A Páscoa em 10 países
1. Áustria
Em algumas regiões da Áustria, ovos verdes são dados na Maundy Thursday (Quinta-feira Sagrada). Há também o costume de tirar o conteúdo do interior de ovos de galinha furando a casca com uma agulha. Depois, eles são amarrados em árvores e arbustos. Os austríacos ainda criaram mais uma decoração especial na data: amarram plantas em volta dos ovos, e então os colocam para cozinhar. Depois do cozimento, as plantas são retiradas, deixando desenhos nos ovos.
2. Armênia
Durante a Quaresma, os armênios colocam vários tipos de grãos em um tabuleiro com algodão (como as crianças fazem com feijão no Brasil). Na Páscoa, os brotos servem para decorar a mesa da festa. Além disso, há a tradição de decorar cascas de ovos intactos com figuras cristãs, como a da Virgem Maria e outros temas religiosos. Para as crianças, o costume é fazer uma “guerra” de ovos antes de comê-los. Cada criança tenta quebrar a casca do ovo da outra usando seu próprio ovo.
3. China
O Ching-Ming é a festa chinesa que ocorre na mesma época da Páscoa. As pessoas visitam túmulos e deixam doces e comidas para agradar os ancestrais.
4. Eslovênia
Os eslavos decoram os ovos com enfeites de ouro e prata.
5. Estados Unidos
A tradição mais comum é, na manhã do dia de Páscoa, procurar ovos de chocolate escondidos na casa, no quintal ou até em praças públicas.
6. Grécia
Ovos vermelhos, simbolizando o sangue de Cristo, são oferecidos.
7. Rússia
Em 1885, o czar Alexandre III presenteou a czarina Maria Feodorovna com um ovo de ouro com pedras preciosas. Depois disso, o czar passou a encomendar um ovo por ano. Seu filho, Nicolau II, manteve a tradição dos ovos Fabergé, que hoje têm status de obra de arte.
8. Suécia
As crianças se vestem de bruxos na Quinta-Feira Santa ou na véspera da Páscoa, e batem na porta dos vizinhos deixando um cartão e esperando receber doces.
9. Polônia
Para a missa de domingo, cada família leva uma cesta com ovos cozidos e outros alimentos para ser abençoada. Depois, todos se reúnem para tomar o simbólico café da manhã. Há também troca de ovos de galinha decorados. Esses objetos, chamados de pisanki, são talismãs de boa sorte e simbolizam amor, fertilidade e fortuna.
10. Ucrânia
As pessoas presenteiam parentes e amigos com ovos coloridos. Diz a tradição que as crianças bem comportadas na noite anterior ao domingo ganham ovos coloridos e doces do coelho, que são deixados em um boné escondido.
(Fonte: Guia dos Curiosos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário