Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Saúde



Muitas pessoas reclamam da terrível preguiça que sentem logo nas primeiras horas do dia, mas saiba que é possível evitar e até mesmo tratar esse problema adquirindo um hábito simples e muito benéfico para a saúde, espreguiçar.

 
O que é espreguiçar?


Essa prática consiste em uma alongada do corpo envolvendo os músculos e todos os nervos. Veja abaixo os principais motivos pelos quais devemos aderir à prática de espreguiçar diariamente.


Benefícios de se espreguiçar:



1. Acorda o cérebro: Nada melhor que acordar e espreguiçar-se, alongando e esticando os membros, por vezes acompanhado por um bocejo. A circulação sanguínea é também ativada.


2. Dá mais prazer: O ato de espreguiçar faz libertar endorfinas através dos músculos, responsáveis pela sensação de bem-estar. A serotônina, também é libertada neste processo, que ajuda ativar a memória e a dar mais vitalidade ao corpo.


3. Afasta as dores de cabeça: o tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaléia tensional que, entre outras, pode ser causada pela tensão muscular. Por isso espreguiçar ajuda a afastar a dor, os músculos distendidos enviam informações para o cérebro relaxar.


4. Lubrifica as articulações: as nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar no seu bom funcionamento. O alongamento dos músculos é fundamental, portanto, espreguiçar é uma boa maneira de deixar as articulações em bom estado.


5. Deixa o corpo mais jovem: a partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade, por falta de alongamento. Os problemas de coluna e dos joelhos podem aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma boa forma de alongar e preservar a flexibilidade.

 
6. Reduz os riscos de lesões: Para fazer qualquer tipo de desporte, é fundamental começar por fazer alguns alongamentos de forma a evitar certos tipos de lesões. Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado de manhã e à noite.

 
7. Alivia a fibromialgia: Está cientificamente comprovado que, para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresenta uma condição de dor generalizada e crônica), espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário