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quarta-feira, 29 de maio de 2013

@contece na rede

Dicas para comprar pela internet com segurança

Comparar preços, checar dados do fornecedor e ficar atento às condições de entrega são algumas das recomendações

1- Não compre por impulso

As ofertas e descontos das lojas virtuais são atrativos, mas antes de oferecer seus dados e usar o cartão de crédito, é melhor analisar friamente se a compra é necessária.

2- Identifique o fornecedor

Procure no site informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone, e-mail. Tenha cuidado se o site exibir apenas um celular como forma de contato.
Quanto mais canais o fornecedor divulgar, mais segurança o cliente vai ter se precisar comunicar um problema.

3- Veja a opinião de outros consumidores

Busque referências sobre o fornecedor. Além de perguntar para amigos e familiares, você pode ver a opinião de outros consumidores nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui e Buscapé.

4- De olho na segurança eletrônica

Em uma compra online, o fornecedor pede uma série de dados pessoais do consumidor, como CPF e endereço para entrega, além do número do cartão de crédito.

Para ter certeza de que o site é confiável, somente finalize suas compras quando o endereço eletrônico estiver iniciado pela sigla "https" e exibir no navegador um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.

Evite fazer suas compras online em computadores públicos, como em lan houses e cybercafés, pois podem não estar protegidos de forma adequada.

Troque com frequência suas senhas e evite códigos óbvios e já usados em outros sites, como datas de aniversário, números de telefone e sequência simples como 123456 ou abcdef. O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres, alternando letras minúsculas, maiúsculas e números, recomenda o Procon-SP.

5- Verifique a confiabilidade do produto

Leia com atenção a descrição das características do produto antes de fechar a compra e compare com outras marcas.

6- Formas de pagamento

Observe as condições de pagamento e tenha clareza de quais opções têm juros inclusos. Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.

Se o produto comprado não for entregue e o fornecedor recusar o contato do consumidor, é possível cancelar a compra se o cartão de crédito foi usado como meio de pagamento. O cancelamento deve ser solicitado à administradora do cartão de crédito.

7- Atenção às condições da entrega

O prazo de entrega deve ser informado pelo fornecedor. Muitas vezes o custo do frete não está incluso no preço do produto e o consumidor deve ficar atento aos valores.

8 - Direito de arrependimento

Depois da entrega, o consumidor tem o direito de arrependimento de até sete dias úteis a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato. Neste caso, deve entrar em contato com o fornecedor e formalizar o pedido de cancelamento e devolução. Importante: o fornecedor não pode exigir que a embalagem do produto não tenha sido aberta.

9 - Pós-venda

Guarde os comprovantes de compra e exija nota fiscal quando receber o produto. Se tiver algum problema, o primeiro passo é procurar a empresa fornecedora. Caso a solução não seja encontrada, o segundo passo é procurar os órgãos de defesa do consumidor.


Fonte: Portal Estadão

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