DICAS PARA O [BOM] USO DO CELULAR NO TRABALHO
Faz aproximadamente 15
anos que os telefones celulares começaram a se popularizar no Brasil. Antes
eram objetos de desejo raros e caros, ostentados por ricos. Depois viraram
acessórios básicos de todas as camadas da população. Conheço gente que diz [de
forma exagerada] que sair de casa sem celular é quase como sair nu… Todo esse
tempo fazendo parte da vida da população parece não ter sido suficiente para
ensinar a muitos usuários os limites do bom senso no uso desses aparelhinhos.
Você
já presenciou cenas patéticas, absurdas e até cômicas, envolvendo pessoas
falando ao celular no local de trabalho e em horário de expediente. Para melhor
orientar quem precisa, seguem algumas dicas práticas:
Se estiver participando de uma
reunião, ponha seu celular no modo ‘silencioso’ ou ‘vibrar’. Evite atendê-lo
durante a reunião fazendo contorcionismos com o corpo. O melhor é passar uma
SMS [Short Message Service ou torpedo] para informar que está em reunião. Se
for urgente e importante, peça licença e saia da sala para falar.
Evite, no trabalho, toques
extravagantes e em
volume alto. Atitudes como essas são
verdadeiros atentados terroristas contra sua imagem profissional. Toques mais neutros e em volume médio/baixo garantem que
você vai aparecer sim, mas pelas suas qualidades. Não pelo mau gosto ou pela
inconveniência.
Cuidado com a duração das
chamadas. Isso vale tanto para as chamadas pessoais, quanto para as
profissionais. Profissionais prolixos ao celular são mal vistos no trabalho.
Objetividade é a chave, pois gera custos menores e garante menos riscos de
haver quebra das regras de segurança da informação pelo vazamento de dados
sigilosos feito por gente tagarela com um celular colado à orelha.
Evite os exageros no falar,
gesticular e andar durante as chamadas. Como há pessoas espalhafatosas usando
seus celulares! Gritos, risadas, broncas, gestos largos e verdadeiras
caminhadas devem ser controladas – afinal de contas, você estará em seu
ambiente de trabalho e não no quintal de casa.
Cumpra o compromisso de
retornar as ligações. Isso demonstra que
você dá importância à pessoa que está do outro lado e que acreditou na sua
promessa. Deixar de ligar de volta poderá ser [mal] interpretado de várias
formas: deselegância, desorganização, desinteresse, dentre outros ‘des’.
Por último, se estiver falando pessoalmente com seu chefe,
um colega ou cliente e seu celular tocar, veja discretamente se dá para ligar
depois. Se sim, não atenda. Se for inadiável, peça licença e avise que
precisa atender. Não há nada mais desagradável do que alguém cortar a conversa,
pegando o celular para dizer alô, deixando a outra pessoa com cara de paisagem.
Em maior ou menor
grau, todos nós já cometemos algum deslize ao usar o celular. Que tal, então,
começarmos a semana sendo profissionais melhores no uso dessa
quase-extensão-do-corpo-humano?
Fonte: http://dropsdecarreira.com.br
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