Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Nutrição

Quais as diferenças entre manteiga, margarina e creme vegetal?

“Como escolher? Me parecem ser todas iguais!”

No supermercado, estão juntas normalmente na mesma sessão – o que pode causar confusão. Além disso, as embalagens costumam ser muito semelhantes – o que faz com que as diferenças passem ainda mais despercebidas. Mas, sim, diferente do que muitos pensam, existem diferenças entre a manteiga, margarina e o creme vegetal. Cada um dos produtos tem uma quantidade e tipo de gordura diferente.

Para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, apresentamos no artigo de hoje as principais diferenças entre a margarina, a manteiga e o creme vegetal. Assim você saberá fazer a escolha correta na próxima vez que for ao supermercado. Confira abaixo!

Quais são as principais diferenças?

Manteiga:
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura. É um alimento com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e calorias, pelo que é recomendável em doses moderadas para desportistas ou pessoas que tenham um grande consumo energético. Atendendo às condições especiais de saúde, é possível consumir manteiga e ter uma dieta saudável e equilibrada, ela é de fácil digestão apesar do alto conteúdo de gordura. Não é recomendado o consumo a pessoas com colesterol elevado (hipercolesterolemia). Tipos de manteiga: existem manteigas com vários teores de gordura láctea também com e sem sal.

Margarina:
É um produto gorduroso em emulsão estável com leite ou seus constituintes ou derivados, e por óleo ou gordura vegetal, destinados à alimentação humana (sendo mais indicada para o uso culinário, no preparo de bolos e massas) com cheiro e sabor característico. Segunda a ANVISA o teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%. Qualquer produto identificado como “margarina” em seu rótulo ou no rótulo de produtos que a contém, contém leite ou algum de seus derivados, obrigatoriamente.
Atualmente ainda existem algumas margarinas com gordura trans, mas a maioria delas já não a apresenta mais em sua formulação (verifique no rótulo). Margarina feita à base de óleo de dendê não necessita de hidrogenação, sendo livre de gorduras trans.

Creme vegetal:
É preparado unicamente com gorduras vegetais, segundo a ANVISA tem o teor de gordura entre 42 e 68%, muito menor que as manteigas e margarinas. Se você quer ou necessita emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão ou utilizar na cozinha.


Qual é a mais saudável?

Manteiga:
Já existem versões indicadas para cada utilização, cozinha ou mesa, mas se a escolha é para um ou uma desportista, ou para quem queima muitas calorias e não tem restrições à utilização de manteiga ou leite, pode utilizá-la moderadamente devido aos altos teores de gordura saturada, calorias e possui colesterol.

Margarina:
É preparada com base em gordura vegetal, com um pouco de gordura láctea ou animal (até 3%), possui alto teor de calorias gordura insaturada e baixo teor de gordura saturada, zero de colesterol.

Creme vegetal:
É livre de gordura animal, é feito apenas com gorduras vegetais, tem baixo teor de calorias, gordura saturada, zero colesterol. É rico em ômega 3 e 6, vitaminas A e E, pode ser consumido sem problemas, pois possui gordura insaturada, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. Existem versões culinárias.

Quanto consumir por dia?

Manteiga:
Para quem não possui restrições devido ao colesterol ou leite pode consumir uma colher de sopa rasa por dia.

Margarina:
Para quem não possui restrições ao leite pode consumir uma colher de sopa rasa por dia.

Creme vegetal:
Pode-se consumir uma colher de sopa rasa por dia.

(Fonte: Guloso e Saudável)

Nenhum comentário:

Postar um comentário