Sete coisas que você (talvez) não saiba sobre o Dia dos Namorados
1. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o "Dia dos Namorados" é chamado de "Dia de São Valentim", e é comemorado em 14 de fevereiro. No Brasil, a data foi mudada para 12 de junho — uma forma de estimular as compras nessa época.
2. A comemoração teria se originado na Roma antiga, em 498 d.C. O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
3. Por descumprir a ordem do imperador, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, muitos jovens jogavam bilhetes encorajadores em sua cela. Um deles veio de Astérias, filha cega de um carcereiro por quem Valentim se apaixonou. Ele, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

5. É bem provável, no entanto, que essa história toda seja apenas uma lenda. Em 1969, a Igreja Católica deixou de reconhecer São Valentim, por não haver provas de sua existência. A Igreja só chegou a reconhecer o santo, no ano 5 d.C., para se apoderar das extintas festas pagãs lupercais, iniciadas no dia 15 de fevereiro. A atenção dos fiéis era desviada para as comemorações de São Valentim.
6. Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

(Fonte: Guia dos Curiosos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário