Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

RH NOTICIAS - parte2





DICAS PARA O [BOM] USO DO CELULAR NO TRABALHO

Faz aproximadamente 15 anos que os telefones celulares começaram a se popularizar no Brasil. Antes eram objetos de desejo raros e caros, ostentados por ricos. Depois viraram acessórios básicos de todas as camadas da população. Conheço gente que diz [de forma exagerada] que sair de casa sem celular é quase como sair nu… Todo esse tempo fazendo parte da vida da população parece não ter sido suficiente para ensinar a muitos usuários os limites do bom senso no uso desses aparelhinhos.

Você já presenciou cenas patéticas, absurdas e até cômicas, envolvendo pessoas falando ao celular no local de trabalho e em horário de expediente. Para melhor orientar quem precisa, seguem algumas dicas práticas:

Se estiver participando de uma reunião, ponha seu celular no modo ‘silencioso’ ou ‘vibrar’. Evite atendê-lo durante a reunião fazendo contorcionismos com o corpo. O melhor é passar uma SMS [Short Message Service ou torpedo] para informar que está em reunião. Se for urgente e importante, peça licença e saia da sala para falar.

Evite, no trabalho, toques extravagantes e em volume alto. Atitudes como essas são verdadeiros atentados terroristas contra sua imagem profissional. Toques mais neutros e em volume médio/baixo garantem que você vai aparecer sim, mas pelas suas qualidades. Não pelo mau gosto ou pela inconveniência.

Cuidado com a duração das chamadas. Isso vale tanto para as chamadas pessoais, quanto para as profissionais. Profissionais prolixos ao celular são mal vistos no trabalho. Objetividade é a chave, pois gera custos menores e garante menos riscos de haver quebra das regras de segurança da informação pelo vazamento de dados sigilosos feito por gente tagarela com um celular colado à orelha.

Evite os exageros no falar, gesticular e andar durante as chamadas. Como há pessoas espalhafatosas usando seus celulares! Gritos, risadas, broncas, gestos largos e verdadeiras caminhadas devem ser controladas – afinal de contas, você estará em seu ambiente de trabalho e não no quintal de casa.

Cumpra o compromisso de retornar as ligações. Isso demonstra que você dá importância à pessoa que está do outro lado e que acreditou na sua promessa. Deixar de ligar de volta poderá ser [mal] interpretado de várias formas: deselegância, desorganização, desinteresse, dentre outros ‘des’.

Por último, se estiver falando pessoalmente com seu chefe, um colega ou cliente e seu celular tocar, veja discretamente se dá para ligar depois. Se sim, não atenda. Se for inadiável, peça licença e avise que precisa atender. Não há nada mais desagradável do que alguém cortar a conversa, pegando o celular para dizer alô, deixando a outra pessoa com cara de paisagem.

Em maior ou menor grau, todos nós já cometemos algum deslize ao usar o celular. Que tal, então, começarmos a semana sendo profissionais melhores no uso dessa quase-extensão-do-corpo-humano?

Fonte: http://dropsdecarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário