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quinta-feira, 3 de julho de 2014

Vi, gostei e compartilho

Thalia, secretária da presidência da AFFEMG, viu esta matéria no Jornal Minas Gerais, gostou e compartilhou com a gente, aqui no @contece! Ela fala sobre o início do funcionamento do segundo módulo da Delegacia Virtual, que promete facilitar a vida dos cidadãos em vários aspectos. 

Delegacia Virtual

Entrou em funcionamento o segundo módulo da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas. Agora os cidadãos podem fazer, pela internet, o registro de perda e extravio de documentos (CPF, identidade, título de eleitor, carteira de trabalho etc.) e de objetos pessoais (celular, relógio, equipamento eletrônico, animal, equipamento de trabalho, equipamento de comunicação etc.), sem precisar comparecer à delegacia ou aguardar a chegada da Polícia Militar para elaboração do boletim de ocorrência.

O novo serviço integra o sistema da Delegacia Virtual, que até o final do ano permitirá o registro online de outros tipos de ocorrência. O registro pode ser feito por cidadãos maiores de 18 anos e também por estrangeiros, que deverão fornecer o número do passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE). A Delegacia Virtual já está em funcionamento desde o dia 30 de abril para o registro de acidentes de trânsito sem vítimas. Até 18 de junho, esse módulo já havia registrado 3.838 ocorrências no Estado. Desse total, 1.478 foram em Belo Horizonte. As ocorrências podem ser registradas em www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.

RAPIDEZ - O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados gradativamente na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passa por uma triagem. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids) para impressão. O documento pode ser usado para o acionamento de seguradoras, no caso dos acidentes sem vítimas, bem como, a partir de agora, para comprovação de extravio de documentos, entre outros fins.

Uma equipe de 16 profissionais, entre policiais e analistas, trabalha em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos e também para tirar dúvidas dos cidadãos pelo telefone, que é divulgado na tela.

Os benefícios da Delegacia Virtual não se limitam à população. O Estado também ganha com a iniciativa.

Além de combater a subnotificação de registros, o serviço resulta em economia de insumos, energia e de materiais que são utilizados nas delegacias quando o registro é feito pessoalmente. A superintendente-adjunta Yukari Miyata destaca que os procedimentos vão liberar policiais militares para policiamento ostensivo e civis para produção de inquéritos, investigação e atendimento de registros de maior urgência.

(Fonte: Jornal Minas Gerais)

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