Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Saúde

Tire suas dúvidas sobre a miopia

A miopia é uma das dificuldades de visão mais comuns que existem e já afeta 1 em cada 4 adultos em todo o mundo. Tire todas as suas dúvidas sobre este problema:

Perto e nítido, longe e embaçado


A miopia é um problema na formação da imagem que ocorre quando o olho é mais longo do que o normal. “É um tipo de erro refrativo no qual os raios de luz que entram no globo ocular focalizam-se antes de chegar à retina, que é parte posterior do globo ocular, onde se forma a imagem. Essa condição produz uma visão embaçada para longe”, explica o oftalmologista Marco Cezar Helena, do Hospital e Maternidade São Camilo. Para uma pessoa míope, objetos próximos são nítidos, mas os distantes, como o quadro-negro da sala de aula, um sinal de trânsito, ou um rosto do outro lado da rua, ficam embaçados e difíceis de distinguir.

Descoberta precoce


A idade ideal para se fazer o primeiro exame oftalmológico é aos seis meses de vida, quando já é possível detectar erros refrativos, ou miopias muito acentuadas. Mas, em geral, a doença é descoberta na idade escolar, quando a criança inicia o processo de alfabetização e manifesta dificuldade para enxergar o quadro-negro.

Nem sempre o problema é percebido


O sintoma que mais é relatado e com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes, enquanto a visão de perto é preservada. Geralmente, nos primeiros estágios do problema, o indivíduo, criança ou adulto, não se dá conta da perda de visão. No entanto, nos casos mais severos, os sinais são evidentes, pois para poder enxergar a pessoa tem de se aproximar muito do objeto. Outros sinais como o pestanejar constante, dores de cabeça e tensão ocular podem ser indícios de miopia. Porém apenas os exames feitos por um profissional especializado podem comprovar o fato.

Lentes ou óculos?

Os óculos não oferecem qualquer risco à saúde ocular. Podem, no entanto, causar desconforto por distorcerem a imagem periférica ou por questões estéticas. As lentes de contato, em geral, oferecem melhor qualidade de visão na correção da miopia moderada ou alta, mas aumentam significantemente o risco de infecção ocular e suas possíveis sequelas. Por isso, é fundamental que o paciente converse e se informe junto ao seu médico antes de optar pelo uso de lentes.


(Fonte: Viva Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário