Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Agenda Cultural

Festival Internacional de Teatro de Bonecos

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos está em sua 14ª edição e traz seis espetáculos internacionais e quatro nacionais. Neste ano, sua programação visa a maior diversidade possível de técnicas de manipulação para apresentar ao público o que há de mais tradicional e moderno no teatro de formas animadas. Os ingressos custam R$ 10 e R$5 a meia-entrada.

Confira algumas peças da programação:

L’Ecole des Ventriloques
Celeste, herói dessa louca aventura, surge do nada numa rua deserta. Tomado pelo pânico, ele foge e cai no jardim de uma escola pouco banal – a Escola de Ventríloquos. Depois de aterrissar de paraquedas nesse mundo paralelo, onde quem faz a lei são as marionetes, Celeste luta como um louco para encontrar seu caminho. Esse conto filosófico encanta e provoca medo, faz rir e se apresenta como um espelho que deforma as diversas facetas da nossa personalidade. Interroga o status do artista, do ator e, especialmente, do homem em sua busca por si mesmo, por um papel cada vez mais difícil de definir em uma sociedade manipulada por tecnologia. Um texto ritmado e feroz com uma linguagem que transgride todas as regras por meio da marionete: tudo é permitido nesse universo louco e lúdico.
(75 min, 14 anos)

Tropeço
“Tropeço” quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos, cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice, mostram-se a solidão e as pequenas ações rotineiras, porém, cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram. Toda a estrutura cênica foi concebida com simplicidade, de modo a valorizar os movimentos das personagens, pois todo o roteiro é compreendido através de suas ações e onomatopéias, sem a utilização de palavras.
(45 min, 12 anos)




Entre Janelas

Inspirado no livro “Uma Janela Entre dois Amigos”, do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu. Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre-corre. Um dia, o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook, ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com o novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de se reconectar com o velho amigo.
(45 min, Livre)





O Som das Cores
Baseado no livro “O Som das Cores”, do taiwanês Jimmy Liao, a Catibrum traz a história de Lúcia, uma adolescente que, aos 15 anos, perde a visão. Pensando que seu cachorro e companheiro, Tobias, havia fugido com seus olhos, Lúcia sai em busca dele. Lembrando as mais famosas fantasias literárias e cinematográficas, a jovem Lúcia se aventura no mundo do impossível: do subterrâneo das estações do metrô até o universo infinito de sua imaginação, ela terá de enfrentar todos os seus medos e inimigos.
(50 min, Livre)

Outras informações no site oficial do evento: Festival Internacional de Teatro de Bonecos

(FONTE: CCBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário