Lanches e petiscos: confira trocas alimentares para ter saúde e não engordar
Intercalar as principais refeições com pequenos lanches equilibra os níveis de insulina e ajuda a preservar a boa forma. Confira as melhores opções e aprenda como tirar proveito.
Misto-quente x Sanduíche de ricota com peito de peru
Misto-quente
Por que maneirar: Seu recheio, que reúne fatias de queijo prato ou mussarela e presunto, concentra boas porções de sódio, gordura saturada e calorias. Ou seja, trata-se de uma combinação de ingredientes bombástica, no mau sentido, para a saúde.
1 sanduíche tem 254 Kcal.
Sanduíche de ricota com peito de peru
Por que apostar: Ele aumenta o pique, graças ao carboidrato do pão e, ainda, oferece cálcio e proteína vindos da ricota e do peito de peru. E o melhor é que não soma muitas calorias e tem menor quantidade de gordura e sódio, quando comparado com o misto-quente.
1 sanduíche tem 167 Kcal.
Salgadinho x Castanha
Salgadinho
Por que maneirar: O nome denuncia seu pior defeito: o alimento é rico em sódio. O exagero nesse mineral prejudica a circulação sanguínea e isso pode propiciar um aumento no risco do acidente vascular cerebral.
2 xícaras de salgadinho de milho sabor queijo (25g) têm 125 Kcal.
Castanha
Por que apostar: Ela esbanja substâncias preciosas, como o zinco, que blinda nosso corpo contra gripes e resfriados. Também oferece cálcio e fósforo, uma dupla indispensável para a mineralização óssea. Sorte do esqueleto!
2 colheres de sopa de castanha de caju (25g) têm 143 Kcal.
Iogurte sabor frutas x Iogurte com geleia de frutas
Iogurte sabor frutas
Por que maneirar: Primeiro porque ele pode carregar até 30g de açúcar, o que não é nada bom para os dentes, porque a substância arrasa com o esmalte e detona cáries. Além disso, costuma apresentar corantes que são acusados de causar alergias.
1 pote médio (170g) tem 173 Kcal.
Iogurte com geleia de frutas
Por que apostar: A geleia de frutas dispõe de pigmentos que, além de darem cor ao alimento, protegem as nossas células. O iogurte natural, por sua vez, contém mais cálcio do que a versão de frutas: são 280 mg, contra 170 mg. Essa vantagem ajuda no fortalecimento do esqueleto.
1 pote de 170g + 1 colher de sobremesa de geleia têm 114 Kcal.
Coxinha x Empada
Coxinha
Por que maneirar: Esse salgado tipicamente brasileiro junta na massa a farinha de trigo, a batata e o leite. Já no seu recheio são indispensáveis o frango e o requeijão cremoso, além de temperos a gosto do freguês. Depois de preparada, ela é empanada em farinha de rosca e ovos e o gran finale é ir para a panela com óleo fumegante. Ora, uma receita assim, nem é preciso dizer, soma calorias de montão e gordura. E, dependendo da maneira como é feita a fritura, pode acumular compostos que levam a desarranjos intestinais.
1 unidade média (50g) tem 187 Kcal.
Empada
Por que apostar: Como ela não é frita, acaba com um pouco menos de gordura em comparação com a sua rival - são 5g em 1 unidade. E, no caso de uma recheada com palmito, os teores do mineral dos músculos, ou seja, de potássio, chegam a 125 mg, enquanto a coxinha oferece apenas 61.
1 unidade média de empada de palmito (50g) tem 117 Kcal.
Pão de batata x Pão de queijo
Pão de batata
Por que maneirar: Dois problemas aparecem aqui. O primeiro é que não existem porções pequeninas desse tipo de pão e, grandalhão assim, ele acaba mais calórico. O segundo é o queijo cremoso, ingrediente que quase sempre vai parar no seu recheio e está cheio de gordura saturada e de colesterol.
1 unidade (70g) tem 189 Kcal.
Pão de queijo
Por que apostar: Pequeno, o pão de queijo acumula menos calorias, porém é óbvio que a sugestão é parar no primeiro - é o suficiente para obter carboidratos e outros nutrientes perfeitos para espantar aquela canseira.
1 unidade (30g) tem 80 Kcal.
Pastel frito x Pastel assado
Pastel frito
Por que maneirar: Dependendo da forma de preparo, este alimento pode apresentar gordura trans. Essa substância dá as caras quando o óleo usado na fritura fica tempo demais sendo reutilizado. E mais um recado para quem não dispensa aquele pastel da feira: observe atentamente a gordura usada durante a fritura. Se estiver escurecida, avermelhada ou marrom e, além disso, cheia de resíduos no fundo do tacho, é indicativo de que está velha. O problema aí é que esses sinais apontam compostos químicos capazes de irritar a parede do intestino e levar à diarreia.
1 unidade média de pastel de carne (50g) tem 140 Kcal.
Pastel assado
Por que apostar: Aqui há economia de calorias e não há risco de se deparar com substâncias maléficas. Para incrementar ainda mais a receita, vale apostar na farinha integral, que contribui com fibras e favorece a digestão.
2 unidades pequenas de pastel de palmito (50g) têm 101 Kcal.
(Fonte: Revista Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário