Dicas para comprar pela internet com
segurança
Comparar
preços, checar dados do fornecedor e ficar atento às condições de entrega são
algumas das recomendações
1-
Não compre por impulso
As
ofertas e descontos das lojas virtuais são atrativos, mas antes de oferecer
seus dados e usar o cartão de crédito, é melhor analisar friamente se a compra
é necessária.
2-
Identifique o fornecedor
Procure
no site informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone, e-mail. Tenha
cuidado se o site exibir apenas um celular como forma de contato.
Quanto
mais canais o fornecedor divulgar, mais segurança o cliente vai ter se precisar
comunicar um problema.
3-
Veja a opinião de outros consumidores
Busque
referências sobre o fornecedor. Além de perguntar para amigos e familiares,
você pode ver a opinião de outros consumidores nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui
e Buscapé.
4-
De olho na segurança eletrônica
Em
uma compra online, o fornecedor pede uma série de dados pessoais do consumidor,
como CPF e endereço para entrega, além do número do cartão de crédito.
Para
ter certeza de que o site é confiável, somente finalize suas compras quando o
endereço eletrônico estiver iniciado pela sigla "https" e exibir no
navegador um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do
cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.
Evite
fazer suas compras online em computadores públicos, como em lan houses e
cybercafés, pois podem não estar protegidos de forma adequada.
Troque
com frequência suas senhas e evite códigos óbvios e já usados em outros sites,
como datas de aniversário, números de telefone e sequência simples como 123456
ou abcdef. O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres, alternando
letras minúsculas, maiúsculas e números, recomenda o Procon-SP.
5-
Verifique a confiabilidade do produto
Leia
com atenção a descrição das características do produto antes de fechar a compra
e compare com outras marcas.
6-
Formas de pagamento
Observe
as condições de pagamento e tenha clareza de quais opções têm juros inclusos.
Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou
conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.
Se
o produto comprado não for entregue e o fornecedor recusar o contato do
consumidor, é possível cancelar a compra se o cartão de crédito foi usado como
meio de pagamento. O cancelamento deve ser solicitado à administradora do
cartão de crédito.
7-
Atenção às condições da entrega
O
prazo de entrega deve ser informado pelo fornecedor. Muitas vezes o custo do
frete não está incluso no preço do produto e o consumidor deve ficar atento aos
valores.
8
- Direito de arrependimento
Depois
da entrega, o consumidor tem o direito de arrependimento de até sete dias úteis
a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato. Neste caso, deve
entrar em contato com o fornecedor e formalizar o pedido de cancelamento e
devolução. Importante: o fornecedor não
pode exigir que a embalagem do produto não tenha sido aberta.
9
- Pós-venda
Guarde
os comprovantes de compra e exija nota fiscal quando receber o produto. Se
tiver algum problema, o primeiro passo é procurar a empresa fornecedora. Caso a
solução não seja encontrada, o segundo passo é procurar os órgãos de defesa do
consumidor.
Fonte:
Portal Estadão
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