

A chance de ter olheiras aumenta com a idade, já que a pele se torna cada vez mais fina e a concentração de melanina aumenta

Consultoria Elisabete Dobao, professora de dermatologia sanitária da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e membro da Academia Europeia de Dermatologia, Denise Steiner, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Vidal Haddad Junior, professor de dermatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp

(Fonte: Mundo Estranho)

Passatempo